A classe trabalhadora residente na zona norte, leste e parte da zona oeste amanheceu sem ônibus na manhã desta terça feira. Por volta das 4H da madrugada, foi realizada uma assembleia com a presença de representantes do sindicato da categoria e os motoristas que por unanimidade resolveram entrar em estado de greve até que uma solução seja apresentada pela empresa.

Nossa reportagem apurou que a empresa Grande Marilia, vem apresentando atrasos em seus compromissos trabalhistas desde o mês de novembro, seja com a fragmentação dos salários ou dos vales. Segundo os trabalhadores, no mês de janeiro a empresa efetuou apenas 30% do pagamento + cesta básica e ticket, faltando os outros 70%, onde a empresa não deu sequer previsão para o pagamento.

Ficaram sem transporte coletivo nesta manhã os trabalhadores residentes nos bairros da zona norte, zona leste e parte da zona oeste. Segundo quatro usuárias diárias do meio transporte, não houve nenhum comunicado a respeito do assunto no interior dos ônibus, pegando a todos de surpresa.

Curiosamente já existia uma reunião previamente agendada para a próxima sexta feira envolvendo os membro do SAF ( Sistema Auxiliar de Transporte Coletivo ), representantes da Emdurb e das empresas para se decidir sobre o pedido de reajuste, solicitado pelas elevando o preço das passagens de R$ 3.80 para R$ 6,25.

Após a repercussão nas redes sociais, a empresa divulgou uma nota responsabilizando a prefeitura municipal pela situação. Segundo eles, faltou um apoio maior da administração e um subsídio para viabilizar o funcionamento normal da empresa neste período de pandemia. Ainda segundo a nota, e, sobre o atraso no pagamento dos funcionários, não há possibilidade nenhuma no momento de realizar a quitação por falta de dinheiro em caixa.

Em contato com o presidente do sindicato que representa a categoria e está a frente das negociações, Aparecido dos Santos, o mesmo nos antecipou que no dia de hoje estará reunido com o depto jurídico para de forma legal deflagrar a greve de de forma oficial, ou se, os trabalhadores saem do estado de greve e paralisam suas atividades até uma nova proposta da empresa que venha de encontro as necessidades dos mesmos.

” É impossível aceitar que a empresa não tenha dinheiro para pagar os funcionários. Está na cara que isso já é jogada politica para conseguir o aumento que poderá vir daqui a uns 15 a 20 vinte dias ainda. E os motoristas que dependem deste dinheiro passando por necessidade, devendo aluguel, atrasando contas, etc…, terão que esperar até lá ??? E quem depende do transporte coletivo como irá ficar ??? Se não houver o pagamento, nós iremos sim deflagrar a greve, infelizmente”, concluiu.

É importante salientar que, apenas os ônibus da empresa Grande Marília não estão circulando. A empresa Sorriso de Marília, conseguiu efetivar um acordo como seus funcionários parcelando em 3 pagamentos durante o mês o valor do salário. Em assim sendo, os mesmos decidiram não participar da mobilização pelo menos por enquanto.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.