
A internet recebeu R$ 7.045 bilhões em investimento publicitário, superando a TV aberta pela primeira vez
A internet ultrapassou a TV aberta e se tornou o meio com maior volume de investimentos publicitários no Brasil. A cada R$ 100 usados em compra de mídia no país, R$ 39,50 são direcionados à mídia digital, mostrando uma importante mudança no mercado.
Os dados estão no relatório Cenp-Meios, do Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário, que avalia o montante de investimentos no setor entre janeiro e setembro de 2024.

Em valores absolutos, a internet movimentou R$ 7.045 bilhões em compra de mídia. O número supera o da televisão aberta, que somou investimentos de R$ 6.726 bilhões.
O radio que vem em decadências nas últimas duas décadas, ficou apenas no quinto lugar com apenas 4% da preferência, segundo a pesquisa realizada e o gráfico abaixo;

As televisões pagas, que somadas não possuem 1,5% da audiência geral, receberam 5,2% dos investimentos.
A internet vinha crescendo no ranking ano após ano. Em 2022, a distância para a televisão aberta era de 6 pontos percentuais. Já no ano seguinte (2023), a diferença caiu para 1,4 ponto.
Especialistas no mercado avaliam que, após ultrapassar a televisão aberta, a internet deve aumentar a distância nos próximos anos, concentrando o maior número de investimentos do mercado publicitário.
DIRETO DA REDAÇÃO

