As ofertas do Black Friday são uma boa oportunidade para comprar aquilo que você estava precisando e ainda economizar, mas neste momento é preciso atenção redobrada para não acabar caindo no conto do “falso desconto”.

Se você trabalha com marketing digital sabe o poder que a data Black Friday representa para quem vende produtos ou serviços pela internet. O intuito deste nosso artigo nesta edição é compartilhar algumas estratégias e dicas para você aplicar em seu negócio na Black Friday Marília/Brasil 2019.

O resultado de vendas nessa data é tão surpreendente que muitos e-commerces relatam vender em um único final de semana, o equivalente a um mês inteiro de faturamento. O mais interessante é que se você investir corretamente em campanhas de links patrocinados, Facebook Ads, engajamento e disparo de e-mail marketing, redes sociais, etc, você poderá potencializar ainda mais os resultados.

Dia da Black Friday

Assim como em todos os anos, a Black Friday acontece sempre no mês de Novembro, na data após o Dia de Ação de Graças, comemorado nos EUA. Portanto, em 2019 a data cairá no dia 29 de Novembro. Ou seja, ainda há tempo de se programar e aplicar as dicas que listaremos aqui. É sempre bom lembrar que no ano passado, a Black Friday Brasil quebrou todos os recordes!

Nem sempre, porém, a expectativa corresponde à realidade. Então, é preciso ficar atento para fazer bons negócios. Para isso, o primeiro passo é saber se um produto que está na lista de descontos realmente está com o melhor preço naquela loja ou, ainda, se está mais barato em outro site.

A ação promocional Black Friday tem conquistado empresários e consumidores brasileiros ao longo do tempo e hoje faz parte da estratégia de marketing de uma infinidade de empresas, mas no comércio eletrônico essa data merece alguns cuidados.

Por isso, um especialista em infraestrutura de TI separou algumas dicas de compra segura na internet sem cair na tentação de comprar por impulso. Já o JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA descobriu uma extensão para navegadores que pode ajudar nessa tarefa. Logo após as dicas, você confere como como obtê-la:

 1- Cuidados para identificar a segurança da página da promoção

A nova legislação, em vigor desde 2013, dispõe que a loja on-line informe em local visível o número de CNPJ, endereço físico e número de telefone. Se um site de comércio eletrônico que opere no Brasil não estiver seguindo a lei, recomendamos não prosseguir a compra. Lembre-se também de pesquisar sobre a reputação da loja.

De acordo com ela, é preciso verificar se o endereço em que se deseja comprar é seguro. Os sites mais seguros têm o selo de ‘Internet Segura’ ou ‘Site Seguro’. Geralmente eles têm o ícone do cadeado na barra de endereço/status. Portanto, pesquise sempre a reputação da loja e ouça a opinião de outros usuários sobre a experiência de compra.

2- Atenção ao roubo de dados e envio de vírus pelos sites de comércio eletrônico

As precauções são necessárias porque hackers, muitas vezes, roubam dados ou enviam vírus por meio dessas lojas virtuais. A primeira sugestão é não fazer compra por Wifi público, pois o estabelecimento pode não ter os recursos adequados de segurança. É conveniente também se certificar que sua máquina faça atualizações recomendadas pelo fabricante, pois isso diminui o risco de ataques e vírus. Certifique-se que seu computador possui um bom antivírus, para ajudar a diminuir o risco e outra dica importante é não deixar os dados do cartão de crédito salvos nos sites de compras, pois se estes forem invadidos, seus dados ficarão vulneráveis. Muitas vezes somos direcionados e não percebemos.

3- Desconfie de ofertas vantajosas demais

Todo beneficio tem um custo e, portanto, desconfie de ofertas muito generosas. Por exemplo, se o produto que você procura tem preço médio de R$ 5 mil, não há como, o mesmo artigo, com a mesma qualidade, ser vendido por R$ 1 mil. Você pode comprar algo que não irá receber ou comprar um produto sem procedência. A ideia da Black Friday é realizar uma promoção, mas sem prejuízo para ninguém.

4- Faça seu cadastro com antecedência nos ‘sites oficiais’ da Black Friday

Se você se cadastrar com antecedência em sites que vão participar da Black Friday, poderá receber ofertas com antecedência e começar logo a acompanhar as promoções que virão. Quem faz o cadastro em empresas que geralmente costuma comprar, recebe informações durante o ano todo e assim poderá analisar se o produto está realmente com preço menor na Black Friday.

5- Compare preços com antecedência

Para fazer boas compras na web, convém visitar diferentes sites de comércio eletrônico para comparar preços e saber se o desconto é real. Se você comparar os números com antecedência, saberá exatamente a média do valor do produto desejado, evitando cair em possíveis falsas promoções. Pesquise sempre antes se você tem interesse em comprar algum produto nessa época. Veja, por exemplo, que preço este produto tem numa semana ou num mês antes, para que possa ter certeza que ele realmente tem um valor especial nesta data.

6-Comece separando os produtos por níveis de prioridade. Faça uma lista

Primeiro, aqueles que você realmente precisa, depois passe para os produtos que você deseja, mas que não são tão necessários e, por último, os presentes. Com a lista em mãos é mais fácil procurar os produtos importantes e não se perder em meio a um mundo de descontos.

7-Defina produtos semelhantes

Complete a lista que você criou anteriormente com alguns produtos semelhantes aos que você deseja ou necessita comprar. Sendo assim, caso algum produto que você queria muito se esgote rapidamente ou não entre em promoção, você já terá listado alguns similares que podem substituí-lo.

