Existe um fator de normalidade na perda dos fios, mas é importante estar atento aos fatores externos

Independente da raça, todos os cachorros soltam pelos. Alguns mais e outros menos, mas algumas doenças podem contribuir com a queda. Soltar pelos é uma forma dos cachorros eliminarem os fios danificados e deixar que novos cresçam no lugar.

Saiba que o pelo do cão passa por fases de crescimento e a duração dessas fases determina o quão frequente o cachorro vai soltar pelo. Mas, por que alguns cães soltam menos do que outros? Esses são aqueles em que a pelagem tem uma fase maior de crescimento, transição e repouso e consequentemente uma fase menor de queda.


Queda de pelo em cachorros: Causas

  • Alergias
    As alergias são uma causa frequente de perda de pelos em cães. Isso ocorre devido a gatilhos ambientais, como pólen, bolores e ácaros, ou devido a gatilhos parasitas como pulgas ou ácaros. Alergias alimentares são outra causa possível de perda. Assim, os sintomas típicos de uma reação alérgica adversa incluem coceira, resultando em excesso de arranhões, mordidas e, é claro, perda de pelo. Sendo assim, no caso de alergias a pulgas, recomenda-se que os cães tomem preventivos contra pulgas como forma de minimizar as ameaças de uma infestação.
  • Infecção ou Infestação
    Uma infestação de parasitas como pulgas, carrapatos e ácaros é outra fonte de alopécia canina. Desse modo, juntamente com a perda de pelos ao redor das orelhas, olhos, abdômen e peito, os sinais de que seu cão pode ter ácaros ou pulgas/carrapatos incluem inflamação, coceira e vermelhidão.
    Infecções bacterianas ou fúngicas, como no caso da micose (que na verdade é um fungo), também podem ser atribuídas à queda de pelo em cachorros. Os sintomas da micose incluem perda de pelo circular ou irregular, inflamação e crostas infectadas.
    Síndrome de Cushing
    O hiperadrenocorticismo, também conhecido como doença de Cushing, é uma condição causada pela exposição prolongada do tecido do corpo a níveis excessivos do hormônio cortisol.
    Os sintomas da doença de Cushing incluem perda de pelo, escurecimento da pele e desenvolvimento de abdômen com barriga de pote.
    A doença de Cushing geralmente ocorre em cães de meia-idade a idosos, embora também possa afetar cães que usam corticosteróides.
  • Genética
    Existem algumas raças de cães que são mais propensas geneticamente à calvície do que outras. Primeiro, existem os cães sem pelos que foram criados para esse atributo. Outras raças de cães, como o Doberman Pinscher, Dachshund, Chihuahua, Galgo Italiano e Whippet, às vezes sofrem de calvície irregular ou padrão na orelha externa, peito, costas, coxa ou parte inferior do pescoço.
  • Perda de pelo sazonal
    Os cães geralmente perdem o pelo do inverno à primavera e então para o verão ganham uma pelagem mais leve e curta. No outono o ciclo é revertido, já que o cão perde a pelagem curta e leve do verão para ganhar uma que proteja mais para os meses de frio intenso do inverno.

  • Mas a mudança é mais óbvia em cães que possuem uma dupla pelagem, ou em outras palavra,s um sub-pelo denso, como os da raça Collie. Essas raças não só tem pelo longo e protetor por cima, como um subpelo fino e isolante. O que fazer com a queda de pelo em cachorros?

  • Uma das atitudes mais importantes que você pode fazer é manter sempre uma pelagem saudável, incluindo uma higiene adequada e escovação, assim como uma dieta saudável.

  • A frequência vai ser determinada de acordo com o tipo de pelo que o seu cão tem, assim como o tipo de escova. Escovar o pelo do seu cachorro remove o pelo que já está solto, evitando que ele caia no ambiente ou crie nós.

  • Fora isso, é um tempo que você dedica exclusivamente para o seu cão, criando uma conexão especial. A queda de pelo natural é positiva para o cão que com esse processo se mantém saudável e protegido.

  • Doenças que podem influenciar na queda de pelo em cachorros
    Conhecer o seu cachorro e saber como o ciclo de queda de sua pelagem normalmente se comporta é importante para que o tutor possa identificar o que é um padrão comum de queda e o que é anormal. Em casos de queda de pelo anormal, confira os fatores que podem influenciar:
    Parasitas (ex.: pulgas);
    Infecções fungais ou bacterianas;
    Reações alérgicas à comida;
    Problemas relacionados aos rins, fígado e tireóide;
    Gravidez;
    Determinados medicamentos;
    Trauma auto-induzido com lambidas e mordidas à área;
    Cancer;
    Doenças imunológicas;
    Queimadura de sol;
    Contato com substâncias causticas ou que possa irritar a pele.

  • Quando é hora de levar ao veterinário?

  • De preferência, se você notar algo diferente no comportamento do seu cão, é sempre bom levar ao veterinário para que ele possa examinar o seu pet. Abaixo segue alguns sintomas que o dono deve sempre prestar a atenção:
    Irritação da pele, incluindo vermelhidão, inchaços, manchas ou cicatrizes;
    Feridas abertas de qualquer tipo;
    Carecas ou afinamento do pelo;
    Pelo seco que sai facilmente;
    Coceira;
    Constantes lambidas no local onde o pelo caiu.
error: Conteúdo protegido por direitos autorais.