OBrasil registrou novo recorde de mortes por novo coronavírus nesta terça-feira, com 204 óbitos decorrentes da doença em um intervalo de 24 horas, um aumento de 15% em relação ao dia anterior. No total, o País possui até o momento 1.532 mortes confirmadas.

De acordo com balanço feito pelo Ministério da Saúde, o Brasil possui um total de 25.262 casos confirmados de covid-19. De ontem para hoje, houve registro de 1.832 novos casos, um aumento de 8% em um dia. Com isso, a taxa de letalidade está em 6,1%.

No entanto, uma pesquisa da PUC-Rio indica que esses números representam apenas 8% dos casos no país; o número real pode ser até 12 vezes superior ao oficial.

Biohazard Brasil

O Estado de São Paulo continua sendo o mais afetado, com 695 óbitos e 9.371 casos já confirmados da doença. Rio de Janeiro (3.410 casos e 224 mortes), Ceará (2.005 casos e 107 mortes), Amazonas (1.484 casos e 90 mortes) e Pernambuco (1.284 casos e 115 mortes) completam a lista dos cinco Estados com maiores números.

O recorde anterior era de 105 mortes e 1.261 novos casos de um dia para o outro, registrado na última quinta-feira. Agora, o aumento foi de 15% em relação ao número de óbitos e de 8% em relação aos novos casos nas últimas 24 horas.

Conforme revelou o Estado, o número de registros de mortes por insuficiência respiratória e pneumonia no Brasil teve um salto em março, contrariando tendência de queda que vinha sendo observada nos meses de janeiro e fevereiro. Foram 2.239 mortes a mais em março de 2020 do que no mesmo período de 2019, o que levanta a suspeita de que vítimas do coronavírus podem estar entrando nas estatísticas de outros problemas respiratórios.

Governo prepara “operação de guerra” para trazer equipamentos da China

O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, informa que o Governo brasileiro prepara uma “operação de guerra” para trazer 960 toneladas de equipamentos da China “ao longo das próximas seis ou oito semanas”. A operação, que contará com 40 aviões brasileiros, começará nesta quarta-feira. 

Reprodução

As últimas notícias sobre o coronavírus no mundo

O novo coronavírus já infectou mais de 1,9 milhão de pessoas em todo o mundo, um marco alcançado apenas quatro meses depois de ter surgido na cidade chinesa de Wuhan. O número de pessoas mortas pela doença superou a marca de 120 mil mundialmente. Mais de 461 mil pessoas se recuperaram da doença. Vamos a um giro parcial;

França bate recorde de mortos e contagiados

Se na Itália os casos diminuem, na França eles aumentam. São 541 mortos e 10.129 infectados registrados pelo Governo nas últimas 24 horas. São, ao todo, 15.729 mortos e 103.573 casos confirmados no país. Os doentes já saturam os hospitais franceses, que registram mais de 32.000 pessoas internadas.

Itália registra menor número de contágios diários em um mês

De ontem para hoje, o Governo italiano contabilizou 2.972 casos confirmados da Covid-19, o número mais baixo desde 13 de março no país. Foram ainda 602 novas mortes, que elevam a quantidade total em 21.067 falecimentos. Os infectados desde o início da pandemia são 162.488.

Nos Países Baixos, mortes aumentam

De ontem para hoje, 122 pessoas morreram nos Países Baixos por conta da Covid-19. O número total de falecimentos no país chegou a 2.945. São ainda 27.419 pessoas infectadas pela doença, 8.939 destas internadas.

Números diários estabilizados em Portugal

Nas últimas 24 horas, mais 32 mortes e 514 contágios do novo coronavírus foram contabilizados em Portugal, números somente 3% maiores que ontem. Ao todo, são 567 mortos e 17.448 infectados no país. A região portuguesa mais afetada até agora é a do Porto.

