O Brasil passou, neste sábado (23), a marca de 22 mil mortos em decorrência do coronavírus. De acordo com dados do Ministério da Saúde, com 965 mortes registradas nas últimas 24h, o país tem agora 22.013 óbitos. 

Já os casos confirmados são 347.398, com 16.508 acrescentados neste sábado.

A pasta também informou que 142.587 pessoas já se recuperaram da doença. 

Com os números anunciados na sexta-feira (22), o Brasil passa a ocupar o 2º lugar no ranking de países com mais casos confirmados de Covid-19 no mundo, ultrapassando Espanha, Reino Unido e Rússia, ficando atrás agora somente dos Estados Unidos, que possui até o momento 1,5 milhão de casos, de acordo com os dados da Universidade Johns Hopkins

Últimas notícias sobre o coronavírus no giro pelo mundo

Espanha retomará o turismo estrangeiro a partir de julho

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, anunciou neste sábado que a Espanha retomará em julho “a entrada do turismo estrangeiro em condições de segurança”, “Haverá uma temporada turística neste verão”, acrescentou ele em uma entrevista coletiva, na qual destacou o “peso fundamental” da hotelaria e do turismo na economia espanhola, além de seu “enorme prestígio internacional”.

A Espanha responde, dessa forma, ao clamor do setor de turismo, o de maior peso na economia do país, e envia uma clara mensagem de confiança para recuperar o turismo estrangeiro, após as medidas restritivas adotadas e ainda em vigor, como o estabelecimento de quarentena de 14 dias para viajantes de outros países pela duração do estado de alarme. Companhias aéreas, hoteis e outros negócios do setor haviam alertado que grandes operadores turísticos estrangeiros estavam olhando para outros países como Itália, Portugal ou Grécia, para retomar suas reservas neste verão europeu, devido à incerteza gerada na Espanha pela falta de planos concretos para a saída do isolamento social.   

Depois do campeonato alemão, agora é a vez do espanhol ser retomado

Leonel Messi entrará em campo de novo a partir de 8 de junho, anunciou o Governo espanhol neste sábado. O campeonato local de futebol, um dos mais estrelados e mais vistos do mundo, foi autorizado a seguir a partir da data, realizando as 11 rodadas que faltam.

Argentina supera 10.000 casos de covid-19

A Argentina registrou na sexta-feira 10.649 casos de covid-19 e 433 mortes pela doença, informa a correspondente em Buenos Aires, Mar Centera. O Ministério da Saúde do país vizinho registrou 17 mortes e 718 infecções em 24 horas. 

Do total de casos positivos, 948 (8,9%) são importados, 4.648 (43,6%) são contatos próximos de casos confirmados, 3.314 (31,1%) são de circulação comunitária e o restante está sob investigação epidemiológica. .

Com 404 novos infectados e 4.606 acumulados desde março, a capital argentina continua sendo o foco principal, seguida pela província de Buenos Aires, que registrou 266 nas últimas 24 horas e um total de 3.575.

Casos de coronavírus aumentam 40% em uma semana na Venezuela

A Venezuela é um dos países latino-americanos com o menor número de casos de coronavírus, pelo menos de acordo com os números oficiais oferecidos pelo governo de Nicolás Maduro. São menos de mil infecções e 10 mortes. No entanto, a Academia de Ciências Físicas, Naturais e Matemáticas vem alertando há semanas sobre o atraso no desenvolvimento da pandemia no país e aumentando a possibilidade de que os casos registreme, em breve, uma expansão acelerada na faixa de 1.000 a 4.000 pessoas infectadas diariamente. Em maio, as infecções aumentaram em 60%. Só nos últimos seis dias, o aumento foi de 40%

Já são mais de cinco milhões de casos de covid-19 no mundo, diz OMS

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ja são 5.061.476 casos de infecção pelo novo coronavírus em todo o mundo. A pandemia afeta 216 países ou territórios.

São Paulo registra 272 novas mortes por coronavírus em um dia e passa de 6 mil mortes

Funcionários do Cemitério de Vila Formosa, em São Paulo, abrem covas para vítimas do coronavírus — Foto: AP Photo/Andre Penner

O estado de São Paulo registrou mais 272 mortes por coronavírus em um dia e chega a 6.045 mortes pela doença, segundo a Secretaria de Estado de Saúde. O vírus infectou 80.558 pessoas em 505 municípios do estado.

