Você sabe a quantidade de ração que seu cachorro precisa comer? No post de hoje vamos te dar dicas de como controlar a quantidade de comida, de acordo com o peso e tamanho do cachorro. Os doguinhos amam comer, por isso, é comum vermos eles pedindo comida durante as refeições do tutor, mesmo com o pote cheio de ração.

Assim como as crianças, eles precisam ser ensinados sobre qual o horário para comer, inclusive, será preciso regular a quantidade certa do alimento. Portanto, se você quer alimentar o seu pet de acordo com a idade, tamanho e peso do cachorro, veja as dicas de quantidade de ração que separamos abaixo.

Quantidade de ração – Veja aqui quanto seu cachorro tem que comer

A ração para cachorro é o principal alimento do animal, podendo variar a quantidade e frequência, tudo de acordo com a fase da vida do doguinho. No entanto, além da quantidade de ração adequada para seu dog, a qualidade do alimento também deverá ser observada, e algumas embalagens de comida informam uma dose recomendada.

Por isso, se você quer entender o que determina a quantidade de ração para seu pet, confira os tópicos abaixo, de acordo com as características e idade do dog.

Quantidade de ração para cachorro filhote

Os filhotes de cachorro, depois que passam do período de desmame, precisam ser introduzidos na alimentação sólida com ração. Mas para isso, não é qualquer ração de cachorro que pode ser oferecida, o filhote precisa de nutrientes e alto valor energético para seu crescimento.

Portanto, quando for comprar a ração para filhote, verifique a classificação e se na embalagem está escrito a faixa etária ou a categoria Junior.

Confira a quantidade recomendada do alimento para os cães filhotes de todas as raças e portes, exceto cachorro gigante:

  • Filhotes de 2 a 3 meses: devem comer 4 refeições diárias, com 150g a 200g de ração para filhote. Se este é o primeiro alimento após o desmame, ele pode ser misturado com água, em forma de papinha para o bebê dog.
  • Filhote de 4 a 5 meses: após os 3 meses o filhote pode comer até 3 vezes ao dia, em uma quantidade de 250g de ração.
  • Cachorro de 6 a 8 meses: é recomendado duas refeições diárias, de 300g a 400g de ração para cão Junior.

Nas raças de cachorro gigante, durante a alimentação do filhote, o tutor já pode introduzir uma dose extra de cálcio, que ajuda a prevenir problemas futuros nos ossos, como a artrose canina.

Comida para cachorro adulto

quantidade de ração

As rações para cachorros adultos costumam ser categorizadas como “adults“, com nutrientes específicos para esta fase de vida. Contudo, a quantidade de ração é influenciada pelo peso e porte do animal, dependendo do tipo de produto e da necessidade energética do pet.

  • Cães tipo toy: 50g a 90g de ração para cachorro como da raça Chihauha, com peso médio de 2 kg a 3 kg.
  • Raças de porte pequeno: 90g a 120g de ração para cachorro como o Yorkshire Terrier, com peso de 3 kg a 5 kg.
  • Raças pequenas-média: 120g a 190g de ração para cachorro como o Shih Tzu, com peso entre 5 kg a 10 kg.
  • Cachorros de porte médio: 190g a 260g de ração para raças do tipo Buldogue Francês, com peso entre 10 kg a 15 kg.
  • Cachorro médio-grande: 310g a 410g de ração para raças como o Boxer, com peso entre 20 kg a 30 kg.
  • Raças grandes: 500g a 590g de ração para cachorro do tipo Pastor Alemão, com peso entre 30 kg a 40 kg.
  • Cachorros gigantes: 590g a 800g de ração para raças como o Dogue Alemão, com peso mais de 50 kg.

Para todas as raças acima mencionadas, a recomendação de frequência para dar a ração é a mesma, de até duas refeições diárias.

Ração para cachorro idoso

Os cachorros idosos necessitam de cuidados especiais, inclusive na quantidade e tipo de ração que será oferecida ao velhinho. Além disso, o organismo canino do cão idoso é mais lento, podendo resultar em cachorros com obesidade pela quantidade de comida que consome.

Por esse motivo, a categoria do alimento precisa ser Sênior, com baixo teor de gorduras. E a quantidade de ração oferecida pode ser seguida com as mesmas orientações do cão adulto.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.