SP bate recorde de internações por Covid-19 com mais de 2 mil pacientes em hospitais; HC tem 77% dos leitos de UTI ocupados

Ocupação de UTIs em hospitais da cidade de São Paulo — Foto: Reprodução/TV Globo

A Secretaria de Saúde de São Paulo afirmou que estado tem nesta terça-feira (14) mais de 2 mil pacientes internados para tratar o novo coronavírus, um recorde desde o início da pandemia, segundo a pasta. Atualmente são 1.111 pessoas em leitos de UTI e 1.042 em enfermarias.

“O número de dias que esses pacientes ficam internados em ambientes de UTI não é inferior a 14 dias e muitas vezes 21 dias ou mais. Isso significa que você rodizia poucos os leitos de UTI, não têm movimento de entra e sai em dois ou três dias”, afirma o diretor do Centro de Contingenciamento, David Uip.

Em coletiva de imprensa nesta tarde também foram divulgados os hospitais da capital com maior taxa de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva.

O maior número foi registrado no Hospital Sancta Maggiore Higienópolis, com 83%. Em seguida, aparecem Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (77%), Hospital Municipal do Tatuapé (77%), Conjunto Hospitalar do Mandaqui (76%) e Santa Casa de São Paulo (71%).

O Hospital das Clínicas da USP (HC) já está com 77% de seus leitos de UTI ocupados, o que acende um alerta das autoridades. Somente de segunda para terça-feira, foram quase 500 novos casos confirmados da doença no Estado.

O infectologista afirmou ainda que os números da capital mostram que “não há dúvidas que o sistema [de saúde] já está sendo colocado à prova em seus limites.”

Embora a taxa supere 80% em alguns hospitais da capital, o secretário da Saúde, José Henrique Germann, afirmou que no estado como um todo a taxa de ocupação de UTI é de cerca de 60% atualmente.

“Nós temos no estado 7 mil leitos públicos de terapia intensiva, sendo que aproximadamente 3.700 são destinados a pacientes adultos. Eles estavam trabalhando [antes da pandemia] em uma ocupação em torno de 70, 75% e agora eles estão trabalhando em uma ocupação de 60%. Essa diminuição se dá por uma coisa que o dr David Uip falou: a população se retrai, você tem menos acidente e assim por diante”, afirmou.

Balanço de casos

Em coletiva de imprensa nesta tarde, o coordenador do Centro de Contingência do Coronavírus em São Paulo, David Uip, também apresentou a atualização dos casos da doença. O número de mortes subiu para 695 e os casos confirmados totalizam 9.371.

Do total de mortos, 409 são homens e 286 são mulheres. O governo também detalhou o número de mortes de acordo com a comorbidade, ou seja, com a doença pré-existente. Em primeiro lugar estão as cardiopatias (379), seguida por diabetes (258).

Das 695 mortes, 561 vítimas tinham mais de 60 anos. Já entre os casos, a maior parte dos infectados tem entre 30 e 60 anos: 5.803 infectados.

Plantão coronavírus nas regiões de Bauru e Marília

Coronavírus

Região tem 131 casos confirmados, 11 mortes por Covid-19 e 28 mortes suspeitas e, Bauru confirma terceira morte por Covid-19 na cidade.

A prefeitura de Bauru (SP) confirmou mais duas mortes por coronavírus na cidade nesta terça-feira (14). Ao todo, a cidade já soma 3 mortes. Os caso ainda não foi contabilizado pela Secretaria Estadual e pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o boletim epidemiológico da prefeitura, entre as três pessoas, duas são mulheres entre 50 e 99 anos, e um é um homem entre 70 e 79 anos. Com isso, até o momento, a cidade contabiliza 216 casos suspeitos, 18 casos confirmados e três mortes.

