Saiba como funciona a nova opção do PIX Parcelado, liberado pelo Banco Central

Um dos avanços que mais deu certo entre os meios de pagamento do País diz respeito as transações financeiras via PIX, que desde que foi liberado caiu nas graças dos brasileiros.

Após cair rapidamente no gosto dos brasileiros o Banco Central (BC) vem tratando de modernizar e aprimorar cada vez mais as funcionalidades do sistema.

Dentre os aprimoramentos do PIX, uma novidade divulgada pelo BC diz respeito ao PIX Parcelado, opção liberada para alguns bancos e fintechs que permite aos usuários parcelarem os pagamentos via PIX.

O que é o PIX parcelado

O PIX parcelado é destinado aos consumidores que querem realizar um pagamento instantâneo, mas que não possuem dinheiro em conta para realizar a transferência.

De forma prática, no momento em que o cidadão for transferir determinada quantia para uma pessoa, essa pessoa solicita o dinheiro “emprestado” para o banco e escolhe em quantas parcelas vai querer pagar o saldo devedor.

Esse parcelamento terá juros por se tratar de uma espécie de empréstimo e o consumidor terá a possibilidade de parcelar esse PIX em até 24 vezes. Vale lembrar que quem estiver recebendo o PIX receberá o valor em sua integralidade, onde, os juros serão arcados por quem enviou o montante e contratou a modalidade de PIX parcelado.

A nova função deverá ter regras mais claras definidas muito em breve pelo Banco Central, contudo, o uso da ferramenta já está sendo disponibilizado pelo SantanderPicPay e Mercado Pago.

Condições do PIX Parcelado pelo Santander

No caso do banco Santander, o PIX Parcelado ganhou o novo de Divida o seu PIX. A opção está disponibilizada através do aplicativo do banco e conta com as seguintes condições:

  • Valor mínimo o PIX parcelado de R$ 100 e máximo a depender de cada cliente;
  • Parcelamento em até 24 vezes para pagar;
  • Taxa de juros que partem de 2,09%
  • Possibilidade liberada para pessoas físicas e jurídicas.

Condições do PIX Parcelado pelo PicPay

O PIX Parcelado também está disponível pela carteira digital PicPay, a nova função terá as seguintes condições:

  • Utilização do limite do cartão de crédito para realização do PIX;
  • Parcelamento da transferência em até 12 vezes;
  • Para solicitar a função o cliente precisa digitar o valor, desabilitar o saldo como forma de pagamento e selecionar ou adicionar o cartão de crédito para parcelar o PIX.

Condições do PIX parcelado pelo Mercado Pago

A carteira digital do Mercado Pago, ligada ao Mercado livre também já oferece o sistema do PIX Parcelado. A novidade pode ser utilizada por quem busca uma linha de crédito pré-aprovado na instituição. Confira as condições:

  • Possibilidade de parcelar as compras em até 12 vezes;
  • Valor mínimo para utilização do serviço de R$ 15;
  • Os interessados precisam selecionar como forma de pagamento o QR PIX, seja para compras pela internet ou compras físicas de vendedores que possuem a maquinha de cartão do mercado pago.

Nota! O consumidor precisa estar ciente que, enquanto utiliza o cartão de crédito para parcelar o PIX, o mesmo só arca com os juros se não pagar a fatura em dia. Já no caso do PIX parcelado haverá incidência de taxas.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.