O Plantão faz um balanço geral desta terça feira sobre o avanço do coronavírus em Marília, nas principais cidades do interior paulista, no Brasil e no mundo. Sem sensacionalismo ou alarmismo, apenas relatando a verdade dos fatos. Jornalismo com transparência. 

Final desta terça feira ( 31) de março, concluindo-se de forma trágica com a avanço do COVID-19 . Na edição de ontem, ainda destacamos o inicio do pico anunciando pelo Ministro da saúde, e, que não gostaríamos de estar anunciando, porém, temos um compromisso com você leitor e internauta que nos acompanha e compartilha nossas informações. Por esta razão, levamos até você os DADOS OFICIAIS divulgados pelas respectivas assessorias de imprensa, órgãos e agência de noticias parceiras do J.O.

São Paulo bate recorde de mortes em um dia; casos confirmados aumentam 54%

Segundo as informações oficiais, 23 pessoas morreram entre esta segunda e terça-feira

O estado de São Paulo bateu recorde de mortes pelo novo coronavírus em 24 horas. Entre segunda e terça feira, foram registrados 23 óbitos, número recorde desde o início da pandemia.

O número de casos confirmados também aumentou 54%. Foi de 1.517 para 2.339. As informações foram divulgadas no último balanço do Ministério da Saúde nesta terça-feira (31).

Secretaria Estadual de Saúde ainda informou que a cidade de São Paulo concentra o maior número de casos, com 1.233, 91% do total no estado. Na sequência aparecem cidades da região metropolitana, como Santo André, São Bernardo e São Caetano do Sul.

COVID-19 ( coronavírus ) já matou 201 pessoas no Brasil com um aumento de 27% em apenas um dia.

O Brasil registrou 201 mortes por causa do novo coronavírus de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (31) pelo Ministério da Saúde. Há ainda 5.717 casos confirmados da doença em território nacional. No boletim divulgado na segunda-feira (30), o país tinha 159 mortes e 4.579 casos da Covid-19. 

O novo balanço registrou 42 novas mortes no total e 1.138 novos casos nas últimas 24 horas. A região Sudeste tem mais da metade dos casos confirmados em território nacional, 60%. Seguida pelo Nordeste, com 15%, Sul, com 12%, Centro-Oeste, com 8%, e Norte, com 5%. 

A taxa de letalidade da doença segue estável segundo o novo boletim do Ministério da Saúde. Os dados mostram que mortalidade que a doença causa é de 3,5% no Brasil.

Itália passa das 12 mil mortes por coronavírus

Itália passa das 12 mil mortes por coronavírus

País registrou mais 837 óbitos e 2.107 novos contágios nas últimas 24 horas. Em Lombardia, região mais afetada, mais de 7 mil pessoas morreram

As mortes na Itália associadas ao coronavírus chegaram nesta terça-feira (31) a 12.428, depois que 837 novos óbitos foram registrados nas últimas 24 horas, segundo dados da Defesa Civil.

As novas infecções são 2.107, um crescimento um pouco maior que ontem, mas ainda cerca da metade das registradas nos dias anteriores, e atualmente existem 77.635 casos positivos.

Desde que o primeiro caso foi detectado na Itália, no dia 20 de fevereiro, o número total de infectados é de 105.792, dos quais 15.729 já tiveram alta, de acordo com o chefe da Defesa Civil italiana, Angelo Borrelli.

A maioria dos infectados (59%) estão se recuperando isoladamente em casa.

Na região mais afetada, Lombardia, onde mais de 7 mil pessoas morreram e ainda existem mais de 25 mil positivos, hoje os pacientes em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) foram reduzidos pela primeira vez desde o início da crise e o aumento de infecções também foi menor, como destacado durante entrevista coletiva pelo consultor regional de saúde, Giulio Gallera.

