Descubra como a Astrologia pode te ajudar na hora de tomar decisões para o ano novo. Confira dicas para uma vida mais equilibrada no âmbito pessoal e profissional

O que esperar de 2022? Para você ir se preparando e poder aproveitar da melhor forma, preparamos um guia com as previsões de todos os signos para 2022. Descubra quais são as oportunidades e os desafios do seu Signo Solar e também do seu Ascendente (que é para quem mais valem as previsões!).

Os trânsitos de Júpiter em Peixes (até 10 de maio e após 28 de julho) e Júpiter em Áries (de 10 de maio até 28 de outubro) são determinantes em 2022, pois Júpiter é o planeta da expansão. Ou seja, dependendo da Casa astrológica do seu Mapa em que ele estiver agindo, é essa área da sua vida que mais tende a crescer.

Mas antes, vamos acessar o mapa astrológico para saber como será a última semana do ano 2021 em um estudo sobre o astros que influenciam diretamente o nosso dia a dia. Confira;

Fase da Lua esta semana

A Lua inicia a Fase Minguante no dia 27 de dezembro às 23h24 no signo de Libra. A Lua estará Vazia de Curso (Lua sem aspectos) nos seguintes dias e horários: das 05h40 às 13h23 do dia 26 em Libra; das 18h12 às 18h16 do dia 28 em Escorpião; das 14h11 às 20h08 do dia 30 em Sagitário; das 05h17 à 20h03 do dia 1º em Capricórnio. Nesses dias e horários não é aconselhável começar algo novo, mudar ou comprar uma casa, tomar decisões importantes ou fazer aquisição de bens, assinar contratos e tratar de assuntos relacionados com o signo onde se localiza a Lua. E ainda, é melhor não realizar eventos públicos, realizar matrículas, lançar novos cursos, começar uma nova atividade e especialmente agendar operações cirúrgicas nas partes do corpo – órgãos ou vísceras – governadas pelo signo indicado pela Lua no trânsito. especialmente se os temas tratados tiverem relação com o signo onde a Lua se encontra. Período pode ser favorável para meditações e assuntos mais íntimos.

Sol de 27 de dezembro de 2021 a 2 de janeiro de 2022

No dia 21 de dezembro às 12h59 o Sol alcançou o máximo de declinação Sul e deu início ao verão no Hemisfério Sul e ao inverno no Hemisfério Norte. O signo de Capricórnio onde ele inicia o transito é regido por Saturno, pertence ao elemento Terra e é de qualidade Cardeal. OBS: O Sol não ingressa num determinado signo astrológico no mesmo dia e no mesmo horário a cada ano, pois o `caminho do Sol´ não corresponde exatamente ao nosso calendário Gregoriano. O ingresso num signo também depende da latitude e da longitude onde nos encontramos.

Céu desta semana

Análise das configurações astrológicas semanais e dos aspectos planetários que influenciam a coletividade. O que sugere o Céu dessa semana? No dia 21 de dezembro o Sol alcança o máximo de declinação Sul, às 12:59, devido à inclinação do eixo da Terra e dá início aos três meses de verão no Hemisfério Sul. No momento do ingresso do Sol em Capricórnio o mapa calculado para o Brasil, mostra o Ascendente em Áries, indicando uma a disponibilidade de grande energia que pode ser direcionada para os novos projetos profissionais e pessoais. Enquanto isso a Lua em Câncer focaliza os assuntos familiares, promovendo encontros e reuniões íntimas e sentimentais. Vênus, porém está em retrogradação e pede prudência com as despesas: melhor seria fazer as contas com o seu orçamento, evitando despesas desnecessárias. Assuntos do feminino também são salientados pela retrogradação de Vênus que se encontra novamente com Plutão em Capricórnio. Podem ocorrer descobertas relativas a assuntos financeiros ou ainda arqueológicos. A cooperação de grupos sociais será indispensável para um final de ano harmonioso e seguro para as classes menos favorecidas. Um bom final de ano para todos e que venha 2022, o ano 6 da Cabala.

CURIOSIDADE DA SEMANA : Previsões astrológicas para 2022 com as dicas de oportunidades e desafios de cada signo.

👉Áries em 2022

Oportunidades:

•Podem surgir novas e excelentes oportunidades relacionadas à sua vida profissional — inclusive um novo emprego! —, para estudar, viajar e curtir a vida amorosa.

