Mais uma noticia triste neste final de semana e que como profissionais da imprensa nos compete informar, sem com isto, querer sensacionalizar em cima de uma verdadeira tragédia. Segundo consta, por volta das 14H30 uma adolescente de apenas 16 anos, na flor da idade atentou contra sua própria vida.

O fato ocorreu na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros no sentido Marília-Oriente, nas proximidades da passarela para pedestres no Distrito de Padre Nóbrega. A mesma conforme as imagens teria se arremessado na frente do caminhão que não conseguiu se desviar a tempo.

Foram acionadas a unidade resgate do corpo de bombeiros e a equipe da concessionária Eixo, que chegou a tentar socorre-la mas, devido aos graves ferimentos sofridos em virtude do impacto a mesma acabou não resistindo.

Nossa reportagem acompanha o desenrolar da ocorrência. A identificação da vítima e do condutor do caminhão não foram divulgadas. Por mais que existam canais trabalhando com o objetivo de se evitar esta ação, a cidade de Marília continua sendo a campeã estadual em ocorrências desta natureza.

Os motivos fogem a nossa vã filosofia. Algumas pessoas colocam a cidade em uma sinergia negativa, outras levam pelo lado espiritual e, enquanto se trava a batalha do achismo os números aumentam a cada ano. Por esta razão, o JORNAL DO ÔNIBUS DE MARILIA utiliza a matéria para divulgar mais um vez um artigo de conscientização sobre o assunto. Se você tem alguém na família com depressão ou a sintomatologia similar, Confira;

Aprenda a Identificar 5 Sinais de Tendência Suicida

Todos sabemos o quanto é complexo falarmos de nossas emoções e de expressarmos o que realmente sentimos. Uma pessoa que planeja o suicídio em seus momentos de explosão ela pode dizer que quer morrer e, muitas vezes isso não se trata somente de uma ameaça, é algo que está já criando raízes em sua mente e só aguarda por um momento propício.

A angústia, tristeza e sentimentos depressivos são na verdade um pedido silencioso de socorro, onde podemos encontrar – se analisarmos mais a fundo – mais sinais de que essa pessoa já procurou como se matar.

Muitas vezes somente um bom relacionamento com pessoas próximas consegue driblar o desespero e aceitar um tratamento adequado. Por isso é tão necessário manter a atenção nessa pessoa, por menor que seja o sinal de uma tendência suicida. Lembre-se que todo cuidado é na verdade demonstração de afeto e amor.

Identifique 5 Sinais de Tendência Suicida

tendência suicida

1. Tristeza excessiva e isolamento

Aos poucos a pessoa vai se afastando. Dos amigos. Da família. De tudo. Não realiza as atividades que gosta e parece não estar mais interessada em nada. Esses são alguns sintomas da depressão, e dependendo do nível e tempo, pode levar ao suicídio.

Às vezes a pessoa pode não perceber o que está passando com ela, por isso, é importante notar como as pessoas ao seu redor estão agindo. Tristeza extrema ou isolamento constante podem significar que a pessoa não está bem e precisa de ajuda. Um bom relacionamento pode ser a chave para ajudá-la.

2. Frases de alerta

Nunca devemos subestimar o que uma pessoa está falando, muito menos, menosprezá-las. Quando alguém falar “Eu quero morrer”, não a classifique como dramática, fique atento a tendência suicida. Adolescentes costumam não ser levados a sério nessas situações, o que é extremamente perigoso. O pedido de socorro pode ser explícito e devemos estar atentos a cada um deles.

Preste atenção nas seguintes frases ou correlatas:

– “Eu preferia estar morto”;

– “Eu não posso fazer nada”;

– “Eu não aguento mais”;

– “Eu sou um perdedor e um peso pros outros”;

– “Os outros vão ser mais felizes sem mim”.

3. Consumo abusivo de bebidas, drogas e remédios

angústia pelo qual pessoa está passando pode levá-la a procurar fugas da realidade. O consumo em excesso de bebidas alcoólicas, drogas e remédios é uma das maneiras que a pessoa acha de tentar escapar das dificuldades do mundo real e encontrar um alívio imediato.

O risco dessa situação, principalmente em pessoas com depressão e que estão pensando em como se matar, é o efeito desses componentes. O consumo abusivo deles pode desencadear um momento impulsivo, o que pode resultar no suicídio.

4. Resolução de assuntos pendentes

Pagar dívidas e contas. Desapegar-se dos bens matérias. Despedir-se de pessoas próximas. A pessoa começa a agir como se fosse realizar alguma viagem de longa duração. Ela não deixa nenhuma pendência com as pessoas próximas ou com o mundo material. Tome cuidado, pois esses podem ser sinais de que o suicídio já foi definido.

Ela quer ter certeza de que não irá trazer problemas para a família e amigos depois de sua morte e de que se despediu de todos. Em alguns casos, a pessoa também passa muito tempo escrevendo, o que poderia ser uma carta de despedida ou testamento.

5. Melhora aparente

“Mas ela melhorou tanto. Nem parecia mais triste”. Não é por que a pessoa deixa de demonstrar tristeza, que está tudo bem. Principalmente, se for uma mudança repentina. Frases assim surgem após o acontecimento final, porém, caso detectado a tempo, pode significar a ajuda necessária.

A melhora ocorre, geralmente, porque a pessoa decidiu o que fazer. Sendo assim, não possui mais conflito interno e ela passa agir como se estivesse bem, apesar da escolha pelo suicídio. Nessas situações, é importante prestar atenção na mudança súbita de comportamento, pois pode indicar a tendência suicida.

Números e ajuda

800 mil pessoas. Esse é o número aproximado de pessoas que morrem por suicídio todos os anos. Se formos levar em consideração as pessoas que tentaram o suicídio, devemos multiplicar essa quantia por 20 (16 milhões no total). Esses números são uma estimativa da Organização Mundial da Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, a pessoa pode buscar ajuda para prevenir o suicídio nos seguintes lugares:

– Centro de Valorização da Vida (CVV) – 188 (ligação gratuita);

– CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde);

– UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro e Hospitais.

Das opções citadas, o Centro de Valorização da Vida é um dos mais utilizados. Ele oferece apoio emocional e ajuda na prevenção do suicídio. A linha é gratuita e voluntária. Ela atende todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

DIRETO DO PLANTÃO POLICIAL

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.