
Você já ouviu falar em “grounding”, também conhecido como “Earthing”, e quer saber mais sobre o que é essa prática. Mais importante ainda, você quer saber como ela pode lhe beneficiar… Vamos começar com o básico…
O QUE É ATERRAMENTO?
Aterramento, ou Earthing (você pode usar esses termos indistintamente), é conectar-se e absorver a energia natural da Terra, ou fluxo de elétrons.
Veja bem, a Terra é basicamente uma bateria de seis sextilhões (um seis seguido de vinte e um zeros) de toneladas métricas que é continuamente reabastecida pela radiação solar, raios e calor de seu núcleo derretido. As pulsações rítmicas naturais de energia que fluem e emanam da superfície da Terra mantêm o maquinário biológico e a vida global funcionando em ritmo e equilíbrio — e isso inclui você!
COMO O ATERRAMENTO COMEÇOU?
Embora possa soar “new age”, o aterramento certamente não é um fenômeno novo; as pessoas se sintonizam com a energia da Terra desde que os humanos existem na Terra. Evoluímos em conexão com a energia da Terra. Andávamos descalços e dormíamos em contato com a Terra, sem nunca perceber que sua superfície continha energia ilimitada, natural e curativa.
A vida moderna, embora certamente mais conveniente e confortável, nos desconectou da energia sustentável da Terra. Não andamos mais descalços como nosso principal meio de transporte. Vivemos em ambientes fechados a maior parte do tempo e, quando caminhamos ou corremos ao ar livre, usamos calçados com sola de borracha, o que impede que nossos pés absorvam a energia sutil da Terra. A borracha não é condutora, mas nossos corpos são!
Então, aqui nos encontramos… Civilizados em um mundo moderno, mas desconectados de uma fonte primordial e poderosa de energia e cura. Infelizmente, vivemos como flores cortadas, separados da energia da Terra.
O aterramento atual é simplesmente retornar àquela sabedoria ancestral e reconectar-se àquela energia nutritiva. A única diferença agora é que desenvolvemos tecnologias que nos permitem conectar-nos com a energia da Terra sem precisarmos ficar descalços ao ar livre… substitutos descalços , por assim dizer. Esses substitutos incluem dispositivos de aterramento interno, como tapetes condutivos , roupas de cama e dispositivos vestíveis que, quando conectados à porta de aterramento de uma tomada residencial ou comercial aterrada com um simples fio, conectam você à energia da Terra por meio do fio terra da tomada. Nos últimos anos, a tecnologia moderna também nos trouxe os calçados de aterramento , calçados através dos quais a energia da Terra pode fluir para os nossos pés.

COMO FAÇO PARA ATERRAR?
É muito simples; você sem dúvida já fez isso antes! Ande descalço sobre uma superfície natural de terra, como grama, areia ou terra; você também pode ficar descalço sobre pedra, tijolo ou concreto sem pintura que (também não seja selado e) esteja diretamente sobre uma dessas superfícies terrosas. Assim como seu corpo, essas são superfícies condutoras e a energia da Terra flui através delas e para dentro do seu corpo. Madeira, asfalto (pavimento) e vinil, por outro lado, não são condutores.
Você também pode absorver a energia da Terra através das mãos ou de qualquer outra parte do corpo que entre em contato direto com a superfície natural da Terra. Por que algumas pessoas instintivamente andam descalças na grama ou se deitam na areia da praia? É uma sensação boa! Além de uma maior sensação de bem-estar, o aterramento também oferece inúmeros benefícios à saúde e ao bem-estar.
POR QUE EU DEVERIA FAZER O ATERRAMENTO?
Nos últimos anos, a inflamação ganhou destaque na atenção médica e foi reconhecida como o principal gatilho para dor crônica e a maioria dos principais distúrbios de saúde, incluindo doenças cardiovasculares, diabetes, artrite, Alzheimer e câncer.