•No início e no fim do ano, aproveite para criar e aprimorar seus projetos e principalmente aqueles que você quer que deem certo a partir de 2023 e pelos próximos 12 anos.

Desafios:

•Arianas e arianos devem tomar cuidado com impulsividade e impaciência, que estarão ainda mais acentuadas. Não deixe de ousar, mas tome cuidado para não sofrer acidentes e se machucar.

•Não se desanime se a partir de 28 de julho as coisas desacelerarem na área onde você tem Áries no Mapa, porque tudo vai acontecer mesmo em 2023.

👉Touro em 2022

Oportunidades:

•As suas chances de expansão e crescimento devem estar muito associadas às pessoas com as quais você pode se ligar, o seu networking, as suas redes sociais, ao longo de 2022.

•Será importante resolver pendências e encerrar ciclos no meio do ano. Assim, poderá se abrir para o novo e abrir as portas em 2023.

Desafios:

•Os eclipses de 2022 vão acontecer no eixo Touro-Escorpião, por isso, taurinas e taurinos precisarão ter mais atenção com saúde e doenças que podem estar ocultas e virem à tona.

•Quem é de Touro vai ter que lidar com o (des)apego, encontrar outras formas de sentir segurança e aprender a ser mais flexível.

👉 Gêmeos em 2022

Oportunidades:

•No início e no fim do ano, podem surgir muitas oportunidades de crescimento profissional. Se você não está trabalhando, pode começar nesse período. Se já está empregado, pode encontrar um novo propósito.

•No meio do ano, planejar ações com amigos e colegas, seja algum projeto, seja uma causa, poderá abrir muitas portas.

Desafios:

•Um dos grandes desafios para 2022 será conciliar descanso e trabalho, espiritualidade e razão.

•As retrogradações de Mercúrio podem te fazer sentir muito mais sensível e com irritação, porque terá de lidar com revisões, demoras, atrasos e contratempos.

Previsões dos signos para 2022: veja desafios e oportunidades  — Foto: Unsplash

Previsões dos signos para 2022: veja desafios e oportunidades — Foto: Unsplash

👉 Câncer em 2022

Oportunidades:

•No começo e no fim do ano, será ótimo para buscar novas experiências, expandir-se em termos intelectuais, fazendo cursos ou viajando, por exemplo.

•No meio do ano, aproveite para focar no seu lado profissional. Tudo que acontecer nesse período será um spoiler do que virá em 2023.

Desafios:

•2022 é um ano de revisão de relacionamentos para quem é de Câncer. O ano começa com Vênus retrógrado, o que significa revisão de romances e da sua maneira de se relacionar.

•Além disso, poderá se questionar sobre como está sendo a sua participação em grupos, sejam pessoais ou profissionais, e de que forma você está contribuindo (ou não) com sua equipe ou empresa.

👉Leão em 2022

Oportunidades:

•Vendas, comissão, renda variável e o dinheiro da pessoa parceira podem expandir em 2022.

•Para que o aumento de recursos não seja apenas indireto, aproveite para estudar mais sobre investimentos em renda variável e você ter lucro com isso.

Desafios:

•Sua carreira pode sofrer verdadeiras revoluções neste ano. Abra-se ao novo, experimente novas ferramentas e não exite em mudar de carreira.

•Os eclipses podem trazer à tona um apego a uma imagem social, estética ou financeira que talvez possa estar aprisionando você e impedindo de deslanchar na carreira.

👉 Virgem em 2022

Oportunidades:

•No início e no fim do ano, aproveite para conhecer e se relacionar com pessoas influentes, que veem valor em você e que podem abrir portas para a sua expansão a nível pessoal e profissional.

•A tendência é que virginianas e virginianos estejam mais corajosos para se envolver intimamente com alguém, assim como para arriscar investimentos financeiros.

Desafios:

•Assuntos como sexo, dinheiro, poder e intimidade podem ficar bastante lentos por causa da retrogradação de Júpiter.

•Será muito importante cuidar como você fala com as outras pessoas, pois pode acabar ferindo e até rompendo relações.

