Autor de clássicos como Apartamento 37 e O Último Julgamento, músico inovou ao usar guitarras e teclados na então chamada música caipira

O cantor e compositor Léo Canhoto, da dupla com Robertinho, morreu na madrugada deste sábado (25/7), aos 84 anos. O músico estava internado havia três semanas com uma pneumonia e não resistiu após sofrer três paradas cardíacas.

A informação foi confirmada por Dino Santos, com quem Léo Canhoto estava tocando nos últimos dois anos. “Ele foi um revolucionário. Deixou um trabalho fenomenal. E vamos continuar levantando essa bandeira”, disse o parceiro musical do veterano.

Famosos nas décadas de 1970 e 1980, a dupla Léo Canhoto & Robertinho é conhecida por dar nova cara para a chamada música caipira, inaugurando o uso de guitarras, teclados e instrumental eletrônico no sertanejo.

Cantor, compositor e produtor, Leo Canhoto ganhou o apelido por uma característica física. Ele era conhecido por inverter as cordas do violão para tocar o instrumento.

Leonildo Sanches de Carvalho nasceu em Anhumas, interior de São Paulo, em 27 de abril de 1936, mas, cresceu no Paraná. Fez seu nome na música sertaneja ao lado do colega Robertinho. A dupla marcou o sertanejo por quebrar o tradicionalismo caipira vigente na época, usando longos cabelos, roupas extravagantes e muitas jóias. Por causa disto receberam o apelido de “os hippies do sertanejo”. Eles também foram os primeiros do gênero a utilizarem instrumentos eletrônicos, como guitarras, em suas músicas.

A dupla gravou 28 discos e participou de diversos programas de televisão. Em 1969, graças ao sucesso de Apartamento 37, tornaram-se os primeiros sertanejos a ganharem um Disco de Ouro. Mas o maior sucesso da dupla foi a canção Último Julgamento.

No auge da fama, a dupla estrelou o filme Chumbo Quente (1978), dirigido por Clery Cunha. O roteiro do filme foi escrito pelo próprio Léo Canhoto.

Fez parte de outras formações musicais e se destacou como compositor na década de 1960, antes de conhecer Robertinho, em Goiás. No fim da década, gravaram o primeiro disco e três anos depois, em 1972, se tornaram a primeira dupla sertaneja a ganhar um disco de ouro, devido ao sucesso de Apartamento 37.

Chegou a atuar em carreira solo entre 1983 e 1989, quando retomou a dupla com Robertinho. Leo Canhoto gravou mais de 30 discos e dois DVDs. Também era conhecido como o sertanejo “mais rockeiro” do Brasil.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.