A cidade símbolo de amor e liberdade, apesar de estar na faixa amarela do Plano São Paulo de flexibilização, contabilizou mais mortes por coronavírus. Mais duas vítimas o que fez com que Marília registrasse, em uma semana, o aumento de 26% no número de mortes pela Covid-19. O total saltou de 30 na sexta-feira (dia 4) da semana passada para 38 hoje (dia 11) conforme os dados da Secretaria Municipal da Saúde.

Em comparação com outras cidades da região – sedes regionais – a pandemia aponta estar em momento bem diferente na charmosa Marília. Em Bauru, por exemplo, foram dez novos óbitos no mesmo intervalo: passou de 146 para 156, um crescimento de 6,84%.

Ribeirão Preto, que viveu um período crítico nos meses anteriores, avançou de 599 óbitos para 629, ou seja 30 casos a mais (um acréscimo de 5%). Já São José do Rio Preto bateu nesta quinta a marca de 501 mortes. Há uma semana eram 459, ou seja, 42 a menos. O crescimento foi de 9,15%.

A comparação também mostra que a evolução de Marília, em pontos percentuais, foi bem mais agressiva que a de Presidente Prudente, cidade que tinha 98 mortes no dia 4 de setembro e neste dia 10 passou para 102, alta de 4%. Hoje pela manhã, o governo de Estado de São Paulo divulgou os resultados parciais dos últimos sete dias, referente ao desempenho das regiões e manteve a cidade na “fase 3 – amarela” do Plano São Paulo, mas poderá receber alerta do gabinete de crise do governo do Estado.

Vale lembrar que esse indicador vermelho (evolução no número de óbitos) pode atrapalhar os planos da região de avançar à “fase 4 – verde” nas próximas reclassificações e até motivar retrocesso.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.