A História do Décimo Grupamento de Bombeiros se funde com a própria história do município em seus áureos tempos de grande e vultuoso desenvolvimento e teve início  quando nos idos de 1958, o Prefeito Municipal de Marília, Dr. Miguel Argolo Ferrão, celebrou um convênio junto ao então Governador do Estado de São Paulo, Dr. Jânio da Silva Quadros, firmando proposta de instalação de uma organização do Corpo de Bombeiros na cidade de Marília.

      Tal convênio, porém, não foi levado avante, em virtude dos altos encargos financeiros que se apresentaram aos cofres municipais, que incluíam todos os encargos sociais dos bombeiros e mais a aquisição de viaturas especializadas, equipamentos, materiais e manutenção de todos os recursos humanos e materiais.

        Em 1968 retomaram-se os trabalhos para implantação do serviço de bombeiros em Marília, com o projeto de construção de um Posto de Bombeiros junto ao atual quartel do 9º BPM/I, na rua Rua Argentina, hoje Cap Alberto Mendes Júnior, nº 118, Bairro  Vista Alegre, em Marília.

        Em 10 de abril de 1970, a Polícia Militar do Estado de São Paulo passa por uma reestruturação e, em consequência, o Corpo de Bombeiros, sendo parte integrante da mesma Corporação, realiza estudos estratégicos, decidindo criar o Posto de Bombeiros de Marília como Terceira Companhia do Segundo Grupamento de Bombeiros,  este com sede em Campinas.

        Assim, como ponto geocêntrico, a Terceira Companhia de Bombeiros de Marília, sob o comando do Cap PM Adilson Aparecido Gonzaga e de um contingente de 10 bombeiros, torna-se a sede dos serviços de bombeiros das regiões de Dracena, Presidente Prudente, Lins e Bauru.

         Em 21 de outubro de 1970, foi finalmente celebrado o convênio entre o Estado e o Município de Marília, trazendo assim a consolidação do Sistema Operacional com o incremento de novas viaturas e materiais técnicos especializados para o enfrentamento das emergências de bombeiros.

       Em 10 de março de 1975 a Terceira Companhia de Bombeiros de Marília dá origem ao Décimo Grupamento de Incêndio, tendo sido seu primeiro comandante designado, o então Major PM Iracy Vieira Catalano, que juntamente com o então Prefeito municipal de Marília, instalaram a sede do Grupamento em uma edificação onde havia anteriormente funcionado uma escola.

       Inicialmente, o Grupamento estava locado nas mesmas dependências anteriores e como titular do cargo de Comandante foi designado, o então Major PM Iracy Vieira Catalano, hoje Coronel PM da Reserva, que contando com o Prefeito Municipal, Pedro Sola, concordaram e instalaram a sede do Décimo Grupamento de Incêndio, no dia 25 de junho de 1975, num prédio de uma antiga escola, amplo e no ponto geocêntrico da cidade, situado à Avenida Campinas nº 240, próximo ao Yara Clube de Marília. Essa sede mantém-se guardada com muito carinho na memória dos bombeiros daquela época.

Em junho de 1981, o Cap PM Silas Varela Sendin, assumiu o Comando Interino do Grupamento e, promovido em 25 de agosto de 1982, assumiu efetivamente o cargo e, por motivos políticos, teve que abandonar as instalações da Avenida Campinas.

                    A Cidade de Marília passou a ter dois Postos de Bombeiros sendo um na zona norte, à Avenida República nº 4503, com o nome de PB Palmital e outro na zona sul, à rua Capitão Alberto Mendes Jr, próximo ao quartel do 9º BPM/I com o nome de PB Vista Alegre, para onde retornou a sede do Grupamento.

