O fato está começando a tomar proporções incalculáveis e causa uma estranheza a omissão da administração municipal a respeito do assunto que já chegou a esfera do Ministério do Trabalho. Fato é que, agentes de trânsito da Emdurb deverão realizar nesta sexta feira ( 4) por volta das 19H30 um protesto na Rua São Luiz, entre as Ruas Campos Sales e Arco Verde. O motivo seria supostas “perseguições e assédio” por parte da direção da Emdurb.

Apenas para recapitular os fatos, a noticia estourou com uma verdadeira bomba na manhã do dia 20 de abril deste ano, nos bastidores da politica mariliense e principalmente entre os servidores públicos municipais em matéria publicada pelo JORNAL DO ÔNIBUS de MARÍLIA. Na ocasião, segundo as informações, teria ocorrido um caso gravíssimo envolvendo a EMDURB e os agentes de trânsito.

Servidores que atuam como agentes de trânsito na Emdurb (Empresa de Municipal de Mobilidade Urbana de Marília) denunciaram ao MPT (Ministério Público do Trabalho) a ocorrência de assédio moral, coação e perseguição no órgão. Após receber a denúncia o MPT enviou ofício ao Sindimmar (Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos Municipais de Marília), para que fosse feita a representação por meio da entidade sindical.

Uma Assembleia geral foi realizada na noite anterior, ou seja; no dia 19 de abril, com agentes da Emdurb, que confirmaram as denúncias e definiram as ações que seriam adotadas para resolver esse problema e outras questões, inclusive trabalhistas. Os trabalhadores confirmaram a prática de assédio moral e coação, inclusive com a contratação de um servidor acusado de perseguição, que atuou na empresa pública em 2010.

Passou-se os dias, e apesar de uma reunião ocorrida entre o sindicato e administração municipal, tudo continua como antes no verdadeiro quartel de Abrantes. A posição do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, é contra o que parte da categoria considera “assédio moral”, em relação às escalas de trabalho.

Este Jornalista chegou a receber denuncias de agentes que estariam cumprindo escala em ruas desertas e horários questionáveis e também com exclusividade, as escalas. Confira;

O local da manifestação se justifica por um ato de solidariedade a uma agente que estaria escalada nesse trecho das 13h às 22h para um pseudo monitoramento do trânsito “a pé e sem qualquer dispositivo de segurança”.

Nossa reportagem apurou que o Sindicato aponta claramente para o um caso de “retaliação”. Segundo carta dos agentes, recentemente foi afixada no painel de avisos do setor uma alteração brusca na escala de serviços dos agentes, que não foram consultados e sequer avisados previamente das mudanças, demonstrando um cenário ditatorial.

Um dos agentes de forma indignada chegou a declarar; “Essa é a terceira mudança de escala que sofremos somente em 2021 e a quarta mudança em menos de um ano. Não pudemos nem nos adaptar totalmente a escala anterior e já mudaram de novo. Desde a nomeação do novo chefe do setor, já sabíamos que eles tentariam nos intimidar, aliás, essa nomeação foi a gota d’água para que os agentes se revoltassem de vez com a diretoria da Emdurb”, desafabou.

Voltando a reunião ocorrido em 19 de abril, as informações relatam que o assédio moral teria ocorrido na ocasião em que houve a apreensão de motos pela Justiça. Um vídeo circulou nas redes sociais e grupos de aplicativo de celular, mostrando o recolhimento dos veículos. A partir disso, alguns agentes foram chamados para uma reunião na Emdurb, onde foram obrigados a entregar os celulares particulares, para verificação da existência ou produção do vídeo.

“A reunião teve até uma ata, que foi lavrada por uma representante do jurídico. Diante do ocorrido, foi solicitada essa ata e os demais registros da reunião, mas eles alegam que não existe ata alguma”, apontou um servidor.

Em outro caso de coação, a direção da Emdurb teria demitido servidores que não concordavam com as práticas da diretoria. “Ninguém pode ser sumariamente demitido, pois todos são concursados. A eventual exoneração só pode ocorrer após uma sindicância ou processo administrativo”, esclareceu o departamento jurídico do Sindimmar.

