Complementando a entrevista de ontem, o governador do estado de São Paulo, João Dória (PSDB), afirmou nesta quarta-feira (18) que o uso de máscaras de proteção contra a Covid-19 continuará obrigatório até o fim deste ano. 

Segundo ele, uma nova avaliação da obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção durante o próximo ano deverá ser feita pelo governo, mas a máscara seguirá obrigatória até o dia 31 de dezembro. 

“Aqui, no estado de São Paulo, o uso de máscaras será sim obrigatório, pelo menos, até o dia 31 de dezembro. Inclusive com previsão de pena em lei para pessoas e estabelecimentos comerciais que não cumprirem com essa regra de proteção”, disse Doria. 

“Em dezembro reavaliaremos a situação para decidir sobre o uso de máscara no ano que vem”. Com isso, o estado avançou no dia de ontem para a fase de retomada segura do Plano SP, que estabelece medidas de combate à pandemia de Covid-19.

Com isso, não haverá mais restrições de horário e o atendimento presencial volta a ter capacidade de 100%, mas mantendo as regras para máscaras, distanciamento e protocolos de higiene em vigor no estado.

Entre os dias 1º e 16 de agosto, comércio e demais atividades econômicas puderam funcionar com 80% da capacidade. A flexibilização acontece após o avanço da vacinação contra Covid-19 no estado e queda no número de internações. 

APENAS PARA RECORDAR: Eventos, museus e feiras estão liberados desde ontem, terça feira (17).

Doria diz que uso de máscara segue obrigatório até o fim do ano em SP | São  Paulo | G1

O anúncio ocorreu no inicio da tarde de ontem quando o governo de São Paulo permitiu a retomada de eventos sociais, feiras corporativas e reabertura de museus, que estavam proibidos desde o início da pandemia de covid-19. No entanto, a liberação segue condicionada ao controle de público e ao uso obrigatório de máscara.

Esses eventos também não podem gerar aglomeração. Para o comércio e os serviços não haverá mais limitação de público ou de horário de funcionamento.

Eventos que provoquem aglomeração, como shows, casas noturnas e competições esportivas com público, por exemplo, continuam proibidos no estado.

Plano SP mantém o uso de máscara obrigatório em espaços públicos -  cotidiano - ACidade ON Ribeirão

“A partir de 17 agosto teremos toda a população [adulta do estado de São Paulo] com acesso à primeira dose [de vacina contra a covid-19]. Com isso, eventos sociais, corporativos, culturais e esportivos passam a ser permitidos em um modelo onde não há restrição de ocupação, mas permanece a restrição de distanciamento. Então, o cálculo de ocupação precisa ser realizado, porque não pode haver aglomeração, e as pessoas precisam estar distanciadas. O uso de máscaras permanece”, foram as palavras da secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, na ocasião.

A liberação de atividades começa em um momento em que o estado vem apresentando queda no número de óbitos e de internações por covid-19, graças ao avanço da vacinação. No entanto, isso não significa que a pandemia esteja controlada.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.