Se já estava ruim, ficou pior ainda. A Prefeitura de Marília por meio de publicação no Diário Oficial desta quinta-feira, 07 de janeiro de 2021, declarou revogado o processo de concessão do transporte coletivo responsável por ligar o município e os distritos de Rosália, Avencas e Amadeu Amaral.

A justificativa para suspender o processo se deve ao fato que mesmo depois de ter prorrogado o prazo da licitação e do recebimento de propostas, não houve interessados no objeto da concessão, considerando a licitação como “deserta”.

No final de novembro de 2020, O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA já havia publicado que em tentativa anterior de concessão não houve também interessados com nova sessão marcada para 06 de janeiro de 2021.

No dia 09 de outubro de 2020, a prefeitura  nomeou a Comissão  Especial de Licitação que iria analisar e julgar o procedimento licitatório. Na ocasião, a tarifa entre os distritos e Marília custava R$ 5,75.

Em junho de 2019 a Princesa do Norte, alegando prejuízos com a operação das linhas, ameaçou não renovar o contrato.

Entre 2014 e 2019 o valor de tarifa praticado era R$ 4,25 e a alteração para R$ 5,75 foi a forma de manter a continuidade do serviço. No entanto, o preço estabelecido em contrato era de R$ 6,25. O município tentou repassar as linhas para outras empresas, mas sem sucesso.

A demanda é baixa, os ônibus com capacidade para 60 pessoas têm transportado cerca de oito pessoas no trecho de Avencas e aproximadamente 20 no caminho de Rosália. Estes números, antes da pandemia, eram de 30 a 35 passageiros em cada veículo.

Com isso, os poucos passageiros que necessitavam do transporte para se deslocar até a cidade por motivo de trabalho, terão agora que, literalmente “se virar”, seja “rachando a uber” ou de carona.

Pelo menos é o que se tem para hoje. A administração municipal não divulgou nenhuma nota informando se irá ou não municipalizar o transporte entre os distritos implantando por exemplo o transporte por vans ou, se nada irá fazer deixando os trabalhadores “a Deus dará”.

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