Empresário de Bauru morre após ser internado com sintomas do coronavírus, o Covid-19

Um empresário de Bauru morreu na madrugada desta terça-feira (14) após ser internado com sintomas de Covid-19. Familiares e amigos de Paulo Monteiro, que era conhecido com Boca, disseram nas redes sociais que o empresário, que tinha 62 anos, morreu em decorrência da doença. No entanto, o caso ainda não foi confirmado pela prefeitura, que divulga o boletim epidemiológico todas as tardes.

O empresário estava internado em um hospital particular da cidade. Familiares e amigos prestaram homenagens no perfil de Paulo no Facebook. O horário e o local do velório não foram divulgados pois está restrito apenas a familiares.

Testes rápidos de Covid-19 nos profissionais de saúde em Pompeia

A prefeitura de Pompeia (SP) informou que vai começar na quarta-feira (15) a testar os profissionais de saúde do município para diagnóstico da Covid-19.

Segundo o Departamento de Higiene e Saúde, chegaram 200 dos 3 mil testes rápidos comprados pela prefeitura e uma nova remessa está prevista para chegar até 20 de abril.

Nos testes rápidos, o resultado sai após 30 minutos da coleta de uma gota de sangue do paciente. Em Pompeia, não há casos confirmados ou suspeitos de coronavírus.

Até as 19hs desta terça feira, 14 de abril, o centro-oeste paulista contabilizava 131 casos confirmados de coronavírus, sendo 11 óbitos, além de 28 mortes suspeitas. Confira:

Casos confirmados:

  • Botucatu – 36 (sendo 2 óbito)
  • Bauru – 18 (sendo 3 óbitos)
  • Santa Cruz do Rio Pardo – 11
  • Ourinhos – 9 (sendo 1 óbito)**
  • Jaú – 7 (sendo 1 óbito)*
  • Marília – 6 (sendo 1 óbito)
  • Lençóis Paulista – 4
  • Assis – 7 (sendo 1 óbito)
  • São Manuel – 4 (sendo 1 óbito)
  • Pratânia – 3
  • Lins – 3 (sendo 1 óbito)
  • Agudos – 2 (sendo 1 óbito)
  • Promissão – 2
  • Bariri – 2
  • Tupã – 1
  • Pirajuí – 1
  • Garça – 1
  • Macatuba – 1

* Paciente era morador de Brotas , mas morreu na Santa Casa de Jaú. ** Aguarda contraprova do Adolfo Lutz; positivo para Covid-19 em teste rápido.

Mortes suspeitas:

  • Bauru – 17
  • Ourinhos – 3
  • Assis – 3
  • Marília – 3
  • Lins – 2
  • Promissão – 2
  • Jaú – 1
  • Barra Bonita – 1
  • São Manuel – 1
  • Cafelândia – 1
  • Ibitinga – 1
  • Mineiros do Tietê – 1
  • Pratânia – 1

Marília confirma mais um caso e aumenta para 80 o número de casos suspeitos.

No final da tarde desta terça feira de tristes recordes, a cidade de Marília não poderia ficar de fora em meio a esta pandemia. O quadro até então, estabilizado, segundo a assessoria, demonstrou um aumento no número de casos suspeitos ( 80 ) e infelizmente mais um caso confirmado, subindo para 7 o total de vítimas fatais na cidade. Segue abaixo o 39º boletim divulgado pela Prefeitura Municipal.

A Prefeitura de Marília, através da Vigilância Epidemiológica, informa um novo boletim dos casos suspeitos de Coronavírus na cidade:
80 casos suspeitos (aguardando resultados)
2 internados
48 descartados
7 casos confirmados
4 óbitos em investigação
1 óbito confirmado

NOVO CASO CONFIRMADO: Trata-se de um homem de 54 anos, morador de Marília, mas que exerce suas atividades em São Paulo. Apresentou febre, dor de garganta, coriza, tosse a partir do dia 29 de fevereiro na capital, voltando para Marília somente em 17 de março. O paciente não tem comorbidades, está em boas condições de saúde, total isolamento em sua residência e monitorado pela Vigilância Epidemiológica.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.