“Todos os caminhos para doenças crônicas levam à inflamação”, afirmam cada vez mais pesquisadores… Corpos estão em chamas. O aterramento parece neutralizar a inflamação por meio da transferência de elétrons com carga negativa da superfície da Terra para o corpo. Uma vez no corpo, esses elétrons neutralizam os radicais livres destrutivos com carga positiva, envolvidos tanto na inflamação aguda quanto na crônica. Em essência, a energia da Terra transforma o solo sob nossos pés em um antioxidante extremamente eficaz e abundante! E muitas vezes é de graça. Sem remédios, sem receitas. Tudo o que você precisa fazer é se reconectar.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO ATERRAMENTO PARA A SAÚDE?
Em termos de estudos, as pesquisas iniciais mostraram resultados promissores e empolgantes. Embora nem todos os mecanismos sejam claramente compreendidos, o aterramento está associado a melhorias na saúde e no bem-estar, incluindo:
– melhores níveis de cortisol , que impactam positivamente o sono;
-melhorias na variabilidade da frequência cardíaca , oxigenação do sangue e viscosidade do sangue/potencial zeta, todos os quais contribuem para uma saúde cardiovascular ideal;
– melhor resposta imunológica a lesões, incluindo menos dor muscular tardia (DOMS) e cicatrização mais rápida de feridas; e
– pesquisas muito recentes demonstram até mesmo proteção contra doenças virais e redução de sua duração .
A pesquisa sobre os benefícios cardiovasculares é especialmente empolgante. Um dos estudos piloto de Earthing, sobre a eletrodinâmica (potencial zeta) das células sanguíneas , indica que o Earthing melhora significativamente a viscosidade (espessura do sangue), a inflamação e o fluxo. Há indícios claros de que indivíduos com diabetes, que apresentam sangue inflamado e alto risco de doenças cardiovasculares, podem se beneficiar muito do Earthing, tanto preventivamente quanto terapeuticamente.
Além disso, depoimentos de leigos e médicos (encontrados no livro Earthing: the most important health discovery ever? ) também forneceram informações de apoio sobre melhorias na circulação, pressão arterial, arritmias e neuropatia.
Outro estudo promissor mostrou como o Earthing contribui para um efeito de alívio do estresse e equilíbrio no sistema nervoso e, como resultado, na função cardíaca.
O ATERRAMENTO PODE AJUDAR EM CONDIÇÕES ESPECÍFICAS?
Como mencionado acima, estudos iniciais indicam que o Earthing promove a saúde cardiovascular e, portanto, pode ajudar a proteger contra, ou atenuar os efeitos de, doenças cardíacas e diabetes tipo II.
Como fonte de elétrons livres negativos, que se acredita neutralizarem os danos dos radicais livres (ou oxidativos) no corpo, a energia do solo tem grande potencial como anti-inflamatório. Uma vez que “hoje se aceita que a inflamação crônica é uma das principais condições subjacentes a muitas doenças relacionadas à idade , como aterosclerose, artrite, câncer, diabetes, osteoporose, demência, doenças vasculares, obesidade e síndrome metabólica”, qualquer terapia que reduza a inflamação poderia, em teoria, ajudar, mesmo que minimamente, essas condições.
A mesma lógica se aplica ao impacto positivo do aterramento na atividade do sistema nervoso autônomo. Ao ajudar a equilibrar os ramos do sistema nervoso parassimpático e simpático e nos relaxar, o aterramento ajuda nosso corpo a lidar com os efeitos fisiológicos do estresse (que podem incluir inflamação crônica). Assim como a inflamação, o estresse crônico está ligado ao desenvolvimento de inúmeras condições , incluindo “disfunções cardiovasculares, diabetes, câncer, síndromes autoimunes e doenças mentais, como depressão e transtornos de ansiedade”. Conclui-se que, ao promover uma resposta de relaxamento no corpo, o aterramento pode ajudar as pessoas a melhorar as condições mencionadas.
