Batizada de Além-Mar, operação para combater tráfico de drogas internacional está sendo realizada hoje (dia 18) em 12 estados e no Distrito Federal. Ao todo são cumpridos 139 mandados de busca e apreensão e 50 de prisão. Marília está na mira da PF fez inspeção no aeroporto da cidade, especialmente na oficina de avião.

A Polícia Federal prendeu em Bauru, um suspeito de envolvimento com tráfico internacional de drogas e esquema de lavagem de dinheiro. Já em Marília, foram cumpridos mandados de busca na cidade, um deles em uma oficina que fica dentro do aeroporto. Policiais retornam à sede da PF de SP com malotes.

Além da prisão, a PF vistoriou dois endereços em Bauru. Em uma dos imóveis, na Vila Pacífico, foram apreendidos um celular; um carro e uma moto, ambos importados; e um notebook. O estado de São Paulo concentra a maior parte dos mandados, sendo 22 de prisão e 60 de busca e apreensão.

O traficante Romilton Queiroz Hosi, preso em Jundiaí, no interior paulista, em março de 2019, foi peça-chave para deflagrar a ação. Ele permaneceu foragido da Justiça brasileira por 10 anos e era procurado pela Polícia Federal e pela National Crime Agency – NCA, do Reino Unido.

Batizada de Além-Mar, a operação também ocorre nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e no Distrito Federal. Ao todo, cerca de 600 policiais atuam na operação. As investigações começaram há dois anos pela Polícia Federal de Pernambuco.

Os policiais investigam o crime de lavagem de dinheiro, além de buscarem provas para confirmar o envio de drogas para o exterior e o uso de helicópteros para o transporte de cocaína pelo Brasil.

Segundo a PF, toneladas de cocaína foram exportadas para a Europa pelos portos brasileiros, especialmente no Porto de Natal no Rio Grande do Norte. Entre março e julho, foram apreendidos mais de 1,5 tonelada de cocaína.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.