Por mais que os proprietários de açougues e casa de carnes tentem segurar, não tem jeito, os frigoríficos estão chegando com as entregas e as respectivas notas com preços de custo iguais aos que estão vendidos no balcão. É INCRÍVEL, COMO NUNCA VISTO. A PICANHA FOI CANCELADA. No final desta matéria você vai saber a diferença entre açougue e casa de carnes.
“É uma loucura, não tem nem como colocar mais placas de preços, pois está aumentando todo dia, nunca vimos um cenário assim. Nós ficamos com dó dos menos favorecidos, mas não somos nós, é culpa de nossos governantes e o povo é sacrificado, não tem como a gente manter os mesmos preços, pois temos custos, despesas e funcionários. Mesmo assim tem algumas carnes que acabou vendendo sem aumentou para manter a clientela” lamentou a gerente de um estabelecimento.
Em novembro, o preço médio da carne de frango no Brasil subiu pelo terceiro mês consecutivo, segundo o Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).
A alta foi observada em todas as regiões monitoradas, impulsionada pela forte demanda pela proteína avícola, que se tornou uma opção mais competitiva em relação à carne bovina, ainda negociada a preços elevados.
Pesquisadores do Cepea apontam que o aumento na procura por opções mais econômicas, como o frango, tem intensificado as vendas no mercado interno, permitindo aos produtores ajustar os preços para cima.
Enquanto a carne de frango segue em alta, a carne bovina enfrenta um cenário ainda mais alarmante: a disparada no preço da arroba, sobretudo em regiões de produção intensiva, tem pressionado o custo final ao consumidor. O movimento ocorre principalmente devido ao aumento dos custos de produção, incluindo o valor dos insumos e da alimentação do gado, somados à alta demanda interna e externa.
O impacto é sentido em todas as etapas da cadeia produtiva, dos pecuaristas aos comerciantes, que veem a margem de lucro reduzida ou repassam parte do custo aos consumidores.
Comprar carnes no supermercado ficou mais caro neste fim de ano. A tendência é que o preço do churrasco do brasileiro suba ainda mais, dizem economistas.
A saída adotada pelo brasileiro foi substituir as carnes por ovos e peixes. O consumo desses itens aumentou 27,1% e 6,2%, respectivamente, em setembro deste ano em relação ao mesmo mês de 2023, por causa da redução de preço. O ovo ficou 10,1% mais barato, e o peixe, 0,3%, na mesma base comparativa.
A primeira diferença entre uma casa de carne e um açougue está ligada à aparência e à ambientação. O ambiente de uma casa de carne deve ser confortável, agradável e totalmente diferenciado.
Na casa de carne, você não encontrará, por exemplo, os tradicionais ganchos, onde as peças de carne são penduradas e expostas aos clientes.
As casas de carne ainda se diferenciam dos açougues por oferecerem aos seus clientes produtos diferenciados e cortes nobres, muitas vezes não encontrados nos açougues tradicionais. Muitos estabelecimentos também diversificam o seu mix de produtos, vendendo bebidas como vinhos, variados tipos de cervejas, temperos e condimentos para carnes.
Além disso, as boutiques costumam contar com funcionários treinados para que os clientes possam sanar todas as dúvidas e receberem indicações dos melhores cortes para cada ocasião.
DIRETO DA REDAÇÃO