Para atender o aumento da demanda dos produtos atuais e dos novos lançados em 2020, a Jacto anunciou oficialmente a construção de uma nova fábrica na cidade de Pompéia, com previsão de término e inauguração em março de 2023.

A nova planta terá uma área construída de 96 mil m², com implantação de tecnologias e instalações que atendem aos conceitos de Indústria 4.0, como um sistema automatizado de pintura com tecnologia de vanguarda, movimentação de materiais por veículos autônomos, sistema automatizado de armazenagem, além de um centro avançado de treinamentos.

Apenas como comparativa, com seus 63 anos, a MARILAN é a 4ª maior fabricante de biscoitos do Brasil e possui 21 linhas de fabricação em 53 mil m² de área construída. Já a COCA COLA FEMSA, fábrica de refrigerantes, possui cerca de 37.000 m², de área construída. A SASAZAKI possui um parque industrial com tecnologia própria, instalado em 72 mil m2 de área construída. Por último temos a DORI ALIMENTOS, que ocupa uma área total de 225.000 metros quadrados, sendo 54.800 metros quadrados de área construída e 170.200 metros quadrados destinados a futuras instalações

A unidade fabril também empregará conceitos de sustentabilidade, como reuso de água, manufatura sem papel e painéis solares que irão gerar energia equivalente a todo o consumo da fábrica.

“Este projeto faz parte de um conjunto de ações que tem como principal objetivo oferecer excelência na experiência do agricultor. Lançamos uma nova linha de produtos em agosto do ano passado com três modelos de plantadeiras, uma colhedora de cana-de-açúcar e um pulverizador autônomo. Agora, estamos dando mais um grande passo, investindo em uma fábrica moderna para sustentar o crescimento previsto para os próximos anos.”, afirmou Fernando Gonçalves Neto, diretor presidente da Jacto.

A Jacto possui uma história de mais de 70 anos, que começou com o seu fundador Shunji Nishimura, e hoje está presente em mais de 100 países com fábricas no Brasil, na Argentina e na Tailândia e escritório comercial no México.

Possui uma linha ampla de produtos e serviços de alta tecnologia, oferecendo soluções inovadoras para pulverização, adubação, plantio, colheita de café, colheita de cana-de-açúcar, equipamentos portáteis manuais e à bateria, além de produtos e sistemas para agricultura de precisão.

“A nova fábrica dará base para a evolução de novas tecnologias e junto com nossos valores e filosofia empresarial será alicerce para o nosso propósito rumo aos 100 anos com o mesmo espírito inovador e resiliência que nos trouxeram até aqui, mantendo renovada nossa visão otimista e mais sustentável do futuro”, comenta Ricardo Nishimura, acionista e presidente do conselho de administração do Grupo Jacto, que ainda acrescenta: “o agronegócio brasileiro continuará avançando e ganhará cada vez mais relevância na produção global de alimentos e na formação do PIB nacional”.

Com a nova planta, a empresa fortalece ainda mais o seu propósito de servir ao agricultor com as melhores soluções, entregando equipamentos de qualidade, alto nível tecnológico, para atender as demandas atuais e futuras dos produtores no Brasil e no exterior.

A nova fábrica está localizada na vila de Paulópolis e terá uma área construída de 96 mil m², como já citamos, mais do que o dobro da atual fábrica da empresa. Em seu discurso, o Presidente da Jacto, Fernando Gonçalves Neto, recordou uma reunião do conselho Administrativo em que se discutiu o melhor local para o investimento, com a rápida conclusão de que a nova fábrica seria construída em Pompeia, por ser “a terra do Grupo Jacto”.  A placa que foi descerrada em cerimônia na última quinta feira (15) destaca a frase “Nada vou levar desse mundo, tudo pertence a Deus”, que foi dita pelo Comendador Shunji Nishimura em conversa com o seu filho Jorge Nishimura

“Essa afirmação foi dita por um homem de 95 anos de idade, muito bem-sucedido e reconhecido em vida. Quero extrair dessa pequena sentença alguns ensinamentos. Se não vai levar, significa que vai ficar. Tudo vai ficar nesse mundo e essa é a razão e o entendimento disso. Ficará nesse mundo todo o legado que o nosso pai deixou. E não estávamos falando só do dinheiro, mas do legado moral, ético, do legado familiar, um legado espiritual e empresarial. A construção desse prédio é uma parte do legado, que é físico e visível, e permanecerá por muitas gerações”, disse Jorge Nishimura. 

Segundo Ricardo Seiji Bernardes Nishimura, Presidente do Conselho da Administração da Jacto, a data escolhida para a cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental é a data do primeiro estaqueamento do novo terreno. A cerimônia desta quarta-feira (15) marca simbolicamente a transformação de 73 anos de alicerce em uma nova obra.  

A prefeita Tina e o vice-prefeito França representaram o Município de Pompeia na cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental da nova fábrica da Jacto.

“Acredito que todos nós já tivemos a satisfação de ler e ouvir sobre o dia em que o saudoso Sr. Shunji Nishimura e sua esposa Chieko tomaram aquele trem na Estação da Luz, com a decisão de só descerem na última parada. O caminho os trouxe a Pompeia. Graças a Deus. E graças ao esforço desse pioneiro e ao trabalho de toda a família, aquela viagem, há 82 anos, se tornou um marco na história da nossa cidade. Em algumas décadas, a Jacto se tornou uma das maiores empresas do Brasil e o grande orgulho de Pompeia. Parabéns por terem tomado essa decisão, que vinha sendo amadurecida há alguns anos, e por conceberem um projeto tão excelente. Além de grandiosa, a nova fábrica será também moderna, bonita, acolhedora e sustentável. Os próximos anos certamente passarão muito rápido e em breve, se Deus quiser, estaremos aqui novamente para sua inauguração. O crescimento da Jacto é o crescimento de Pompeia e o governo municipal estará sempre disposto a colaborar no que for possível”, discursou a prefeita Tina

A obra está prevista para ser concluída em 2023. As construtoras responsáveis priorizarão a mão de obra local e alugarão casas no Município, gerando milhares de empregos e gerando ainda mais recursos para o município. Além disso, a obra conta com um rigoroso protocolo contra o novo Coronavírus. 

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.