Previsão para os signos em 2022: os desafios e oportunidades de acordo com a Astrologia  — Foto: Unsplash

Previsão para os signos em 2022: os desafios e oportunidades de acordo com a Astrologia — Foto: Unsplash

👉Libra em 2022

Oportunidades:

•2022 tende a ser promissor em termos de parcerias, contratos e negociações, desde que você não fique apenas esperando que as outras pessoas se aproximem. Corra atrás!

•Você pode sentir sobrecarrega no trabalho, mas lembre-se que o retorno é garantido se você trabalhar sério e investir em conhecimento e autoconhecimento.

Desafios:

•Você deve começar o ano em um processo de revisão pessoal, por causa de Vênus retrógrado, que envolve suas relações familiares, sua base e suas raízes. Não fuja disso!

•Os eclipses podem trazer desafios em termos de autovalorização, de valorização de outra pessoa e de avaliar se você está recebendo valorização ou não.

👉 Escorpião em 2022

Oportunidades:

•No início do ano, invista em ter mais autoconfiança e se envolva em atividades que dão prazer, como hobbies, romances, sexo e tempo com filhos ou outras crianças.

•No meio do ano, podem surgir ótimas oportunidades de expandir a sua área profissional, seja com mais clientes e, consequentemente, mais trabalho, ou com a conquista de um emprego.

Desafios:

•Os eclipses trarão muitos questionamentos em 2022, pois vão cair em Escorpião e Touro. Permita-se trazer essas questões à tona para evoluir.

•É importante ter atenção especial à sua saúde em 2022. Faça um check up completo para descartar eventuais problemas que podem estar ocultos.

👉 Sagitário em 2022

Oportunidades:

•Se você quer ter filhos, aproveite a temporada até 10 de maio e depois de 28 de outubro. Agora, se não quiser ter filhos, previna-se, pois a fertilidade estará em alta.

•Mudar de casa (até de cidade ou país!) ou ampliar o seu lar atual também são possibilidades fortes nesse período.

Desafios:

•Excessos! Esse deve ser o grande desafio para sagitarianas e sagitarianos em 2022. Cuide especialmente com excesso de otimismo, ideais e projetos.

•Observe como está a sua divisão entre o descanso e as atividades do dia a dia, entre trabalho e lazer. Se você puder, terapia ou qualquer tipo de espiritualidade será ótimo para corpo e mente.

Veja previsão dos signos para 2021 — Foto: Unsplash

Veja previsão dos signos para 2021 — Foto: Unsplash

👉 Capricórnio em 2022

Oportunidades:

•Capricórnio terá uma combinação maravilhosa para transformar sonhos (Peixes) em realidade (Capricórnio) em 2022, principalmente na área de estudos, trabalho e espiritualidade.

•Pode rolar uma necessidade maior de mudança, seja de casa ou mudar a casa, ampliando e reformando, e também uma vontade de viajar. Aproveite!

Desafios:

•Uma sensação maior de sobrecarga e cansaço pode acontecer neste ano. Modere seus esforços e não assuma muitos projetos ou muito trabalho.

•Um grande desafio para Capricórnio em 2022 será lidar com a confiança nas suas relações, principalmente nos eclipses de abril e novembro.

👉 Aquário em 2022

Oportunidades:

•O trânsito de Saturno em Aquário segue até 2023, podendo trazer a sua consolidação como autoridade em alguma área, assim como casamento e promoção na carreira.

•Você tem a oportunidade de colocar o próprio conhecimento e mérito à prova e receber gratificações por isso. Assuma responsabilidades com cautela!

Desafios:

•A passagem de Saturno também pode aumentar o volume de trabalho provocando cansaço, desgaste físico, baixa de energia e de vitalidade podem ocorrer. Tenha atenção!

•Os eclipses podem trazer à tona questões e problemas sobre sua família, seu trabalho, contratos, parcerias e relações afetivas.

👉 Peixes em 2022

Oportunidades:

•2022 é o ano de quem é de Peixes! Será um ano de mais esperança, fé, expansão e oportunidades, pois Júpiter vai passar pelo seu signo abrindo as portas para você.

•Buscar mais a espiritualidade pode ajudar e muito você a encontrar seu propósito durante esse excelente período que será 2022.

Desafios:

•Se por um lado Júpiter traz oportunidades, por outro, também pode trazer preguiça, bagunça na rotina e alguns quilinhos a mais.

