Salvador e Cuiabá foram as primeiras capitais a interromper a vacinação contra o novo coronavírus, nesta terça-feira (16). Nos dois casos, a suspensão foi na primeira dose. A segunda dose está assegurada para quem já recebeu a primeira dose.

Caso o governo federal não agilize, já nesta semana todo o planejamento feito para a aplicação das vacinas poderá ir por água abaixo. Isto inclui também a cidade de Marília que depende da remessa de lotes do governo estadual e também federal. A falta de doses de vacina contra o Covid-19 tem levado capitais brasileiras a suspender a imunização da população, ou a anunciar a paralisação para os próximos dias.

Salvador e Cuiabá foram as primeiras capitais a interromper a vacinação contra o novo coronavírus, nesta terça-feira (16). Nos dois casos, a suspensão foi na primeira dose. A segunda dose está assegurada para quem já recebeu a primeira dose, seguindo recomendação do Ministério da Saúde.

A cidade do Rio informou que deixará de vacinar a partir desta quarta feira (17). A prefeitura de Curitiba anunciou que a campanha de vacinação segue até sexta feira ( 19) na cidade. Em Florianópolis e em Fortaleza, as doses também estão acabando (veja lista abaixo).

Nesta quarta (17), governadores cobrarão o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre a necessidade de um calendário que assegure a entrega de vacinas aos estados.

Veja locais onde a vacinação foi suspensa e onde os estoques estão baixos — Foto: Arte-G1

Entidades representativas também protestaram. A Confederação Nacional de Municícipios (CNM) pediu a demissão de Pazuello em razão da suspensão da vacinação em cidades brasileiras. A Frente Nacional de Prefeitos questionou o Ministério da Saúde sobre a necessidade de um cronograma de imunização.

Questionado sobre as declarações das entidades, o Ministério da Saúde disse que tem trabalhado, junto com seus “dirigentes e corpo técnico”, “diuturnamente para dar a melhor resposta à sociedade”.

Resultado de imagem para IMAGEM DE Capitais começam a suspender vacinação por falta de doses; veja lista

Capitais que suspenderam a vacinação ou que têm data para suspender:

  • Cuiabá: suspendeu a primeira dose nesta terça (16). Segunda dose está assegurada para quem já recebeu a primeira dose.
  • Salvador: suspendeu a primeira dose nesta terça (16). Segunda dose está assegurada para quem já recebeu a primeira dose.
  • Rio de Janeiro: suspenderá a primeira dose hoje, quarta (17). Segunda dose está assegurada para quem já recebeu a primeira dose.
  • Porto Alegre: deve suspender a vacinação amanhã, quinta (18). Segunda dose está assegurada para quem já recebeu a primeira dose.

Capitais que informaram ter poucas doses de vacina:

  • Curitiba: informou que suspenderá na sexta feira (19), caso não  venha a receber novas doses.
  • Florianópolis: informou que a vacina acabará nos próximos dias.
  • Fortaleza: pelo ritmo de vacinação, estoques para a primeira dose acabarão em 4 dias. De acordo com a secretária municipal de saúde da capital, a cidade tinha 11 mil doses de vacina disponíveis na quarta-feira.

Nossa reportagem tentou um contato com a secretaria municipal de saúde de Marília para saber a real situação da cidade no que diz respeito a quantidade de vacinas ainda disponíveis, mas, até o momento, não obtivemos resultado. O espaço está aberto para manifestação.

DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DO G1.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.