De tempos para cá, já nos acostumamos com os influenciadores digitais fazendo parte do nosso dia a dia. Eles estão sempre dispostos, compartilhando stories de suas rotinas e, na grande maioria, são da mesma idade que nós. Mas tem se tornado cada vez mais comum ver publicações de pessoas acima de sessenta anos dando as caras nas redes sociais. Esses são os influenciadores da melhor idade, como o senhor José Carlos Bergamin (foto).

Só no Brasil, a população idosa atual é de 7,4%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Acredita-se que esse número aumente para 25,5% em 2060, se tornando um quarto da população. Dessa forma, é preciso aprender a conversar com esse público. Como a tendência é o aumento desse público, as marcas estão correndo atrás dos influenciadores acima dos 60.

Nesse contexto de pandemia que tomou conta do mundo, há senhores e senhoras no Brasil ; e fora dele ; que estão fazendo sucesso nas redes sociais. Por diferentes motivos, jovens e mais velhos se interessaram pelos conteúdos deles. Ainda são poucos, mas eles podem incentivar mais pessoas a entenderem que internet e bom humor não são coisas só de jovem. Muitos idosos conquistaram as redes sociais e passaram a criar conteúdos diários para seus seguidores, além de usar as redes para se manter conectados à família e amigos.

Um exemplo é dona Anna Peleja, 87 anos e influencers. Mais conhecida na família como Índia, por conta da origem paraense, ela inspirou vários netos a projetos ligados à internet. Três deles usaram as experiências com a avó para movimentar a rede e até alavancar os negócios. Em 2012, ainda no início da carreira, a neta Luísa Peleja, influenciadora digital, atualmente com mais de 100 mil seguidores no Instagram, tinha um blog e resolveu lançar a coluna Armário da vovó onde mostra tudo que acumulou em seu armário.

População crescente
Entre 2012 e 2018, a população brasileira com 65 anos de idade ou mais cresceu 26%, ao passo que a de até 13 anos recuou 6%, de acordo com a pesquisa Características Gerais dos Domicílios e dos Moradores 2018, divulgada em maio deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E com o constante surgimento de novas tecnologias, faz-se necessário inseri-los nesse universo. ;Pode parecer muito difícil para alguns, mas os benefícios são incríveis. As tecnologias podem passar a sensação de muito mais autonomia para pessoas em uma fase da vida em que sentem que dependem muito dos outros;, explica a psicóloga Kátia Almeida.

O mercado de influenciadores maduros
No Brasil, o mercado está caminhando para um crescimento. Segundo pesquisa na base do Influency.me, atualmente existem mais de 100 influenciadores maduros ativos no país. Com o crescimento crescente dessa parte da população, porém, a tendência é que existam cada vez mais influenciadores digitais dessa faixa etária.

As marcas também têm ficado atentas a esses influenciadores. Como esse público é cada vez maior, surgiu uma necessidade de saber como se comunicar com eles. Segundo um estudo realizado por Marie Stafford, do The Innovation Group, as mulheres britânicas acima de 50 anos consomem 62% mais do que os millennials. Porém, apenas 6% das marcas voltam as suas campanhas para esse público.

É interessante ressaltar….

Os digital influencers mais velhos tratam de assuntos comuns, como moda, decoração, alimentação, entre outros, direcionando seus conteúdos tanto para o público sênior quanto para os mais jovens. Aqui vale a regra da identificação com o assunto.

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