Que Marília recebeu em 2019 o certificado de Município de Interesse Turístico (MIT), em cerimônia realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo do Estado de São Paulo, é fato, mas diante desse grande potencial o que se pergunta é: Por que museus estão fechados, centro cultural abandonado e nenhum política para o desenvolvimento do turismo da cidade foi aplicada?

Junto com outras 42 cidades também certificadas, Marília que é destaque no Centro Oeste Paulista e famosa pelas indústrias alimentícias e universidades com nota máximas no MEC, ainda não mostrou seu enorme potencial turístico para o mundo, mesmo uma rede hoteleira moderna e pontos para exploração de turismo de aventura, rural, hospitalar entre outras potencialidades.

O Estudo do Conselho para o Desenvolvimento Estratégico de Marília (CODEM) apresentado aos candidatos à Prefeitura de Marília foi elaborado também com o objetivo de criar proposições, com base nos desafios e oportunidades, apontados pela sociedade civil, para o desenvolvimento da cidade em médio e longo prazo.

Segundo Gilberto Rossi Jr, coordenador do Grupo Turismo, o selo MIT será muito importante. “Marília e todas as 43 cidades que receberam essa qualificação sabem a responsabilidade que possuem à frente da atividade de desenvolver o turismo e a cultura e destinar ações para potencializar o turismo, que é aumentar o fluxo de pessoas na cidade para permitir a geração de empregos e de renda. Por isso, abrir museus, bibliotecas e explorar recursos naturais e rurais da cidade é o nosso objetivo”.

Vale lembrar que Marília está oficializada como MIT desde o último dia 5 de fevereiro, após projeto ser aprovado em sessão extraordinária da Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo), possibilitando o recebimento de recursos de R$ 700 mil para aplicação em projetos de infraestrutura turística e pelo que parece, o trabalho vai ficar para o próximo prefeito.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.