
Buscando reforçar com os colaboradores a importância da saúde e segurança no trabalho, a Universidade de Marília (Unimar) realizou ações de conscientização em alusão ao Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho com uma série de atividades dentro da campanha Abril Verde, com foco na qualidade de vida do trabalhador, abordando temas como ergonomia, saúde mental e prevenção de acidentes. Com apoio do Curso de Fisioterapia e da Equipe de Psicologia Organizacional, o evento ocorreu no Anfiteatro do Bloco 09, onde foi realizada a palestra sobre prevenção ergonômica.
De acordo com a psicóloga organizacional da Unimar, Profa. Silvana Navas Pires, o trabalho de conscientização sobre a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é realizado ao longo de todo o ano, mas ganha ênfase em abril. “Durante esse mês, focamos na prevenção de problemas ergonômicos e na saúde mental. O trabalho é feito de forma coletiva e envolve diversos setores, como o curso de Fisioterapia que realizou a ginástica laboral, e o curso de Educação Física com programas de saúde e bem-estar para os colaboradores”, explicou.
O objetivo das ações, foi promover um ambiente de trabalho mais saudável e seguro, com foco no equilíbrio entre corpo e mente.
A docente do curso de Fisioterapia da Unimar, Profa. Andrea Maria Abud Priedols, participou da ação trazendo uma palestra sobre posturas adequadas e a importância da prevenção de lesões ergonômicas. “Já realizamos um trabalho contínuo com os colaboradores, oferecendo aulas de ginástica laboral, e hoje buscamos reforçar a importância de manter posturas corretas no ambiente de trabalho para evitar problemas de saúde”, destacou.
A inauguração da nova sala de atendimento psicológico da Unimar marcou um importante avanço no cuidado com a saúde mental dos colaboradores. Localizado no quarto andar do Bloco 09, o espaço foi estruturado para oferecer acolhimento, sigilo e suporte emocional, reforçando o compromisso da instituição com o bem-estar de sua comunidade acadêmica.
A acadêmica Gabriela Fidroso, integrante da equipe de psicoatendimento social, destacou a satisfação em poder atuar no novo ambiente. “Fico muito feliz em poder atuar em uma sala preparada com tanto cuidado, que transmite segurança e acolhimento. É um espaço onde queremos que todos se sintam amparados e apoiados nas questões relacionadas à saúde mental”, afirmou.
DIRETO DA REDAÇÃO COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA


