Final de semana fechando com uma triste tarde de domingo. Os principais jornais e sites do país alertam para a disparada do COVID-19 em todas as regiões. Os números e o avanço rápida do vírus preocupam e as autoridades começam demonstrar uma preocupação ainda maior.

Pelo mundo, o destaque vem da Espanha, onde uma jovem médica espanhola compartilhou nas redes sociais um vídeo que está a correr o mundo. Nas imagens a jovem aparece visivelmente emocionada, após sair de um turno de 10 horas num hospital do país vizinho, que enfrentam uma situação de emergência devido ao novo coronavírus.

Em lágrimas, médica alerta: “Isto está só a começar, e é muito grande”

Em lágrimas, médica alerta: "Isto está só a começar, e é muito grande"

“Este é o rosto que permanece depois de usar equipamentos de proteção durante 10 horas e, além disso, tenho que agradecer que me tenham deixado uma equipa para o turno de 10 horas”, começar por dizer a jovem no vídeo que se tornou viral nas redes sociais devido à dor refletida não só nas suas palavras como também no rosto.

“Façam isto por quem quiserem, por vocês ou pela vossa família, mas fiquem em casa e não saiam, por favor. Não tirem vantagem de ir passear o cão para dar uma caminhada de dois quilômetros ou da possibilidade de fazer compras para ir todos os dias ou várias vezes ao dia à rua”, sublinha a clínica, antes de deixar um alerta.

Boletim oficial: 25 óbitos e mais de 1.500 casos de COVID-19 no Brasil.

Como vem fazendo diariamente, o Ministério da Saúde atualizou os dados de monitoramento da COVID-19 no Brasil. E neste domingo (22), o país já soma 25 mortes e mais de 1.546 casos de infectados pelo novo coronavírus. O órgào disponibilizou ainda uma tabela com informações para cada unidade da federação. Todos os 26 estados e o Distrito Federal têm registro de COVID-19, e dos óbitos, 22 foram em SP e três no RJ.

Conforme os números aumentam, o país vem tomando medidas no combate ao aumento das infecções, visto que a transmissão comunitária já está contribuindo drasticamente com a piora do cenário nacional. “Estamos expandindo o SUS. O número de leitos vai aparecendo, o de CTIs vai aumentando e vamos monitorando. Vamos administrando o país como um todo, para que possamos fazer a transição menos impactante para todos nós”, comunica Luiz Henrique Mandetta, Ministro da Saúde, durante coletiva em live nas redes sociais.

Ver imagem no Twitter

Mandetta ainda esclarece que foi vítima de fake news, ao citar um áudio que vem criculando na internet, atribuído a ele. “Hoje, tive conhecimento de um áudio que dizem ser meu, falando várias coisas sobre o vírus. Deixo bem claro: todas as informações que eu for passar para a população serão feitas pelos canais oficias do Ministério da Saúde [@minsaude]”, desmente.

Durante a coletiva, a questão dos ventiladores respiratórios também foi abordada. Segundo o ministro, esses aparelhos já estão sendo produzidos em ritmo acelerado no Brasil, e o governo já trabalha com encomendas do exterior.  

Marília já tem primeiro caso de morte suspeita do coronavírus.


Um boletim extraordinário da Prefeitura Municipal divulgado às 17h20 de hoje informa que um paciente do sexo masculino de 49 anos, portador de comorbidades (acamado por AVC), morador da Zona Norte de Marília deu entrada na unidade da UPA Norte na noite de ontem (21) apresentando febre, dispneia (dificuldade para respirar), desconforto respiratório, saturação menor que 95%, desidratado e descorado, sem histórico de vacina de H1N1 nos últimos 12 meses, evoluiu para uma parada cardiorrespiratória vindo a óbito na manhã desse domingo (22).

O caso ainda não entrará para a estatística de ‘óbito’ no monitoramento diário da pandemia de coronavírus por não ter resultado de exame laboratorial confirmando a causa da morte – se por Covid-19 ou H1N1. O procedimento é protocolo do Ministério da Saúde.

Foram colhidas amostras do paciente para exames laboratoriais e abertas investigações para Síndrome Respiratória Aguda Grave (H1N1) e Covid-19 (coronavírus). O homem não viajou ao exterior nem para qualquer outra região endêmica, nem teve contato com suspeitos da doença, descaracterizando qualquer suspeita a respeito do vírus. Até o momento, Marília registra 32 casos suspeitos de coronavírus e 3 descartados por laudos médicos, sem, por enquanto, nenhuma morte oficial.

Onda de boatos domina as redes sociais sobre vídeos e comentários de funcionários dos hospitais.

Desde a última sexta feira e se intensificando neste domingo, são fortes os boatos sobre outras mortes ocorridas na cidade nas redes sociais. Segundo alguns relatos, uma mulher de 36 anos e um idosa de 69 anos teriam falecido com a sintomologia do COVID-19. No entanto, nossa reportagem não conseguiu apurar a veracidade dos fatos.

No Velório Municipal, um corpo foi velado as portas fechadas, no entanto, nenhuma informação foi passada a respeito. Respeitamos a dor das famílias e compreendemos o momento gravíssimo pela qual passamos. Nosso jornalismo não compactua com o Fake News e tampouco com o sensacionalismo que impera em alguns órgãos de imprensa, principalmente na atual conjuntura que exige seriedade na divulgação dos fatos e transparência por parte daqueles que são responsáveis pela divulgação.

A imagem pode conter: texto



error: Conteúdo protegido por direitos autorais.