LAMENTÁVEL: Mortes por Covid-19 nos EUA e na França ultrapassam as da China

Em Nova York. profissionais de saúde colocam uma vítima da Covid-19 em um carro, em 31 de março de 2020 — Foto: Stefan Jeremiah/Reuters

Nos Estados Unidos, 3.416 pessoas morreram por causa do novo coronavírus.

Na França e nos Estados Unidos a quantidade de mortos por causa da Covid-19 ultrapassou, nesta terça-feira (31) o número da China, segundo a universidade americana Johns Hopkins.

A situação atual de óbitos é a seguinte:

  • França: 3.523
  • Estados Unidos: 3.440
  • China: 3.309

Também houve mortes em dois territórios chineses, Hong Kong e Taiwan, onde 4 e 5 pessoas faleceram, respectivamente, desde o início do surto segundo a Johns Hopkins.

Os países onde houve mais mortes foram a Itália (12.428) e a Espanha (8.269).

A Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, foi iniciada na cidade de Wuhan, que fica na província de Hubei, na China. O país foi o primeiro foco da epidemia, que depois se espalhou pelo mundo e se tornou uma pandemia.

A população de Wuhan, o primeiro epicentro da doença, ficou mais de dois meses em confinamento severo e, recentemente, recebeu autorização para começar a sair.

Nova York

A região dos EUA onde há mais mortes é a cidade de Nova York, a maior do país. Lá, 932 pessoas morreram por causa da Covid-19.

O número de casos nos EUA aumentou em mais de 20.000 confirmados na segunda-feira, sobrecarregando hospitais que estão ficando sem médicos, enfermeiros, equipamentos médicos e utensílios de proteção.

O país pretende construir centenas de hospitais temporários para aliviar a pressão sobre os centros médicos que lidam com o aumento de pacientes com coronavírus.

O Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA, que transformou um centro de convenções de Nova York em um hospital de mil leitos no espaço de uma semana, está procurando hotéis, dormitórios, centros de convenções e amplo espaço aberto para construir até 341 hospitais temporários, disse o chefe da corporação nesta terça-feira.

Número de casos nos dois países

Os EUA também têm um número mais elevado que o da China. Veja quais são os dados da Johns Hopkins:

  • Estados Unidos: 175 mil
  • China: 82 mil

Últimas notícias sobre o coronavírus nas regiões de Bauru e Marília

São Paulo registra mais duas mortes por coronavírus; total vai a 3 ...

Dois casos são confirmados em Bauru e mortes suspeitas aumentam para oito

Bauru registrou, os dois primeiros casos confirmados de coronavírus (Covid-19) na cidade. Além disso, a semana começa com aumento de duas mortes suspeitas por conta da doença e mais 22 pacientes em investigação.

A primeira pessoa positivada para a Covid-19 é um empresário, de 51 anos, que está internado em estado grave no Hospital Unimed Bauru. O segundo paciente também é um homem, de 31 anos, que apresentou síndrome gripal leve e está em sua residência. Esta segunda confirmação, de acordo com a prefeitura, caracteriza que há transmissão comunitária do vírus na cidade. Ambos os exames foram custeados por redes de hospitais particulares em grandes laboratórios credenciados pelo Instituto Adolfo Lutz.

O homem de 51 anos apresentou os primeiros sintomas em 20 de março, com febre, cefaleia, mialgia (dores musculares) e mal-estar. Ele tem histórico de viagens a São Paulo, nos 14 dias anteriores ao aparecimento de sintomas, o que caracteriza que a doença foi importada. É diabético, hipertenso e tem doença cardiovascular crônica.

O exame dele foi colhido pelo Hospital Unimed e enviado para o laboratório Hermes Pardini, em Belo Horizonte. A amostra passou por prova e contraprova, antes do resultado ser divulgado.

TRANSMISSÃO

O paciente de 31 anos está fora do período de contaminação e foi diagnosticado com quadro leve de Covid-19 confirmado, após ter amostra coletada em exames pré-operatórios, em 12 março, na cidade de São Paulo. O exame foi processado em laboratório particular, também credenciado pelo instituto, na própria Capital.

