O YouTube está lançando, a partir desta semana, suporte a HDR em transmissões ao vivo. A faixa dinâmica permite que criadores façam “lives” com maior contraste, sombras e realces mais precisos, uma gama mais ampla de cores e melhor qualidade de imagem.

O recurso já estava disponível para vídeos regulares desde 2016, mas é a primeira vez que o HDR é liberado para transmissões via streaming. “Estamos desbloqueando a qualidade de imagem mais espetacular para conteúdo ao vivo até agora”, disse o YouTube em uma postagem no blog oficial.

As transmissões ao vivo em HDR dependem da compatibilidade do seu dispositivo com a tecnologia – seja TV, smartphone, tablet, computador ou onde quer mais que você assista seus vídeos. Aparelhos sem suporte a HDR receberão a transmissão na faixa dinâmica padrão (SDR).

O YouTube Live HDR exige dos criadores o uso da saída HLS, e suporta codificadores de hardware HEVC com uma profundidade de bits de 10 bits. As placas gráficas compatíveis são  NVIDIA GeForce GTX Series 10 ou posterior, AMD Radeon RX 5700 ou posterior e Intel 10th Generation graphics ou posterior.

A tecnologia HDR não se refere a quantos pixels aquele display é capaz de mostrar ao mesmo tempo (como a diferença entre 1080 Full HD e 4K), mas sim a quantas cores cada pixel pode assumir. E, dependendo de alguns fatores como o tamanho da tela, essa tecnologia melhora sua experiência de assistir a vídeos muito mais do que aumentar a resolução.


error: Conteúdo protegido por direitos autorais.