
O cenário é triste e deprimente. Em vídeo reproduzido nas redes sociais há cerca de uma semana, uma loja com quase trinta anos de prédio posta as suas despedidas e anuncia a contagem final para o enceramento das atividades comerciais da antiga galeria Atenas.
O primeiro centro de compras de Marília foi inaugurado em 1991, onde antes funcionava a famosa Mesbla. Hoje com 34 (Trinta e quatro) anos de trajetória entre altos e baixos e troca de proprietários que ocorreu no ano de 2018, seu fim é uma iminência diante de tantas portas fechadas.
Quando adquirido, possuía espaço para 60 lojas no coração da cidade, centro comercial de Marilia, com praça de alimentação, escada rolante, estacionamento ao lado. Todas as suas unidades estavam ocupadas pelo bom mix de mercadorias, atendendo o mercado varejista no ano de 2019.

O shopping com sua proposta não apenas enriquecia a experiência de compra, mas também contribui significativamente para o desenvolvimento econômico e social de Marília. A EDITORA PONTO A PONTO, QUE PRODUZ O NOSSO JORNAL, LÁ ESTABELECEU OCUPANDO DUAS SALAS POR CERCA DE CINCO ANOS.

A primeira vista, o melhor custo beneficio com sua administração voltada e comprometida com um futuro certo. Porém, desencontros administrativos nos últimos tempos, acabaram aos poucos diluindo de 50 lojas para 2 portas abertas, entre elas, a que postou o vídeo. O LOCAL SE TORNOU INVIÁVEL COMERCIALMENTE.
O Nome Atenas, utilizado inicialmente para galeria e posteriormente para Shopping, era uma celebração da cultura grega, escolhendo o nome em homenagem à antiga cidade de Atenas. Confira abaixo alguns trechos do vídeo que viralizou nas redes sociais mostrando o estado de abandono daquele que já foi um dos maiores centros de compras da região.
A loja que efetuou a postagem conseguiu milhares de visualizações. Nossa reportagem tentou manter contato com a administração, mas infelizmente não conseguiu retorno, no entanto, o espaço se encontra aberto para manifestações e esclarecimentos.
Mantivemos então, contato com a referida loja e a informação foi de que tanto eles como a loja de tatuagem que lá estava há quinze anos foram obrigados a desocupar. Segundo a declarante, a informação da administração foi de que o prédio irá passar por reformas nos próximos seis meses. O ESTRANHO É EFETUAR A MESMA NA RETA DAS FESTAS DE FIM DE ANO.
Uma das possibilidades aventada há algum tempo, seria a de transformar a mesma em um Shopping Popular, COM LOCAÇÃO DO PRÉDIO POR PARTE DA PREFEITURA, MAS INFELIZMENTE AS NEGOCIAÇÕES NÃO EVOLUÍRAM, SEGUNDO NOSSAS FONTES.
O ÚNICO ARTIFÍCIO DE MOVIMENTAÇÃO DE PESSOAS É UM CAIXA ELETRÔNICO, QUE POR SINAL SERÁ RETIRADO ATÉ O FINAL DESTE MÊS.
CAIXA PRETA: Preocupação passa a ser com o prédio ao lado, onde se anunciava em breve a inauguração do maior shopping da cidade

Já estamos no mês de NOVEMBRO, e no site Seu Quiosque informa que a cidade de Marília está prestes a receber um empreendimento que promete elevar o padrão de compras, lazer e negócios: o Boulevard Marília Shopping, localizado na estratégica Avenida Tiradentes, 30. O mesmo reproduz informação de inauguração prevista para outubro de 2025, gerando grande expectativa entre consumidores e empreendedores da região. CONFIRA ACESSANDO O LINK ABAIXO;
O Boulevard Marília foi apresentado como um projeto moderno e inteligente, unindo inovação, conveniência e oportunidades reais de crescimento. 5 pavimentos cuidadosamente planejados, com foco em fluidez, conforto e experiência completa para o público, tornando-se um polo de atração para marcas e clientes, massss…….

Ao contrário do que se anuncia, há aproximadamente 60 dias, as obras estão totalmente paralisadas. A construtora que iniciou a edificação não faz mais parte e segundo fonte, a empresa que seria responsável pela administração (Boulevard, administradora de Shopping Centers), teria desistido da empreitada.

No último temporal ocorrido em Marília, a preocupação era com os vidros instalados em uma parte dos pisos superiores e que com a força do vento e o espaço aberto poderiam provocar um acidente. Felizmente nada aconteceu.

Há cerca de quatro meses, a administração chegou a anunciar a inauguração do mesmo no dia do aniversário da cidade em 4 de abril de 2026, com 86 lojas, 16 quiosques e três salas de cinema, mas após o anúncio o ritmo das obras começou a desacelerar e olha que ainda falta muita coisa para se concluir em apenas 5 meses.
Embora levemos em consideração prováveis falhas no planejamento e execução, e questões financeiras que são comuns, vários são os comentários de corredores e balcões, porém nosso editorial não dá crédito a boato, apenas, aos fatos. A nossa torcida é que sejam apenas boatos e que logo as obras sejam retomadas. Quanto ao prédio da galeria Atenas, o futuro é uma incógnita.
DIRETO DA REDAÇÃO