•É muito difícil dizer não quando Júpiter está sobre o seu Sol ou Ascendente. O desafio, portanto, é aproveitar as chances sem descuidar do todo. Se atente para a hora de descansar e curtir!

E AGORA : O Horóscopo semanal com as Previsões de 27 de dezembro de 2021 a 2 de janeiro de 2022

Horóscopo de Áries

Profissional e Financeiro: Após o ingresso de seu regente no signo de Sagitário você ganhou uma dose extra de energia que pode ser canalizada seja em novas iniciativas pessoais que em novas atividades ou em novos projetos caso eles tenham sido armazenados aguardando o momento certo. Bem, esse momento já cegou! Aproveite esse período para preparar alicerces seguros para eles de forma a que suas próximas iniciativas alcancem os objetivos ambicionados. Essa semana, aproveite para descansar!

Pessoal e Afetivo: O campo afetivo pode não estar na sua mira de forma específica, porém, nesse período você pode aproveitar para se divertir e relaxar, ou ainda para viajar com a sua família ou com um par amoroso. Pode surgir um interesse íntimo com uma pessoa de seu convívio. Aproveite os festejos de final de ano e faça contato com as pessoas que não vê há muito tempo.

Saúde e Bem Estar: Você não deve se deixar influência pela excessiva energia de Fogo, porque pode acabar prejudicando a sua saúde ao descumprir algumas regras de prudência que devem ainda ser respeitadas. Feliz Ano Novo!

Horóscopo de Touro

Profissional e Financeiro: Ao ingressar no signo de Capricórnio o Sol acaba favorecendo também os outros signos do elemento Terra como o seu. O campo profissional ganha um novo incentivo energético e você se sente muito estimulado a pôr as mãos na massa para levar adiante os seus novos projetos. Aproveite esse período para retomar os seus contatos pessoais e profissionais que lhe serão úteis no futuro.

Pessoal e Afetivo: Seu regente, Vênus, está em retrogradação e se encontra com o poderoso Plutão no signo de Capricórnio. Essa configuração que afeta o campo profissional se estende também no campo pessoal e familiar, podendo indicar um período de repensamentos sobre decisões tomadas. Uniões afetivas instáveis podem se romper.

Saúde e Bem-Estar: Você deve evitar tomar decisões drásticas e definitivas especialmente em relação à sua saúde porque a presença de Urano em seu signo causa irritação, impaciência e estresse. Para não se prejudicar, dedique parte de seu dia para passeios ao ar livre em contato com a natureza. Caminhe em contato com a Terra. Feliz Ano Novo!

Horóscopo de Gêmeos

Profissional e Financeiro: Sua mente está sendo estimulada por um aspecto favorável de seu regente, Mercúrio, ao planeta Netuno. A sua imaginação pode ser útil para criar novas formas de endereçar as suas iniciativas profissionais. Você consegue analisar seus objetivos com mais clareza acrescentando formulas criativas que aumentarão o alcance de suas ações. O momento é ideal para estreitar novas parcerias e criar grupos que poderão cooperar para o sucesso de suas iniciativas no futuro.

Pessoal e Afetivo: No ambiente doméstico o bom aspecto de seu regente será útil para os festejos do final do ano, criando um clima descontraído e de muita cooperação mútua. Poderá viajar e visitar parentes e amigos. As reuniões sociais serão bem vindas, mas sempre com a devida prudência devido às restrições do momento atual.

Saúde e Bem Estar: Apesar da ameaça de novos vírus que atacam a área respiratória, ponto frágil de seu corpo físico, você não vai sofrer nenhuma ameaça grave. Porém não é por causa disso que vai ser imprudente! Passeios ao ar livre são bem vindos, mas longe da multidão! Feliz Ano Novo!

Horóscopo de Câncer

Profissional e Financeiro: Apesar de suas emoções estarem mais para a montanha russa você precisa se esforçar ao máximo para transcorrer os próximos dias de forma harmoniosa com os seus colegas de trabalho e com os seus chefes. Se apoie naqueles com quem tem mais afinidades para conseguir avançar com seus projetos e ignore aqueles que estão sempre a criticar e atrapalhar.

Pessoal e Afetivo: Nesse período de festejos pode bater a saudade daqueles que já se foram ou ainda dos entes queridos que não consegue abraçar mar procure olhar o lado positivo das coisas, enxergando o copo meio cheio e não meio vazio. Desse modo, as pequenas alegrias do dia a dia irão preenchendo o seu coração de felicidade!