8-Antecipe as compras de Natal

Esse é um bom momento para investir nos presentes e compras natalinas, você pode evitar as filas e não vai acabar deixando as compras para a última hora, quando os preços costumam ficar exorbitantes. Pense com calma naquilo que você pretende comprar para o Natal (pode não ser o melhor ano para presentear todo mundo que você queira) e coloque na lista.

9-Efetue o seu cadastro

Listas prontas? Já sabe em que sites vai comprar? Não deixe para se cadastrar apenas no dia 24, o site pode congestionar ou ter falha no carregamento, crie logo sua conta para não acabar perdendo as promoções.

10-Saiba o que você está comprando

Devido ao alto número de acessos, alguns sites costumam congestionar no dia das promoções. Assim, se você já souber as especificações do produto que quer, não perderá tempo pesquisando e não corre o risco de errar na escolha.

Avalie, também, se vale a pena trocar o celular, o computador ou a televisão. Mesmo que o desconto seja bom, o produto pode não ser exatamente melhor do que aquele que você já têm.

11-Confira se a loja é confiável

Nessa época de promoção surgem muitas lojas de fachada, que parecem confiáveis, mas não são. Uma boa dica é checar no site Reclame Aqui, ou mesmo no site do Procon, eles listam as lojas e avaliam a reputação delas.

O próprio Google também pode ser seu aliado nessa busca, verifique se algum conhecido já comprou na loja que você está querendo comprar. Se prevenir nunca é demais!

12- Estabeleça um limite

Antes de pensar em fazer qualquer compra, é necessário analisar seu orçamento e ver qual a sua real condição financeira. Na Black Friday não é diferente, avalie suas finanças e saiba exatamente qual o limite que você pode gastar.

Não adianta de nada satisfazer todos os seus desejos de consumo momentâneos e fazer dívidas que você não poderá pagar, não é mesmo? Lembre-se sempre: compra inteligente é aquela que não pesa ou não pesará no seu bolso.

13-Monitore

Se inscrever nos canais de newsletter também pode ser muito eficiente, você receberá em primeira mão as novas promoções e não vai deixar passar nada. Além disso, fique atento aos falsos descontos, algumas lojas aumentam o preço do produto para diminuir no dia da Black Friday e assim fazer parecer que o produto está com um desconto bem maior.

Outra ideia válida é deixar os produtos selecionados no carrinho, muitas lojas podem ter campanhas de desconto extra para finalizar vendas e esses descontos podem ser enviados para o seu e-mail.

14-Se prepare para comparar preços

Em edições passadas, a Black Friday brasileira foi motivo de piada com o bordão “tudo pela metade do dobro”. Contudo, sites como Buscapé,e  Zoom podem ser seus grandes aliados e te ajudar na tarefa de comparar preços. Um determinado produto pode ter um desconto maior em uma loja do que na outra, não custa nada conferir.

Quanto mais você souber sobre o histórico de preços de um produto, mais bem preparado estará na Black Friday. (Se, digamos, uma TV com preço de venda tiver tido um preço ainda menor no passado, as chances são boas de que isso aconteça novamente.)

15-Mantenha a Calma

Não se preocupe em comprar tudo no dia da Black Friday, existem várias promoções ao longo do mês para aproveitar, mas também não se deixe levar pelo impulso, existem muitas oportunidades de desconto ao longo do mês, você não precisa ir correndo comprar a primeira que aparecer.

16-Use o Cashback para ampliar seu desconto

Psiu! Há uma maneira de economizar ainda mais na Black Friday (e na Cyber ​​Monday e em todos os outros dias de compras do ano): Use um serviço de devolução de dinheiro, ou cashback. Os sites de reembolso permitem que você receba dinheiro de volta em compras. Não esqueça de ativar o Méliuz no seu navegador.

17-Lembre-se nem tudo é realmente um bom negócio

Nem tudo na Black Friday é um bom negócio. Muitas vezes, os varejistas não têm que oferecer seus preços mais baixos até mais perto de 25 de dezembro. Isso pode significar que o item à venda com 30% de desconto pode cair para 40% ou mais quanto mais perto chegar o Natal.

Agora é só esperar pelas promoções e aproveitar!

Conheça abaixo a  extensão para navegadores que pode ajudar  você na tarefa de monitoramento de produtos e preços. Veja como obtê-la:

1. Acesse o site Olhar Digital Ofertas.

2. Na página, clique no botão correspondente para adicionar a extensão ao navegador. No tutorial, foi utilizado o Firefox:

3. Clique em “Adicionar ao Firefox” e, em seguida, em “Adicionar”:

Depois de instalá-la, é fácil verificar o histórico de preços de um produto e comparar seu custo em diferentes sites (desde que sejam monitorados pela ferramenta). Confira:

1. Acesse a página do produto desejado em uma loja online.

2. Nessa página, uma barra será adicionada na parte superior:

3. Para conhecer seu histórico de preço, clique na opção “Gráfico”:

4. Já para ver o preço do mesmo produto em outras lojas e saber onde ele custa menos, clique em “Comparar preços”:

Se preferir não fazer a compra na hora, é possível utilizar a função “Quer pagar quanto?”. Nela, pode-se definir o preço que se quer pagar por um produto para que a ferramenta o monitore e envie uma notificação quando ele estiver na condição especificada. Com o plugin é possível,  ainda, saber quando há cupons ativos nas lojas monitoradas. Assim que o usuário inicia as compras na loja virtual, o próprio sistema testa e aplica o cupom que garantir mais descontos na compra do consumidor.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.