                  Pensando na eficiência do socorro com o menor tempo-resposta aos avisos de emergência, o Comandante do Grupamento, Major PM Silas Varela Sendin, decide criar um terceiro Posto de Bombeiros, este no centro da cidade de Marília, sito à Av Nelson Spielmann, nº1285, sob o vão de uma ponte, ao qual dá-se o nome de PB José Bonifácio. As obras tiveram início em 02 de julho de 1985 e, na segunda quinzena de 1991, toda a estrutura de comando e estado-maior do Grupamento se instalam no novo Posto.

                 Em 13 de maio de 1989, o Terceiro Subgrupamento de Bombeiros do Décimo Grupamento de Incêndio, com sede em Presidente Prudente, é desmembrado, dando origem ao Décimo Quarto Grupamento de Incêndio, com sede em Presidente Prudente.

                 Seguindo o mesmo exemplo, em 04 de setembro de 1996, o Segundo Subgrupamento de Bombeiros de Bauru desvincula-se do Décimo Grupamento de Incêndio, formando o Décimo Sétimo Grupamento de Bombeiros, posteriormente renomeado como Décimo Segundo Grupamento de Bombeiros.

                    A nova estrutura organizacional do Décimo Grupamento de Bombeiros passou a contemplar uma Seção Administrativa, uma Seção de Finanças e uma Seção de Atividades Técnicas, estas na sede do Grupamento. Além dessas, o Grupamento passou a contemplar dois Subgrupamentos de Bombeiros, sendo um sediado em Marília, abrangendo os três Postos de Bombeiros da cidade de Marília e mais os PB de Garça e Tupã. O Segundo Subgrupamento de Bombeiros passa a abranger o Posto de Bombeiros das cidades de Assis, onde está sua sede e mais os PB de Santa Cruz do Rio Pardo, Ourinhos e Paraguaçu Paulista.

                    Já sob o comando do Ten Cel PM José Carlos Evangelista, o PB Vista Alegre sofre reformas para receber novamente a sede do Grupamento, o que é concretizado em 02 de julho de 1998.

Por ser uma das cidades com melhor qualidade de vida no mundo e igualmente uma das que mais cresce, foram realizados projetos de reurbanização de Marília, surgindo planos de demolição do viaduto José Bonifácio, em cujo vão estava situado o PB José Bonifácio, que tão bons serviços prestara ao Corpo de Bombeiros e à sociedade mariliense. Tal demolição foi levada a efeito em 29 de setembro de 2002.

                    Assim sendo, o PB José Bonifácio foi desocupado, tendo todo o seu equipamento, viaturas e efetivo sido remanejado para os PB Vista Alegre e Palmital.

                    Em 2000, sob o comando interino do Major PM Marcos Antônio Carchedi, iniciam-se estudos para avaliação da servibilidade de um prédio abandonado havia anos, vizinho ao viaduto José Bonifácio, sito à Av Nelson Spielmann, nº 1219, pertencente à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo e que apresentava aparentemente ser bastante amplo, apesar de ter suas instalações elétricas e hidráulicas totalmente danificadas, vidraças quebradas e estar tomada por um espesso matagal.

                    Concluída a vistoria da edificação e confirmada sua aptidão para sediar o Grupamento, imediatamente iniciaram-se suas obras de reforma, possibilitando que em   25 de abril de 2002, fosse realizada uma grande solenidade, presidida pelo Maj PM Marcos Antônio Carchedi, com as presenças do Comandante do Corpo de Bombeiros, Cel PM Wagner Ferrari, o Prefeito Municipal de Marília José Abelardo Guimarães Camarinha e todos os Comandantes de Grupamento de Bombeiros de todo o Estado.

                    Estava reestabelecido o Posto de Bombeiros José Bonifácio, Como Sede do Grupamento.

Neste dia 6 de agosto toda a corporação esteve em festa solene para comemorar o 51º aniversário deste que um modelo para todo o estado de São Paulo. Estamos falando do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Marilia. A assessoria de imprensa remeteu a nossa redação uma nota a respeito de tão importante data. Confira;

O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA, se congratula com todo o grupamento pelos relevantes serviços prestados à população ao longo de todos este anos.

DIRETO DA REDAÇÃO.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.