Mais da metade dessas pessoas infectadas é da capital paulista. Até o último balanço da Prefeitura, na quinta-feira (21), a capital tinha 3.252 mortes e 44.516 infectados. Embora a capital paulista ainda concentre a maioria dos casos, estudos realizados pelo governo mostram que a doença tem avançado de forma acelerada para o interior e litoral.

Segundo a Secretaria de Saúde, há 11,9 mil pacientes internados no estado, sendo 4.674 em UTI e 7.242 em enfermaria. Até o momento, já ocorreram 15.981 altas.

A taxa de ocupação dos leitos de UTI reservados para atendimento a Covid-19 é de 73,7% no estado e 89,2% na Grande São Paulo.

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou neste sábado a morte de um paciente de 64 anos com doenças preexistentes no Hospital de Campanha do Anhembi. No acumulado foram 24 óbitos nos hospitais de campanha da prefeitura, sendo 23 no Anhembi e um no Pacaembu.

No Hospital de Campanha do Ibirapuera, administrado pelo governo estadual, a primeira morte foi registrada na última quinta feira ( 21 ).

Perfil das vítimas

Entre as vítimas, 3.558 são homens e 2.487, mulheres. A maior parte das mortes, 72,9% , foram de pacientes com 60 anos ou mais.

Os principais fatores de risco associados são cardiopatia (58,7% das mortes), diabetes mellitus (43,3%), doença neurológica (11,3%), doença renal (10,4%) e pneumopatia (9,6%). Em menor número, foram também identificados outros fatores como imunodepressão, obesidade, asma e doenças hematológica e hepática.

Estado de São Paulo passa de seis mil mortes neste sábado (23) — Foto: Reprodução/TV Globo

Pandemia pode seguir até outubro

Dimas Covas, coordenador do Centro de Contingência da Covid-19, disse nesta sexta-feira (22) que se o isolamento social não for superior a 70% nos próximo dias, a pandemia do coronavírus vai se prolongar até outubro deste ano em São Paulo.

“Se nós tivéssemos um índice de isolamento superior a 70%, essa epidemia ela estaria sob controle. No ritmo atual, não estamos chegando a 55% como mostram as projeções médias, vamos dizer assim, essa epidemia vai se prolongar. Ela vai além de agosto, setembro e provavelmente poderá chegar até outubro”, disse Covas.Segundo ele, a curva continua crescendo, atingido velocidade.

“E essa velocidade se aproxima do seu máximo como será nos próximos dez dias, próximos quinze dias, pelo menos essa é a previsão. E nós estamos aí num impasse. As medidas de isolamento social que já foram maiores lá no fim de março, começo de abril, hoje ainda estão muito aquém do que seria necessário para frear essa velocidade”, disse o coordenador.

Isolamento social em São Paulo é de 48%, aponta Sistema de Monitoramento Inteligente

O Sistema de Monitoramento Inteligente do Governo de São Paulo mostra que o percentual de isolamento social no Estado foi de 48% ontem.

Já na capital, que desde quarta-feira está em um feriado prolongado que vai durar até a próxima terça, a taxa ficou pouca coisa acima do Estado no mesmo dia: 49%.

No início da pandemia, autoridades diziam que o mínimo para que se controlasse a doença era um isolamento de 70%, percentual que nunca foi atingido, nem na capital e nem no interior.

O coronavírus nas regiões de Bauru e Marília

coronavírus NO BRASIL

Lençóis Paulista registra a quinta morte por Covid-19

A prefeitura de Lençóis Paulista (SP) informou no início da noite deste sábado (23) o registro da quinta morte de um morador da cidade causada pela Covid-19.

Balanço Covid-19 Lençóis Paulista — Foto: Prefeitura de Lençóis Paulista/Divulgação

Segundo a Secretaria de Saúde de Lençóis Paulista, a paciente era uma mulher de 73 anos, que sofria de diabetes e de problemas cardíacos. Ela estava internada no Hospital Estadual de Bauru, onde morreu.

De acordo com boletim epidemiológico da prefeitura, Lençóis Paulista conta até agora com 145 casos confirmados de Covid-19, além de outros 36 considerados suspeitos e que aguardam confirmação por exames. Ainda segundo a prefeitura, 59 pessoas já se recuperaram da doença.

Ubirajara confirma primeira morte provocada pela Covid-19

Balanço Covid Ubirajara

A prefeitura de Ubirajara (SP) informou neste sábado (23) a primeira morte na cidade causada por complicações provocadas pela Covid-19. A paciente é uma idosa de 75 anos que morreu no último dia 16 em um hospital particular de Marília, mas somente agora o óbito teve a causa confirmada.

