Médico de Harvard esclarece se tomar água antes do almoço emagrece
A hidratação adequada é fundamental para o bom funcionamento do organismo, influenciando desde a digestão até a aparência da pele. Algumas pessoas acreditam que beber água antes das refeições é um truque eficiente para promover a perda de peso.
Em artigo publicado como orientação de saúde no site da Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, o reumatologista Robert Shmerling esclareceu esse assunto. Segundo ele, duas evidências científicas apoiam a ideia de que a ingestão de água antes das refeições promove o emagrecimento.
A primeira associa o consumo de água com a saciedade. “O estômago tem nervos que sentem o alongamento e enviam sinais ao cérebro de que é hora de parar de comer. Presumivelmente, beber antes de uma refeição pode enviar sinais semelhantes”, explica.
Ele cita que alguns estudos antigos já avaliaram que indivíduos mais velhos que bebiam um copo cheio de água antes das refeições tendiam a comer menos do que aqueles que não o faziam. A água deixaria a pessoa com aquela sensação de estômago cheio.
Outro trabalho mostrou que pessoas em dietas de baixa caloria que antes das refeições tinham menos apetite e mais perda de peso ao longo de 12 semanas, em comparação com aquelas em dieta semelhante que não bebiam água extra. No entanto, o médico lembra que nenhum estudo avaliou o hábito a longo prazo na perda de peso.
Água ajuda a queimar calorias?
A segunda evidência associa a ingestão de água com a queima de calorias induzida pela termogênese e é mais fraca. “A água que bebemos deve ser aquecida até a temperatura corporal, um processo que exige que o corpo gaste energia. A energia gasta seria capaz de compensar algumas calorias das refeições”, esclarece Robert.
No entanto, ele observa que embora estudos anteriores tenham fornecido algum suporte para a explicação, os mais recentes não encontraram evidências de que beber água queima muitas calorias. “Isso coloca em questão a explicação da termogênese para a perda de peso induzida pela água”, acrescenta.
A nutricionista Carla de Castro, que atende em Brasília, explica que tomar de 100 a 200ml de água antes das refeições hidrata o estômago e melhora o processo digestivo. No entanto, ela reforça que nem isso e nem a termogênese são suficientes para provocar a perda de peso.
“O corpo gasta energia para equilibrar a temperatura da água com a temperatura corpórea. No entanto, esse esforço é muito pequeno”, diz. “Seria necessário tomar copos e copos de água para que a gente tivesse benefício ou impacto no emagrecimento”, completa.
A hidratação é essencial para o corpo
O professor de Harvard explica que a desidratação prejudica a capacidade do corpo de quebrar gordura. Além disso, causa fadiga muscular, cãibras e exaustão pelo calor.
Por outro lado, estar bem hidratado melhora a aptidão física e, consequentemente, ajuda na perda de peso. “Uma hidratação extra antes do exercício pode ser recomendada, especialmente para atletas de elite que se exercitam em ambientes quentes”, acrescenta o especialista.
O nutricionista Nicolas Dutra, que atende em Brasília, afirma que a água é essencial na síntese de energia e no transporte e absorção de nutrientes, melhorando a nutrição e aumentando a performance no exercício.
“Queimar gordura e qualquer outro processo no corpo requer água. Ela está diretamente associada a produção de energia no corpo então estar hidratado vai auxiliar no emagrecimento”, afirma.
DIRETO DA REDAÇÃO