Dito isso, o aterramento não é uma solução mágica que curará todas as condições inflamatórias. Em vez disso, ele promete ser uma prática de estilo de vida anti-inflamatória, assim como diversas outras práticas de estilo de vida saudável . Em última análise, mais pesquisas sobre os efeitos do aterramento em condições de saúde específicas são necessárias para determinar seu valor como preventivo ou terapêutico.
QUAIS SÃO OS EFEITOS COLATERAIS DO ATERRAMENTO?

A maioria das pessoas, ao iniciar o Earthing, sente-se mais calma e relaxada. Dormem melhor e algumas sentem menos estresse e/ou dor. Algumas pessoas sentem uma leve sensação de formigamento nos pés e no corpo. Acredita-se que esse formigamento seja possivelmente resultado da melhora da circulação e da infusão de energia da Terra.
Dito isso, nem todas as pessoas se sentem melhor quando começam a se aterrar. Algumas relataram não sentir nenhuma diferença após o aterramento e algumas pessoas até relatam que se sentiram pior. Embora raros, sintomas semelhantes aos da gripe, como cansaço, dores no corpo, dores de cabeça ou mal-estar, são conhecidos por ocorrer, e acredita-se que isso seja uma reação de desintoxicação. O aterramento é algo que o homem evoluiu fazendo. Se alguém esteve desconectado da energia da Terra durante a maior parte ou toda a sua vida, pode se sentir temporariamente doente quando a energia da Terra começa a fluir por seus corpos e ajuda a remover resíduos e toxinas do corpo (se você já fez um tratamento para cólon e depois se sentiu muito tonto ou doente, você sabe o que queremos dizer com uma reação de desintoxicação). Para essas pessoas, os sintomas de mal-estar geralmente diminuem em uma ou duas semanas. Saiba mais sobre o que esperar ao começar o aterramento aqui .
QUEM DESCOBRIU OS DISPOSITIVOS DE ATERRAMENTO?
Em 1998, Clint Ober, um pioneiro aposentado da indústria de TV a cabo americana, sentou-se em um banco de parque observando as pessoas passarem. Ele percebeu que todos nós usamos sapatos com sola de borracha e que esses sapatos nos impedem de nos conectar à Terra. Ele sabia, por trabalhar em telecomunicações, que era necessário aterrar os sistemas de cabos para protegê-los de outros sinais eletromagnéticos no ambiente que causariam interferência na transmissão por cabo. Ele começou a se perguntar quais benefícios os humanos poderiam obter ao se conectar à Terra e partiu para encontrar a resposta. Depois de configurar sistemas de aterramento simples que pudessem ser usados em ambientes internos, o Sr. Ober descobriu, primeiro em si mesmo e depois em outras pessoas, que a mesma influência estabilizadora do aterramento usado em telecomunicações em fios também poderia diminuir a dor e melhorar o sono dos humanos quando conectados à Terra. Em seguida, ele partiu em uma odisseia científica, trabalhando com pesquisadores, incluindo biofísicos e eletrofisiologistas, e desenvolveu sistemas de aterramento confortáveis que as pessoas poderiam usar em ambientes internos.
2010 marcou o lançamento de Earthing: A descoberta mais importante sobre saúde de todos os tempos, um livro inovador escrito por Clint Ober, o renomado cardiologista, autor e especialista em eletromedicina, Dr. Stephen Sinatra , e o veterano escritor sobre saúde, Martin Zucker. Este livro sobre Earthing conta a história do poderoso fenômeno natural da reconexão com a Terra e apresenta as descobertas científicas compiladas por meio de pesquisas, bem como uma infinidade de depoimentos recebidos de pessoas que se conectaram à Terra. O livro foi publicado em vários idiomas ao redor do mundo e, em 2011, o livro Earthing ganhou o Prêmio Nautilus de Livros de 2011. Esta foi uma grande honra, pois o Prêmio Nautilus de Livros reconhece livros que promovem o crescimento espiritual, a vida consciente e a mudança social positiva.
