
Se você ainda não se programou para o final de semana que se aproxima, O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA, tem uma ótima sugestão para toda a sua família. Trata-se da festa dos 40 anos de uma das mais antigas e tradicionais escolas municipais de educação infantil de Marília, a EMEI BALÃO MÁGICO, localizada na rua Eduardo Prado, 56 A – no bairro Nova Marília, zona sul da cidade.
Será NESTE SÁBADO, 12/04 a partir das 13h30 com vendas de pastéis, espetinhos, churros, refrigerante, bolo em pedaço, doces e a COBIÇADA PIZZA EM PEDAÇOS DA JP PIZZARIA. Antes é importante conhecer a história desta escola que formou gerações.
A escola municipal de educação infantil Balão Mágico foi fundada em 7 de março de 1985, através de decreto número 4905, assinado pelo prefeito municipal da época, José Abelardo Guimarães Camarinha, publicado no jornal Correio de Marília, no dia seguinte.
O objetivo da criação da escola foi atender alunos de nível maternal, pré I, pré II e pré III, na faixa etária de 3 a 6 anos de idade na época. A escola foi projetada para ser instalada no Núcleo Habitacional Nova Marília, que era recém inaugurado e comportava mais de 3 mil casas residências, com um número aproximado de 20 mil habitantes e atender bairros adjacentes como Planalto, Nacional, Monte Castelo, etc.
Logo se viu a administração municipal preocupada com o atendimento de tão grande demanda, sendo certo que praticamente inexistiam escolas infantis naquela região sul da cidade de Marília.
A professora Marilene Mussi Guimarães, Secretária Municipal da Educação na época, nomeou a professora Cristina Sá para ser a primeira diretora da EMEI BALAO MÁGICO, que ao se aposentar posteriormente, foi substituída pela professora Verenice Alcalde, que ali trabalhou até sua aposentadoria também, assumindo a titularidade do cargo de diretora, a professora Luzimábile de Fátima Gonçalves Zaparolli, em 1994, que por sua vez também encerrou seu ciclo profissional na mesma unidade escolar, ainda que lotada na Secretaria da Educação do município, como Supervisora de Ensino, em 2014.
Foi a diretora que mais tempo permaneceu à frente da EMEI BALÃO MÁGICO, ressalvando que deu sequência ao excelente trabalho feito pelas antecessoras, Cristina Sá e Verenice Alcalde. Certo que a escola ganhou a acolhida da comunidade e aumentou sua responsabilidade na educação das crianças ali residentes, chegando a ter cerca de 800 atendimentos diários, entre alunos do período parcial e integral.
A EMEI BALÃO MÁGICO cresceu em área física, estrutura e qualidade de ensino, com registro de ampliação e reforma de salas de aula, cozinha, sala de direção, sala de professores, lavanderia, depósito, área de armazenamento de alimentos, etc.
Foram construídas áreas de entretenimento e ludicidade, playground, quiosques, amplo dormitório para melhor conforto das crianças de tenra idade, teatro de arena e até uma ampla quadra esportiva coberta.
Posteriormente à promoção da diretora Luzimabile de Fátima Gonçalves Zaparolli ao cargo de supervisora de ensino e até sua aposentadoria, assumiu a direção da escola, a professora Silvia Lucia Jorge Silva, que na época era vice-diretora, substituindo-a com denodo e profissionalismo.
A vacância do cargo foi cessada com a nomeação do diretor concursado, Dagoberto Baptista Rodrigues, que aqui esteve de 02 de abril de 2018 até 31 de janeiro de 2025, agora também com muito entusiasmo e dedicação assumiu esta escola dia 02/02/2025 a diretora Flavia Fernanda Pucci Laurindo que está à frente da EMEI BALÃO MÁGICO no presente momento.
É importante lembrar que inicialmente, Marília foi considerada um dos municípios com menor número de escolas em relação ao número de habitantes, porém à medida que a cidade foi crescendo e a população aumentando as escolas de educação infantil foram cada vez mais necessárias, atualmente, conta com 37 EMEIs, 18 EMEFs e 2 EMEFEIs e atendem 18.280 alunos na faixa etária de 4 meses a 10 anos.
Porque JP PIZZARIA

O final de semana só é completo com uma boa, saborosa e suculenta PIZZA, MAS PIZZA DE VERDADE. Ela não faz parte do cardápio da tradicional cozinha brasileira, porém pode-se dizer que uma paixão nacional, sendo a queridinha dos finais de semana. Na capital nacional do alimento não é diferente e por esta razão pode ser chamada de CAPITAL DA PIZZA, isto porque, a paixão do mariliense pelo prato supera todas as expectativas, afinal, Marília é a cidade do interior do estado de São Paulo com o maior número de pizzarias em um comparativo percentual com o número de habitantes.
Dados inéditos da Apubra – Associação Pizzarias Unidas do Brasil, revelam que são produzidas 3,8 milhões de pizzas diariamente em todo o Brasil, com uma média de produção de 2.630 unidades por minuto. Ainda segundo a associação, apenas o estado de São Paulo é responsável pela produção de 870 mil pizzas por dia. Marília tem a sua marca nestes números.

Em matéria exclusiva publicada pelo JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA recentemente, conseguimos identificar quase 100 pizzarias na cidade. Em um levantamento realizado pela nossa reportagem foi possível detectar o quanto o mariliense gosta de pizza.
Os números nos levam a uma consumação aproximada de 3.300 pizzas por dia, levando-se em consideração um dia pelo outro, sendo que este número pode ultrapassar a casa das 4.000 pizzas nos finais de semana, principalmente aos sábados, quando todos aposentam a cozinha e preferem uma suculenta pizza nos mais diversos sabores. O MARILIENSE GOSTA DE PIZZA E A JP PIZZARIA é uma das preferidas das pessoas de bom gosto.

É neste contexto que a mais italiana das pizzarias é também a mais solicitada para grandes eventos. Para quem não se lembra, em uma tarde do dia 20 de fevereiro de 2013, João Augusto Silva e família levantaram as portas de um estabelecimento na avenida João Ramalho, proximidades da EMEI BALÃO MÁGICO, portanto, filho querido da zona sul da cidade e que estará marcando presença nos 40 anos da referida escola.
O JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA SE CONGRATULA COM A DIREÇÃO, PROFESSORES, SERVIDORES, ALUNOS E SEUS RESPECTIVOS PAIS DA REFERIDA ESCOLA POR TÃO IMPORTANTE E SIGNIFICATIVA DATA PARABENIZANDO PELOS RELEVANTES SERVIÇOS PRESTADOS NA FORMAÇÃO DE NOSSAS CRIANÇAS.
DIRETO DA REDAÇÃO

