Se o trabalhador Mariliense precisar de ônibus do transporte coletivo para se locomover até ao trabalho com horário pontual, terá que optar por um transporte alternativo.

A AMTU, (Associação Mariliense de Transporte Urbano) informou através de uma nota publicada em seu site que as linhas de ônibus passarão a circular com horário reduzido a partir desta segunda feira, amanhã (18), quando entra em vigor  os decretos municipal e estadual sobre a reclassificação, onde Marília foi rebaixada para a fase vermelha.

Conforme inúmeras matérias já publicadas pelo JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA, é grande a quantidade de passageiros que acionam nossa redação para registra sua reclamação. Falta de ônibus, extinção de linhas, falta de álcool gel e excesso de passageiros provocando aglomeração são apenas algumas delas.

Pelo decreto que colocou Marília na fase vermelha devido aos números totalmente negativos, apenas Lojas do comércio, escritórios, galerias e shoppings deverão permanecer com suas portas fechadas, porém isto não impede que a mesma mantenha seus funcionários em trabalhos internos ou no atendimento via WhattsApp para atendimentos delivery, como já ocorreu anteriormente, ou seja, muita gente irá sim trabalhar para não perder o dia de serviço.

Por um outro lado, nesta fase, estarão em funcionamento normal na cidade os serviços considerados essenciais como saúde, supermercados, açougues e varejões, postos de gasolina, entre outros. Este tipo de comércio contem uma grande concentração na área central da cidade. A pergunta que fica é justamente esta; “como ficarão também os funcionários destes estabelecimentos que dependem do transporte coletivo ? “.

Desde o inicio da pandemia as empresas reduziram seus horários e acabaram por unificar algumas linhas alegando prejuízos no setor em função do baixo fluxo de passageiros. Após as restrições, onde o comércio passou a funcionar até 10 horas por dia, a situação não voltou ao normal e as mesmas mantiveram os mesmos horários com seus ônibus todos guardados em suas respectivas garagens.

Isto tudo ocorre sem qualquer manifestação ou ação da administração municipal que somente na semana que passou colocou alguns fiscais no interior do terminal urbano, após reiteradas matérias deste Jornal e outros veículos de comunicação.

Na nota simples postada em seu site, o usuário é convidado a dar um click para acessar os novos horários disponibilizados. por incrível que pareça, dependendo da linha, o passageiro terá que esperar de 50 minutos até duas horas no ponto de ônibus, o que inviabiliza a que cumpre horário de trabalho. Nossa reportagem pesquisou as duas linhas mais utilizadas pelos trabalhadores durante a semana. Confira ;

Verificamos outras linhas e nos impressionou o enxugamento no numero de linhas disponíveis. Com as que sobraram foi possível constatar que, por exemplo a linha do bairro Novo Horizonte a saída do Terminal Urbano chega a ter intervalos de cerca de duas horas de segunda a sexta-feira e aos domingos apenas dois horários (às 7h23 e 17h56), já a do Jardim Bandeirantes consta um intervalo de pelo menos uma hora em dias da semana.

A linha Nova Marília 2º Grupo, foi a menos afetada, pois, atende vários bairros da zona sul em sua nova estratégia de trajeto e por ser  umas das linhas com maior fluxo de passageiros continua com maior oferta de ônibus, com horários variando de 20 a 30 minutos. Convém informar que antes, o intervalo máximo era de 10 minutos.

São Bernardo oferece vans por aplicativo para transporte de passageiros -  03/12/2020 - São Paulo - Agora
São Bernardo do Campo oferece vans por aplicativo.

Como se vê, mais uma vez sem qualquer esboço de reação da administração municipal ou câmara de vereadores em defesa dos usuários as empresas literalmente deitam e rolam e impõe livremente suas regras sem se importar com o pobre trabalhador mariliense. Pior de tudo é viver uma expectativa de reajuste no preço da passagem que poderá variar de R$ 4,50 à R$ 6,25 ( preço solicitado pelas mesmas ).

Nos bastidores, já se discutem a legalização do transporte coletivo realizado de forma alternativa por vans devidamente credenciadas. Este tipo de transporte já é adotada em algumas cidades de médio e grande porte para suprir a deficiência do transporte em algumas regiões. Resta agora aguardar os próximos capítulos da novela. Enquanto isso, o usuário do transporte coletivo terá que realmente se virar nos 30, nos 60 ou até mais, dependendo do bairro aonde reside.

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