Segundo boletim epidemiológico da prefeitura, Ubirajara tem 12 casos confirmados de Covid-19, além de outros dois considerados suspeitos, à espera de exames.

Itapuí confirma a primeira morte causada pela Covid-19

A prefeitura de Itapuí (SP) informou no fim da noite desta sexta-feira (22) o registro da primeira morte de um morador da cidade por complicações causadas pela Covid-19. Além do primeiro óbito, a prefeitura também informa que a cidade possui seis casos confirmados de coronavírus, além de mais um considerado suspeito, aguardando resultado de exames.

Balanço Covid-19 Itapuí

Bofete registra a primeira morte por Covid-19

A prefeitura de Bofete (SP) confirmou no fim da tarde desta sexta-feira (22) a primeira morte de um morador da cidade causada por Covi-19. O paciente é um homem, com idade entre 40 e 50 anos, e que também era o único caso confirmado da doença na cidade. Segundo a prefeitura, dois pacientes com sintomas aguardam resultados de exames para confirmar o diagnóstico.

Centro-oeste paulista tem 1.418 casos, sendo 69 mortes (entre parenteses)

  • Bauru: 247 (12)
  • Botucatu: 211 (7)
  • Jaú: 163 (5)
  • Lençóis Paulista: 145 (5)
  • Sta. Cruz: 59
  • Ourinhos: 52 (4)
  • Assis: 43 (5)
  • Marília: 41 (1)
  • Lins: 33 (6)
  • São Manuel : 32 (1)
  • Piratininga: 30 (1)
  • Barra Bonita: 27 (1)
  • Agudos: 26 (1)
  • Pederneiras: 23 (2)
  • Igaraçu do Tietê: 19 (1)
  • Quatá : 19 (2)
  • Macatuba: 17 (1)
  • Sta Maria da Serra: 17
  • Tupã: 13 (1)
  • Ibitinga: 12 (2)
  • Mineiros do Tietê: 12 (1)
  • Ubirajara: 12 (1)
  • Bariri: 10 (1)
  • Garça: 10
  • Torrinha: 10
  • Bocaina: 9
  • Areiópolis: 8
  • Pirajuí: 8 (1)
  • Itápolis: 7
  • S. Pedro do Turvo: 7
  • Tabatinga: 7
  • Borborema: 6
  • Itapuí: 6 (1)
  • Cândido Mota: 5
  • Ibirarema: 5
  • Promissão: 5
  • Dois Córregos: 4 (1)
  • Herculândia: 4
  • Itatinga: 4 (1)
  • Pedrinhas: 4 (1)
  • Pratânia: 4
  • Quintana: 4
  • Anhembi: 3
  • Guaimbê: 3
  • Presidente Alves: 3
  • Salto Grande: 3
  • Uru: 3 (1)
  • Avaí: 2
  • Boraceia: 2
  • Borebi: 2
  • Iacanga: 2
  • Palmital: 2
  • Pardinho: 2
  • Paulistânia: 2
  • Reginópolis: 2
  • Álvaro de Carvalho: 1 (1)
  • Arealva: 1
  • Avanhandava: 1
  • Bofete: 1 (1)
  • Chavantes: 1
  • Duartina: 1
  • Getulina: 1

Bauru descarta oito casos suspeitos de Covid-19

O boletim epidemiológico atualizado neste sábado (23) pela Secretaria Municipal de Saúde traz uma boa notícia para Bauru porque descarta oito casos suspeitos do novo coronavírus. Assim, o município já possui 784 ocorrências negativadas.

Por outro lado, o informe mostra a confirmação de dois casos da Covid-19, elevando o total: 247. O número de suspeitos (ainda em apuração), por sua vez, caiu de 26 para 23.

A quantidade de mortes segue inalterada: 12 vítimas fatais. Não há qualquer óbito em investigação. O número de curados também se manteve o mesmo do boletim anterior: 182.

No Boletim de Marília, a morte de uma criança de 10 anos é investigada por suspeita de Covid-19

Balanço Covid-19 Marília

A prefeitura de Marília informou neste sábado (23) que incluiu em seu boletim epidemiológico uma morte suspeita de ter sido causada por coronavírus. Segundo a prefeitura, trata-se de uma garota, de 10 anos, que morreu após dar entrada no Hospital Materno Infantil na última quarta-feira (20) com parada cardiorrespiratória. Foi colhido exame para Covid-19 e a prefeitura aguarda o resultado. A cidade manteve-se com 41 casos confirmados, 49 suspeitos e uma morte provocada pela doença.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.