Hot chips fresh.

Ela é tão amada no mundo todo que ganhou uma data especial em sua homenagem! Neste sábado, 30 de maio, comemora-se o Dia Mundial da Batata Frita. No entanto, não é apenas esse tipo que é querido e festejado. Também assadas ou cozidas, redondas, palito, com carinha e tantas outras. Não importa a forma de preparo, a verdade é que dá vontade de comer essas delícias todos os dias. Afinal, saborear uma batatinha é garantia de momentos de prazer e alegria, além de uma boa nutrição. O prato pode ter dezenas de formas. 

Ainda não se sabe ao certo a verdadeira origem da batata frita. Bélgica, França e Espanha disputam a coroa pela invenção da iguaria, mas, fato é, seu sabor e predileção são inquestionáveis. Não à toa, tem um dia inteirinho dedicado à ela: 30 de maio. E, para além de ser dupla perfeita de sanduíches, elas são tão adoradas e versáteis que garantem protagonismo sozinha nas mesas – e nos paladares – mundo a fora. Seja com cerveja geladinha, refrigerantes, no prato com arroz e feijão, com o imbatível trio maionese, mostarda e ketchup, ou somente em generosas porções. O corte palito é o mais comum, mas elas são deliciosas em qualquer formato: canoa, redondinhas, chips e até em cubos. Vale até deixar a casca se você topar um toque rústico.

Ainda vale lembrar que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, as batatas também oferecem benefícios para a saúde. Elas têm baixo teor de gorduras e calorias, são livres de colesterol e fontes de diversos nutrientes, como fibras; magnésio, zinco e cobre; vitaminas C, B1 e B6; ferro e ácido fólico. Uma batata, por exemplo, tem mais potássio que três bananas. Além disso, estudos mostram que são ricas em antioxidantes, substâncias indispensáveis para uma boa circulação sanguínea e boa visão, podendo até mesmo prevenir AVCs.

O cultivo da batata também é benéfico para o planeta. Isso porque, para a produção de um quilo do tubérculo, são necessários 202 litros de água. No caso da maçã e do arroz, esse volume sobe para 332 e 1.112, respectivamente. Já o processamento de um quilo de carne consome 16.664 litros de água. Ou seja, o consumo da batata proporciona um valor nutricional alto, aliado a um baixo impacto ambiental, na comparação com outros alimentos.

Para celebrar esse prato mundialmente venerado, selecionamos 5 casas em São Paulo e uma em Marília que preparam batatas fritas deliciosas, todas acompanhadas de algum ingrediente para incrementar ou realçar o seu sabor. Comemore o dia pedindo a sua predileta!

Baita Batata (Food )

A culinária Brasileira da batata é boa neste pub & bar.
Mudou de nome para BAITA FOOD, a porção de batatas crinkles com tilapia frita é generosa, acompanhada por molho de pimenta e maionese da casa, muito boas por sinal. O chopp artesanal complementa aquele Happy Hour merecido após um dia de trabalho. Muito bom

Av. das Esmeraldas, Shopping Esmeralda Avenida das Esmeraldas, 701 – Loja 81 – Jardim Tangara, Marília -SP- Opções de serviço: Para viagem · Entrega sem contato pelo telefone (14)- 3454-8148

Quintal DeBetti

Batatas rústicas do Quintal deBetti
Batatas rústicas do Quintal deBetti, que acompanham muito bem os burgers e carnes da casa (Foto: divulgação)

A casa é um hit em São Paulo entre os amantes de uma boa carne. Com clima de churrasco de fundo de quintal, os pratos são bem servidos, incluindo a batata rústica, que é imperdível. São cortes médios, generosos, feitos de maneira artesanal e diária. Ela é macia por dentro e crocante por fora, acompanhando muito bem os pratos e os burgers do estabelecimento. No delivery, é vendida em cone no tamanho desejado pelo cliente.
Rua Curumins, 1 – Cidade Jardim, São Paulo. Delivery via Rappi e e-commerce próprio para venda de kits para finalizar seu hambúrguer em casa.

Z Deli

Pastrami Fries do Z Deli, em SP
Pastrami Fries: batatas são acompanhadas por queijo fundido, pastrami, sour cream e cebolinha (Foto: Lucas Terribili)

A Pastrami Fries já é um aperitivo clássico nas unidades da casa badalada da capital paulista. Crocantes, as batatas são fritas com casca e servidas com pastrami desfiado, queijo fundido, sour cream e cebolinha. No Z Deli, o pastrami, que chega a demorar dias e até semanas para ficar no ponto, é servido também como um dos pratos principais. Além da Pastrami Fries, as unidades da casa também vendem uma versão mais “normal” das batatas, que são servidas com alecrim, z powder e maionese artesanal.
Consulte as unidades aqui.

Patties

Skinny Fries do Patties
Skinny Fries servidas nas unidades do Patties (Foto: reprodução/Instagram)

Conhecido por ser o primeiro burger ultra smashed por aqui, aquele bem fino e devidamente prensado na chapa, as batatinhas também ganham elogios redobrados dos clientes. Nas unidades do Patties elas levam o nome de Skinny Fries, super finas e de crocância deliciosa. Elas são douradinhas e macias por dentro, ideais para o delivery.
Consulte as unidades aqui.

Lanchonete da Cidade

Batatas rústicas e palito da Lanchonete da Cidade
Batatas rústicas e palito da Lanchonete da Cidade servidas com maionese da casa (Foto: reprodução/Instagram)

Outra batata já considerada clássica em São Paulo é a rústica da Lanchonete da Cidade. Em formato redondo, as batatas são fritas em rodelas e acompanhadas de alho confit e alecrim. São queridinhas da casa! Há uma versão mais apimentada, cheia de especiarias, chamada de spicy. Para quem desejar, o negócio também serve a tradicional batata palito, que, igualmente, possui sua versão spicy.
Consulte as unidades aqui.

Cabana Burger

Batatas Cabana Burger
Os quatro tipos de batata frita do Cabana, com destaque para a Truffle Fries no canto esquerdo, salteadas de parmesão ralado (Foto: reprodução/Instagram)

Entre as batatas do Cabana, que incluem versões com alecrim, com queijo cheddar e bacon, a dica é a Truffle Fries. Como o nome indica, as batatas são temperadas com azeite de trufas brancas e arrematadas com parmesão ralado por cima. São crocantes por fora e macias por dentro, ressaltando o gostinho do azeite trufado. De lamber os beiços!

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.