O indicador faz parte de um estudo que mede a exposição à violência nas cidades paulistas com mais de 50 mil habitantes.

Levantamento divulgado pelo “Instituto Sou da Paz” coloca Ourinhos entre os 60 municípios com menor taxa de violência do Estado de São Paulo. O indicador faz parte do estudo publicado na nova edição do Índice de Exposição aos Crimes Violentos (IECV) de 2020, que mede a exposição à violência nas cidades paulistas com mais de 50 mil habitantes.

Ourinhos apresentou índice 6,46 em casos de Exposição aos Crimes Violentos (IECV) e 3,54 em situações de crimes violentos, mas que afrontam a vida, como homicídio e latrocínio.

O secretário municipal de Segurança Pública, Elvis Botega, disse que a boa classificação de Ourinhos no levantamento divulgado pelo Instituto Sou da Paz é reflexo da estrutura que o município apresenta na área da Segurança Pública.

Nos últimos anos, a gestão municipal investiu nas criações da Central de Videomonitoramento 24h – com mais de 2 mil câmeras espalhadas pela cidade – e da Guarda Municipal, e ainda intensificou o trabalho conjunto com as Polícias Militar e Civil, entre outras ações.

“A cidade está bem colocada e tivemos uma forte queda nos indicadores de crime patrimoniais em 2020. Esse investimento na segurança pública por parte do município traz um ganho para população com relação à sensação de segurança”, destacou o secretário.

Lançado pela primeira vez em 2018, o IECV foi criado para facilitar uma avaliação que agregue várias dimensões da violência e da segurança pública no estado de São Paulo, analisando diferentes tendências criminais e permitindo uma comparação das estatísticas entre cidades e distritos policiais ao longo do tempo, permitindo a comparação do nível de exposição da população a esses crimes.

O IECV é calculado a partir da média ponderada de três subíndices: crimes letais (homicídio e latrocínio), crimes contra a dignidade sexual (estupro) e crimes contra o patrimônio (roubo – outros, roubo de veículo e roubo de carga). São analisados, segundo esses critérios, os 141 municípios do estado com ao menos 50 mil habitantes.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.