Saúde e Bem Estar: Você precisa reservar parte de seu tempo para ficar sozinho e fazer um balanço de sua vida. Nada como um bom passeio ao ar livre ou uma caminhada a beira mar para recuperar o equilíbrio energético. Feliz Ano Novo!

Horóscopo de Leão

Profissional e Financeiro: Nessa última semana do ano você deve considerar primeiramente as suas conquistas afastando de sua mente as dúvidas e decepções que nessas semanas recentes estiveram atrapalhando muitas de suas iniciativas. Tenha suficiente clareza em seus objetivos futuros de forma a poder analisar racionalmente os seus projetos futuros. Aproveite esse período de festejos para repousar e dar uma pausa nas ocupações profissionais.

Pessoal e Afetivo: Você irradia uma sensação de segurança que fornece apoio e sustento aos seus entes queridos. As reuniões familiares desse período serão bastante agradáveis e você terá ainda muitas ocasiões para se distrair e relaxar na companhia das pessoas que você ama. Se for possível, programe uma viagem com o seu par amoroso.

Saúde e Bem Estar: Com o Sol ingressando no signo de Capricórnio você se sente bem consigo mesmo e com as suas conquistas. Graças a essa sensação agradável, você poderá desfrutar de bem-estar e equilíbrio orgânico. Aproveite e descanse. Feliz Ano Novo!

Horóscopo de Virgem

Profissional e Financeiro: Nada desvia a sua atenção de suas obrigações profissionais, porém você deve desligar um pouco se quiser recuperar as energias necessárias para enfrentar os desafios do próximo ano. Nem sempre terá claros em mente os seus objetivos e projetos, mas com a sua habilidade e sobretudo com criatividade conseguirá encontrar os meios mais adequados para alcançar as suas metas.

Pessoal e Afetivo: Você consegue encontrar o prazer nas pequenas coisas mais simples que a vida lhe propõe e graças a essa sua atitude positiva torna o ambiente domestico muito agradável para todos. Nesse período pode surgir também um interesse amoroso, caso o esteja procurando.

Saúde e Bem Estar: Você se sente muito bem e consegue aproveitar cada momento desse período de festas para recuperar o equilíbrio energético que pode ter prejudicado o seu bem-estar. Repouse. Feliz Ano Novo!

Horóscopo de Libra

Profissional e Financeiro: Você pode estar se dedicando demasiadamente na solução de alguns problemas que teimam em atravancar o alcance de seus objetivos. Porém é possível que você esteja desejando conquistar algo demasiadamente ambicioso! Se este for o seu caso, analise cuidadosamente as suas metas e procure deixar tudo mais simples. Em certas ocasiões menos é mais. Peça ajuda e apoio sempre que necessário.

Pessoal e Afetivo: Você acaba se sobrecarregando de tarefas durante os festejos natalinos porque quer deixar tudo perfeito. Porém essa atitude pode prejudicar os relacionamentos com seus entes queridos que não conseguem compreender o seu mal-humor e a sua pouca disponibilidade. Tire o pé do acelerador e descanse!

Saúde e Bem Estar: O mesmo conselho vale para a sua saúde: sempre que puder, descanse! Passeios ao ar livre, ou um bom livro num sofá confortável serão os seus melhores amigos nesse período. Feliz Ano Novo!

Horóscopo de Escorpião

Profissional e Financeiro: O ano chegou ao fim e você pode se considerar um vencedor pois conseguir alguns êxitos importantes no campo profissional. Aproveitando esse período festivo poderá fazer um balanço de suas conquistas para se preparar para alcançar os seus novos objetivos. O seu signo estará recebendo as energias positivas de Júpiter que lhe oferecerá ótimas oportunidades de ampliar ainda mais o alcance de suas iniciativas.

Pessoal e Afetivo: Feliz de suas conquistas pessoais você demostra a sua satisfação mesmo no ambiente doméstico e familiar. Seus entes queridos conseguem perceber essa sua atitude e o apoiam, criando um clima harmonioso e tranquilo. Caso você tenha tido um problema amoroso, não remoa o assunto doloroso. Olhe pra frente: melhores coisas virão.