Em 2023, o livro do Dr. Sinatra, Get Grounded Get Well , coescrito por seu filho, Step Sinatra, e Sharon Whiteley, foi lançado com ainda mais informações e insights sobre o poder do aterramento para melhorar a saúde e o bem-estar.
Hoje, o Sr. Ober continuamente ajusta e melhora sua linha de produtos de aterramento, que em breve incluirá novamente calçados de aterramento!
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS DO ATERRAMENTO?

Em civilizações passadas, as pessoas andavam descalças ou com sapatos de couro. Agora, os fabricantes de calçados substituíram os sapatos por solas de couro que permitiam que a energia da Terra passasse pelo corpo por solas sintéticas que bloqueiam essa energia.
1. Impulsiona o sistema imunológico. Um estudo descobriu que o aterramento pode melhorar vários marcadores imunológicos, potencialmente levando a uma resposta imune mais forte.
2. Reduz a dor. Diz-se que se algo dói, a melhor coisa que você pode fazer é deitar no chão. A dor diminuirá em cerca de uma hora porque os elétrons carregados negativamente estimulam a resposta anti-inflamatória do corpo.
3. Reduz a inflamação. Quando estamos aterrados, nosso corpo absorve os elétrons da Terra como uma esponja. Esses elétrons têm um papel anti-inflamatório muito importante.
4. Melhora o sono. Um estudo mostrou que aterrar o corpo humano na terra durante o sono reduz os níveis noturnos de cortisol, melhora o sono e reduz a dor e o estresse.
5. Reduz o estresse. Quando aterrado, o cortisol, conhecido como o “hormônio do estresse”, começa a se normalizar. O cortisol ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, regula o metabolismo, ajuda a reduzir a inflamação e auxilia na formulação da memória.
6. Reduz a pressão arterial, melhorando o fluxo sanguíneo e a viscosidade. O aterramento aumenta a carga superficial nos glóbulos vermelhos e, assim, reduz a viscosidade do sangue e a aglomeração.
7. Acelera a cicatrização de feridas. Estudos indicaram que o aterramento pode acelerar o processo de cicatrização de feridas.
8. Aumenta a variabilidade da frequência cardíaca. Em um estudo com 27 pacientes, os participantes fundamentados tiveram melhorias na variabilidade da frequência cardíaca (alterações de batida a batida na frequência cardíaca) que foram além do relaxamento básico.
9. Acalma o sistema nervoso. Parece que as pessoas fundamentadas experimentam uma redução no estresse e uma normalização do funcionamento do sistema nervoso autônomo após o aterramento.
10. Melhora o humor. Um estudo concluiu que 1 hora de contato com a Terra melhorou o humor mais do que o esperado apenas pelo relaxamento.
Além disso, a radiação eletromagnética de computadores, telefones celulares, Wi-Fi, Bluetooth, 5G, linhas de energia, televisão e outros aparelhos elétricos é significativamente reduzida quando estamos aterrados na Terra. Nós nos tornamos como uma gaiola de Faraday, e o efeito da gaiola de Faraday impede que os campos eletromagnéticos penetrem no corpo. Eles são refletidos como um espelho reflete a luz.
PARA CONCLUIR…
Embora vivamos em um mundo moderno, aprendemos mais sobre o mundo natural ao nosso redor a cada dia. Agora entendemos que não precisamos mais viver como flores cortadas. Seja para se reconectar caminhando ou correndo descalço, ou usando substitutos para os pés descalços , reconectar-se à energia sutil da Terra é fácil, seguro e simples. Para saber mais sobre aterramento, leia um ou ambos os livros da série Earthing, coautorados pelo Dr. Sinatra . E não se esqueça de visitar o Earthing Institute aqui para aprender mais sobre o assunto por meio de pesquisas e artigos.
DIRETO DA REDAÇÃO

