Mais uma ação heroica que muitas vezes passa desapercebida por boa parte da população que só visualiza a policia militar em ações de combate a violência e manutenção da segurança.

O chamado vôo pela vida, comumente realizado pela Policia Militar sem os tradicionais holofotes objetiva oferecer segurança máxima no transporte de órgãos para salvamento de vidas.

Na tarde de ontem, sexta feira ( 28 ), por volta das 14:00 horas equipes da Policia Militar do 9º BPM/i em conjunto com o GAOC ( Grupo de APoio e Orientação à Cidadania ) realizaram a escolta de órgãos humanos da Santa Casa de Marília até o aeroporto local.

Segundo informações da Comunicação Social da própria Policia Militar, uma equipe médica do INCOR desembarcou na cidade com destino a unidade hospitalar objetivando realizar o procedimento de coleta de coração e outros órgãos humanos que seriam destinados a um paciente na capital paulista.

A operação demorou poucos minutos e a ação assim exigia, mas, contou com a necessária escolta da Policia Militar no foco maior pelo salvamento de vidas. A operação foi realizada com sucesso até a chegada no Aeroporto Estadual de Marília Frank Miloye Milenkovich, onde um jato já estava a espera para efetuar o transporte.

Os órgãos seguiram para o INCOR, onde um dos pacientes já aguardava para receber o transplante. Normalmente o nome dos pacientes não são divulgados.

 
Enquanto milhares de pessoas aguardam por órgãos nas filas de transplante, 60% dos corações e dos pulmões destinados à doação acabam no lixo. Um dos motivos para isso é o tempo limitado de conservação dos tecidos: os rins, mais resistentes, aguentam até 36 horas. Pâncreas, fígado e intestino não podem ficar mais de 12 horas no regime hipotérmico. Coração e pulmão, se não transplantados em quatro horas, perdem a serventia. Se apenas metade desses órgãos descartados chegasse aos receptores, a estimativa é que as listas de espera acabariam em, no máximo, três anos.

CONFIRA AS IMAGENS GENTILMENTE CEDIDAS PELA COMUNICAÇÃO SOCIAL DA POLICIA MILITAR DO ESTADO DE SÃO PAULO ( 9º BPM/i ) COM O ÁUDIO DE AGRADECIMENTO DA EQUIPE INCOR.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.