Saúde e Bem Estar: Se você teve a coragem de enfrentar um problema de saúde importante com coragem, pode agora olhar para trás se considerando vitorioso! Você venceu e deu a volta por cima. Agora aproveite. Feliz Ano Novo!

Horóscopo de Sagitário

Profissional e Financeiro: O Sol deixou o seu signo, porém Marte veio transitar nele e isso coloca uma sensação de urgência em tudo e faz com que você faz tenha pressa de alcançar os seus objetivos. Porém essa é uma semana mais adequada à avaliação daquilo que foi conquistado em 2021 de forma a poder fazer as devidas correções e alcançar novos objetivos no ano novo que se aproxima.

Pessoal e Afetivo: No ambiente doméstico e familiar você precisa manter esse seu bom humor natural de forma a integrar os seus entes queridos. As pessoas ao seu redor se envolvem facilmente com suas iniciativas especialmente se incluem passeios ao ar livre, atividades físicas ou ainda uma viagem de férias.

Saúde e Bem Estar: A hiperatividade que você impõe a si mesmo pode não ser sempre salutar! Permita-se alguns momentos de descanso ao longo do dia: faça uma pausa sempre que puder! Feliz Ano Novo!

Horóscopo de Capricórnio

Profissional e Financeiro: Esse foi o ano do Capricórnio que se empenhou bastante para alcançar os seus objetivos. E não foi nada fácil! Tudo foi conseguido com muito esforço e determinação e agora você pode colher os frutos de seu empenho. Não perca o seu tempo com as pessoas que não tem os mesmos seus objetivos! Melhor ignorá-los e seguir pelo seu caminho esquecendo aqueles que não estiveram ao seu lado no passado. Outras conquistas virão.

Pessoal e Afetivo: No ambiente doméstico e intimo você precisa demostrar com palavras e com ações àqueles que o rodeiam o quanto eles são importantes para você. O momento atual é adequado para fortalecer os laços afetivos e amorosos caso já tenha um relacionamento íntimo,

Saúde e Bem Estar: Você pode aproveitar esse momento para descansar da labuta e pode fazê-lo de forma criativa, iniciando uma nova atividade de lazer. Que tal iniciar um curso de pintura ou artesanato? Feliz Ano Novo!

Horóscopo de Aquário

Profissional e Financeira: As pessoas ao seu redor lhe demonstram respeito e apreço e isso o compensa pelo muito trabalho que tem desenvolvidos com os grupos com os quais está envolvido. Essa é uma semana de descanso, portanto, aproveite essa pausa para fazer um balanco de suas conquistas profissionais que necessitaram muito empenho de sua parte. Afaste de sua cabeça qualquer decepção causada por pessoas que o criticaram e siga em frente com seus objetivos.

Pessoal e Afetivo: Os seus sentimentos afetivos podem não estar sendo correspondidos e por causa disso pode se sentir um pouco solitário nesse período. Existe uma sensação de desalento no seu coração que em alguns momentos pode causar uma certa confusão em sua cabeça. Não se afaste das pessoas que ama por um sentimento de orgulho.

Saúde e Bem-Estar: Você precisa ocupar o seu dia com atividades de lazer, seja em reuniões sociais e familiares seja sozinho caso tenha vontade. O contato com a natureza é energético. Desfrute desse momento. Feliz Ano Novo!

Horóscopo de Peixes

Profissional e Financeiro: Com a aproximação de Júpiter em seu signo solar você receberá muitos convites profissionais e terá muitas oportunidades para ampliar o seu campo de atividade. Prepare os seus planos cuidadosamente e persiga os seus sonhos para não perder esse trem de prosperidade que estará passando em seu signo! Suas experiências em grupo serão as mais compensadoras em 2022.

Pessoal e Afetivo: Você está se sentindo em harmonia consigo mesmo e pode pensar em desfrutar da companhia das pessoas que você ama com otimismo pois estará se sentindo muito bem consigo mesmo. Se você estiver pensando em fazer numa viagem de lazer aproveite esse momento e abra os olhos: pode surgir um interesse amoroso.

Saúde e Bem-Estar: Para se manter em boa saúde você precisa controlar a sua tendência ao exagero: Júpiter pode ser perigoso pois pode fazer você perder o sentido da prudência. Desfrute dos prazeres de forma moderada. Feliz Ano Novo!

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.