A cor é atraente não somente nas cores das roupas mas também nas tonalidades de pele, de qualquer pigmentação, dizem os pesquisadores

“O que eu posso fazer para impedir que os mosquitos me mordam?” é uma das perguntas que Jeffrey Riffell, professor de Biologia na Universidade de Washington recebe com frequência. Este problema pode ter sido solucionado por uma pesquisa assinada pelo cientista que apresenta um dos motivos pelos quais os mosquitos são atraídos por nós, a cor vermelha.

Três principais sinais já eram relacionados como “estimulantes” para as picadas de mosquito: A nossa respiração, o suor e a temperatura da pele. Agora, os pesquisadores acreditam que se pode adicionar as cores à lista de características que os animais buscam em suas “vítimas”.

O estudo da Universidade de Washington (EUA) —publicado na revista científica Nature Communications em 4 de fevereiro ( e que você pode ler neste link— indica que as cores vermelho, laranja, preto e ciano são as mais atraentes para os mosquitos. 

Já verde, roxo, azul e branco tendem a ser ignorados pelos animais.

Jeffrey explica que não é só a cor nas roupas e sim porque as peles dos seres humanos exalam uma cor laranja-avermelhada. “O tom da sua pele não importa, todos nós estamos emitindo uma forte assinatura vermelha. Filtrar essas cores atraentes em nossa pele ou usar roupas que evitem essas cores pode ser outra maneira de evitar uma picada de mosquito”, explica ele.

O estudo

Em seus experimentos, os pesquisadores rastrearam o comportamento de mosquitos fêmeas da espécie Aedes aegypti (vetores da dengue e febre amarela), quando apresentados a diferentes tipos de pistas visuais e olfativas. Cada animal foi observado individualmente em câmaras de teste em miniatura, nas quais foram pulverizados odores específicos e apresentados diferentes tipos de padrões visuais — como um ponto colorido ou uma saborosa mão humana.

Vale lembrar que os animais são fortemente atraídos pelo cheiro de CO2 da nossa respiração e que este odor estimula os olhos deles a procurar cores específicas e outros padrões visuais, que estão associados a um hospedeiro em potencial, escolhendo assim sua “vítima”.

Sem qualquer estímulo de odor, os mosquitos ignoraram em grande parte um ponto no fundo da câmara, independentemente da cor. Depois de uma borrifada de CO2 na câmara, os mosquitos continuaram a ignorar o ponto se fosse verde, azul ou roxo. Mas se o ponto fosse vermelho, laranja, preto ou ciano, os mosquitos voaram em direção a ele.

Segundo os pesquisadores, essas cores são as escolhidas porque correspondem a comprimentos de onda mais longos de luz.

Os experimentos com pontos coloridos revelaram que, depois de cheirar o CO2, os olhos desses mosquitos preferem certos comprimentos de onda no espectro visual. É semelhante ao que pode acontecer quando os humanos cheiram algo bom. “Imagine que você está na calçada e sente o cheiro de crosta de torta e canela. Isso é provavelmente um sinal de que há uma padaria por perto, e você pode começar a procurar por ela. Aqui, começamos a aprender quais elementos visuais os mosquitos procuram depois de cheirar sua própria versão de uma padaria”, explica Riffell.

Por que essas cores?

A maioria dos humanos tem visão de “cor verdadeira” podendo diferenciar os comprimentos de onda de luz em cores distintas: 650 nanômetros aparecem em vermelho, enquanto comprimentos de onda de 450 nanômetros parecem azuis, por exemplo.

Não se sabe ao certo se os mosquitos são capazes de identificar as cores como os humanos, mas que as cores que apresentam maior comprimento de onda de luz são as mais atrativas para eles. A pele humana, independentemente da pigmentação, também emite um sinal de comprimento de onda longo na faixa vermelho-laranja e por isso, os animais podem ser atraídos aos humanos.

Foram feitos testes com cartões de pigmentação em tons de pele humanos, ou usando a mão nua de um pesquisador e foi observado que o mesmo padrão das cores vermelhas e laranjas, foi mantido neste experimento. Ou seja, os mosquitos só voaram em direção ao estímulo visual depois do estímulo para o olfato. Se os pesquisadores tivessem usado filtros para remover sinais de comprimento de onda longos, ou se o pesquisador usar uma luva de cor verde, os mosquitos não voaram mais em direção ao estímulo.

Por que isso acontece?

Segundo a pesquisa, os genes determinam a preferência dessas fêmeas pelas cores vermelho-laranja. Vale lembrar que são elas as responsáveis pelas famosas picadas de mosquito.

Quando utilizados mosquitos com uma cópia mutante de um gene necessário para cheirar CO2, eles não mostraram maior preferência de cor na câmara de teste. Outra cepa de mosquitos mutantes, com uma alteração relacionada à visão para que não pudessem mais “ver” comprimentos de onda longos de luz, tinham mais dificuldade na presença de CO2.

Assim, é possível concluir que o olfato dos mosquitos é determinante para escolher quem irá picar, mas, as cores vermelhas, laranjas, pretas ou ciano, são ampliadores da atração dos mosquitos pelos humanos.

Para Jeffrey, a prevenção para este novo sinal captado pelos mosquitos é evitar roupas vermelhas (que aumentariam a atração dos animais) e cobrir mais partes do corpo com roupas de outras tonalidades. Além disso, ele ressalta que mais pesquisas são necessárias para determinar como outras pistas visuais e olfativas — como secreções da pele — ajudam os mosquitos a atingir potenciais hospedeiros de perto.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.