Como ele estava em Bauru ainda no período de contágio, a situação caracteriza que há transmissão comunitária no município.

EXAMES E PRESSA

A confirmação dos casos e da transmissão comunitária gera ainda mais pressa do poder público quanto aos resultados laboratoriais.

O secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique Antonio, explica que a Unimed comprou cerca de 100 exames do laboratório Hermes Pardini, como forma de driblar a demora que a cidade tem enfrentado no recebimento de resultados por parte do Instituto Adolfo Lutz.

“Estamos em contato com este laboratório e com outros de São Paulo, credenciados pelo instituto, para também tentarmos adquirir exames, mas está difícil, há falta de insumos”, cita o secretário, dizendo que, ainda nesta semana, novidades podem surgir sobre essa situação.

“Voltamos a avaliar a compra de testes rápidos”, cita Sérgio. Estes testes, contudo, seriam apenas para pacientes mais graves, cujos sintomas tenham aparecido oito dias antes do exame.

Nesta terça (31), equipe da regional do Adolfo Lutz em Bauru passa por capacitação na Capital. A expectativa é de que a unidade consiga insumos para produzir exames locais.

ÓBITOS

Outra dado preocupante neste início de semana é o aumento do número de mortes suspeitas na cidade. Boletim epidemiológico divulgado no final da tarde de ontem traz dois novos óbitos em investigação.

Com isso, Bauru conta, agora, com oito mortes suspeitas. O boletim não traz a especificação sobre gênero e faixa etárias das vítimas.

Prefeitura de Marília confirma primeiro caso de Covid-19

Prefeitura lança edital de convocação emergencial de médicos em ...

O caso ainda não foi contabilizado pela Secretaria Estadual, pelo Ministério da Saúde e também não estava listado como suspeito na cidade de Marília.

Trata-se de um homem de 53 anos que mora na cidade mas trabalha em São Paulo. Ele foi diagnosticado com sintomas da doença no último dia 20 de março, quando procurou um laboratório particular credenciado.

A Prefeitura informa também que mais três mortes estão sendo investigadas, duas mulheres (91 e 81 anos) e um homem (46 anos), totalizando quatro mortes investigadas em Marília.

Até ontem, dia 31 de março, 56 casos suspeitos são investigados na cidade.

Segundo o boletim de numero 25, a Prefeitura de Marília, através da Vigilância Epidemiológica, informou o novo boletim dos casos suspeitos de Coronavírus na cidade: até às 17 horas desta terça feira, eram 56 casos suspeitos (aguardando resultados), já o numero de internados, saltou de 04 no domingo para 11 no final da tarde de hoje. A nota acrescenta ainda que 12 casos foram descartados.

Segundo a secretaria, somente hoje, 31, o laboratório com o resultado em mãos, notificou a Vigilância Epidemiológica de Marília informando que o paciente testou positivo para o coronavírus. Ele não estava na lista de suspeitos anteriormente pois não havia procurado os órgãos oficiais e sim, apenas o laboratório que realizou o exame.

Desde o início dos sintomas o paciente ficou em isolamento social total e está até o presente momento. O quadro clínico é bom e sem qualquer gravidade, apresentando apenas uma tosse seca. A partir de hoje, a VE estará o monitorando diariamente.

Como novidade, a assessoria de imprensa e a vigilância epidemiológica alteraram a forma de divulgação dos boletins. A partir de hoje (31) será informado apenas um boletim diário, o das 17h, conforme são divulgados os boletins da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde. Boletins extraordinários poderão ser expedidos conforme as informações mais relevantes forem saindo.

O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA, realiza o melhor plantão do coronavírus e segue em prontidão, podendo entrar em edição extraordinária a qualquer momento.

DIRETO DA REDAÇÃO.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.