IMAGEM AO FUNDO MERAMENTE ILUSTRATIVA

O que chegou a ser ventilado `a alguns dias, acabou mesmo acontecendo, o presidente da Câmara de Marília, o vereador Marcos Rezende (PSD), foi transferido para o conceituado Instituto do Coração (Incor) de São Paulo, vinculado a USP. A informação sobre a remoção para São Paulo foi confirmada pela assessoria de imprensa da Câmara Municipal através de nota divulgada para todos os veículos de imprensa de Marília.

Pela nota, é possível constatar que o parlamentar teria apresentado uma certa melhora, e por esta razão, a família teria autorizado agora a transferência. Vale lembrar que o filho de Marcos Rezende é médico e não teria autorizado a transferência quando chegou a ser ventilado no inicio deste mês. Rezende estava internado na UTI da Santa Casa de Marília desde o final de janeiro, quando foi diagnosticado com Covid grave.

A transferência teria como objetivo a recuperação pulmonar. Na Capital, o vereador deve ser acompanhado por equipe especializada com a expectativa de otimização dos cuidados e aceleração do processo de recuperação, segundo a assessoria. As informações ainda são desencontradas, mas, sabe-se que o mesmo chegou a fazer uma traqueostomia para auxiliar a respiração. Confira a íntegra da nota divulgada no dia de ontem, sábado (26 ).

***Nota de atualização sobre o estado de saúde de Marcos Rezende*** O Poder Legislativo de Marília informa que o presidente Marcos Santana Rezende (PSD) mantém quadro estável durante a internação, porém a recuperação pulmonar está caminhando de forma lenta e a família optou por transferir para o hospital Incor em São Paulo. Essa transferência só foi possível após a melhora clínica obtida na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa de Marília. Agora, uma equipe especializada em recuperação pulmonar no Incor poderá otimizar os cuidados e acelerar o processo de recuperação. Desde já Marcos Rezende e família agradecem o carinho e cuidado de todos da equipe da Santa Casa. Marcos Rezende sairá da Santa Casa de Marília e será internado na UTI no setor respiratório do Incor em São Paulo.
A Câmara Municipal de Marília reforça que respeita as informações oficiais da família e a partir de agora do hospital Incor de São Paulo

O papel da fisioterapia respiratória durante e depois da Covid-19

Apesar de o coronavírus causar sintomas brandos na maior parte das pessoas, há uma parcela que encara a versão grave da doença e precisa de intervenções hospitalares. Para essa turma, os problemas não acabam quando o vírus some do organismo.

Para ter ideia, indivíduos que são internados podem sair do hospital com sequelas neurológicas, fraqueza muscular e dores pelo corpo. “Alguns desenvolvem estresse pós-traumático, crises de ansiedade e pânico, entre diversos outros problemas”,

A lista é variada, mas um dos órgãos mais comprometidos mesmo pelo Sars-CoV-2 é o pulmão. Por isso, ele exige cuidados especiais, durante e após a infecção pelo vírus. É aí que entra a fisioterapia respiratória. “Dependendo da gravidade da doença, o paciente pode demorar de três a seis meses para ter uma recuperação satisfatória do órgão”,

O que é a fisioterapia respiratória?

“No geral, ela consiste em exercícios que dão o suporte para que o paciente respire bem, realizando as trocas gasosas de forma adequada. A ideia é que ele não sinta dificuldades para fazer atividades do dia a dia”

Na prática, os experts recorrem a uma gama de técnicas e aparelhos. Por exemplo: uma pessoa que está com as vias aéreas obstruídas pode aprender movimentos específicos para facilitar a liberação de secreções dos pulmões, auxiliando no funcionamento do órgão.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.