Perante a omissão da administração, é possível perceber alguns excessos que acabaram por revoltar a maioria dos agentes. Eles apontam que um assessor nomeado recentemente na autarquia, foi designado para chefiar o setor de fiscalização, há cerca de dois meses.

Segundo declarações dos mesmos, a pessoa já teria ocupado o cargo de chefia do setor entre 2010 e 2011 “e foi um carrasco da administração naquele tempo”, segundo reclamações de agentes ao Sindicato. “Ele perseguiu e assediou os agentes de trânsito, chegando a colocar apelidos como “perna-mole”, “paniquete”, “coveiro” entre outros, numa clara tentativa de desestabilizar mentalmente os agentes. Objetivo era, naquela ocasião, que os funcionários se demitissem”, desabafaram os agentes em tom de revolta.

Fomos informados que esta é a terceira mudança no ano, fora as perseguições diretas e pessoais com alguns agentes. Inclusive o próprio assessor disse que não fazia nada sem anuência da diretoria, o que comprova a retaliação. Eles alegam que a mudança seria para melhorar a vida dos agentes, mas em nenhum momento teria ocorrido uma consulta sobre isso junto aos próprios agentes.

Em função do ocorrido, os servidores chegaram a relatar que pelo menos seis agentes estão em tratamento psiquiátrico, inclusive alguns afastados, com transtornos de ansiedade, depressão e stress extremo. Confira abaixo a pauta enviada pela assessoria do sindicato a nossa redação sobre o assunto;

Aviso de pauta
Agentes de trânsito da Emdurb fazem protesto contra assédio moral
Agentes de trânsito da Emdurb (Empresa Municipal de Mobilidade Urbana de Marília) vão fazer um protesto nesta sexta-feira, contra a prática de assédio moral e perseguições na empresa pública.
Movimento vai ser na rua São Luiz, a partir das 19h30, onde uma agente de trânsito está sendo vítima de perseguição. Ela foi escalada a ficar no local das 13h às 22h.
Local da manifestação vai ser na rua São Luiz entre as ruas Arco Verde e Campos Sales.

O OUTRO LADO: “Desconheço o fato”.

Uso de celular é principal motivo de multas em Marília • Marília Notícia

Nossa reportagem, dentro do seu espirito democrático, tentou ouvir a outra parte, mas, em função do ponto facultativo, não conseguimos contato com nenhum representante da EMDURB. No entanto, após o fato vir a tona no dia 20 de abril a resposta foi imediata por parte do atual diretor presidente da EMDURB; “Isso não é verídico, nunca existiu” – reagiu o advogado Valdeci Fogaça à acusação de que agentes de trânsito da Emdurb teriam relatado ‘assédio moral, coação e perseguição’ na empresa municipal de mobilidade urbana.

O presidente Dr. Valdeci foi categórico: “Desconheço o que estão falando”. As denúncias, porém, foram feitas ao Ministério Público do Trabalho (MPT), que oficiou o sindicato dos servidores municipais (Sindimmar) para representar sobre os fatos. Não percam os próximos capítulos deste emocionante novela. Seu próximo capítulo ocorre nesta sexta feira, logo mais, as 19H30, e esperamos que não haja mais retaliações. A pergunta que fica no ar é ; ” Onde está Wally, ou melhor, aonde está o gestor que até antes de assumir a prefeitura era premiado por gestão com funcionários ???

OBSERVAÇÃO: Após a publicação desta matéria, recebemos uma nota da assessoria suspendendo o protesto, sendo que, retornariam com novas informações a respeito do assunto.

ATENÇÃO AMIGOS
CANCELAMENTO DE PROTESTO
Agentes de trânsito da Emdurb informam a SUSPENSÃO do protesto que estava marcado para esta sexta-feira, a partir das 18h30, na rua São Luiz.
Assim que tiver novas informações, retomaremos o contato….
Obrigado a todos pela disposição

VAI ENTENDER O QUE OCORRE NOS BASTIDORES ….

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.