O Presidente Jair Bolsonaro esta reunido com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta quarta-feira (16/2), no Kremlin, sede do governo russo

Em meio a um turbilhão de polêmicas em razão dos conflitos com a Ucrânia, a viagem acabou mesmo acontecendo. O presidente Jair Messias Bolsonaro está reunido nesta quarta-feira (16/2), em Moscou, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin. O encontro ocorre no Palácio do Kremlin, sede do governo russo.

Bolsonaro chegou ao local por volta das 14h. Putin não recebeu o brasileiro na porta. Os dois só se encontraram no chamado gabinete de representação, onde houve cumprimentos iniciais e uma fala rápida de cada um deles.

Em sua fala, Bolsonaro afirmou que o Brasil é “solidário” à Rússia. O presidente brasileiro, no entanto, não fez menção pública à tensão das últimas semanas na região da fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, à no leste europeu.

“Estou muito feliz e honrado por este convite. Somos solidários à Rússia. Queremos muito colaborar em várias áreas. Defesa, petróleo e gás, agricultura. As reuniões estão acontecendo. Tenho certeza de que esta passagem por aqui é um retrato para o mundo que nós podemos crescer muito nas nossas relações bilaterais”, disse Bolsonaro.

O chefe do Executivo brasileiro também “agradeceu” a Putin por ter concedido, em 2021, indulto ao motorista brasileiro Robson Oliveira, que ficou preso por cerca de dois anos na Rússia por posse de remédios cuja comercialização é proibida no país.

“Agradeço seu ato de conceder um indulto a um brasileiro que estava na Rússia até o ano passado. Estamos à disposição, e tenho certeza de que este encontro será muito produtivo para os nossos povos”, encerrou Bolsonaro.

Putin, por sua vez, afirmou ser uma “alegria” receber Bolsonaro e disse esperar que o encontro entre os dois seja “produtivo”. “É uma alegria recebê-lo. Espero que nosso encontro seja produtivo”, declarou.

O presidente russo destacou que o comércio entre Rússia e Brasil teve crescimento de 87% e que o encontro entre os dois “é muito importante, porque o Brasil é o principal parceiro nosso na região da América Latina”.

Bolsonaro e Putin conversaram sentados em poltronas que estavam separadas por uma pequena mesa. A proximidade entre os dois se deve ao fato de o presidente brasileiro ter se submetido previamente a testes de Covid-19.

Outros chefes de Estado que estiveram com Putin nos últimos dias se recusaram a fazer o teste e conversaram com o presidente russo em uma mesa grande. Entre eles, o presidente da França, Emmanuel Macron, e o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz.

Medidas sanitárias

Putin e Bolsonaro se encontram em meio a uma série de medidas sanitárias impostas pelo governo russo. Bolsonaro, a comitiva e jornalistas credenciados tiveram de apresentar uma série de testes de Covid-19 negativos.

O último exame, foi feito na manhã desta quarta por equipes de saúde russas. No caso do presidente e de parte da comitiva, o teste foi realizado no hotel Four Seasons, no centro de Moscou, onde estão hospedados.

Brasil e Rússia firmam parceria de proteção de informações

Durante coletiva de imprensa com Sergei Lavrov, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Carlos Franco França, anuncia acordo bilateral sobre troca de informações secretas. França informou que foi discutida uma parceria estratégica entre os países envolvendo as áreas de pesquisa e da Defesa (tecnologia militar).

Carlos França disse que foram discutidos parâmetros para a implementação dessa parceria.

“Gostaria de anunciar que o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Augusto Heleno, e sua contraparte russa, general Patrushev, firmaram protocolo ao acordo sobre proteção mútua de informações classificadas”, disse França durante entrevista coletiva.

“A Rússia é uma referência mundial no desenvolvimento tecnológico, sobretudo no âmbito da Defesa”, continuou o ministro brasileiro.

Um dos focos da visita brasileira, segundo o ministro brasileiro, é a transferência de tecnologia russa ao governo brasileiro. Os diálogos entre os países até o momento tiveram como foco a área de defesa.

“A Rússia é para o Brasil uma referência mundial em desenvolvimento tecnológico, sobretudo no âmbito de sua indústria de defesa”, afirmou Carlos França. “O Brasil privilegia a oportunidade de transferência de tecnologia em suas parcerias internacionais nesse setor de defesa”, acrescentou o ministro brasileiro.

O encontro entre os chanceleres foi realizado em instalações do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, poucas horas antes do encontro entre os presidentes do Brasil, Jair Bolsonaro, e da Rússia, Vladimir Putin.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.