Veja produtos que subiram de preço pouco antes da Black Friday. Saiba como identificar falsas promoções e golpes na Black Friday para garantir uma compra segura e vantajosa.
A Black Friday 2024 acontece nesta sexta-feira, 29, com promessas de ofertas por todo o país. A data, originária dos Estados Unidos, chegou ao Brasil há alguns anos e já se consolida como uma das mais importantes para o varejo. As promoções tomam conta, principalmente no ambiente virtual, onde também há maiores riscos de golpes. Em Marília, o comércio
promete ficar aberto até as 22 horas.
Para o especialista em marketing e estratégia de negócios, Frederico Burlamaqui, a chave para escapar da “black fraude” é a preparação e a pesquisa. “O consumidor precisa estar atento e fazer um bom trabalho de comparação de preços antes da data. Existem sites e aplicativos de monitoramento de preços que mostram o histórico dos valores. Isso ajuda a verificar se o desconto é realmente vantajoso ou se o preço foi inflado antes para, depois, ser reduzido artificialmente”, afirma.
Além do monitoramento de preços, Burlamaqui recomenda que os consumidores fiquem atentos a outros sinais de boas práticas por parte das empresas, como transparência na política de trocas e clareza nas descrições dos produtos. “É fundamental que o consumidor também desconfie de descontos exagerados, principalmente em produtos muito procurados. Muitas vezes, o desconto verdadeiro gira em torno de 20% a 30%, não 80% ou 90% como algumas empresas anunciam”, explica.
Um dos melhores métodos de evitar cair na “black fraude” é acompanhar o histórico de preços, já que muitos produtos podem sofrer alterações artificiais antes da Black Friday para parecerem mais baratos, por isso, aplicativos e sites especializados em monitoramento de preços são grandes aliados.
Nessa época, é comum escutar a brincadeira de que um “produto estava pela metade do dobro”. Isso porque algumas lojas sobem os preços de determinados produtos pouco antes da Black Friday e depois anunciam como se houvesse um desconto bastante expressivo.
Nesse caso, a dica é monitorar diferentes sites e as variações de preços
A verdade é wwe a Black Friday se tornou um evento popular no Brasil, mas também uma oportunidade para golpes e falsas promoções, seja em lojas físicas ou na internet; Para aproveitar os descontos reais e sair ileso de situações desagradáveis, confira 5 dicas importantes:
1. Planeje suas compras:
Defina os produtos que deseja comprar antes da Black Friday e pesquise preços em diferentes lojas. Utilize sites comparadores para acompanhar o histórico de preços e garantir que o desconto seja real. É muito comum que as lojas aumentem os preços antes da Black Friday para que no dia elas reduzam para o preço original, criando a ilusão de desconto.
2. Desconfie de ofertas “milagrosas”:
Super descontos em produtos de alto valor podem ser sinal de golpe. Essas ofertas muito boas para serem verdade são muito comuns com celulares, computadores e tablets. Verifique a reputação da loja, confira se o site é seguro e desconfie de atividades suspeitas.
3. Cuidado com golpes online:
Redobre a atenção com e-mails, SMS e mensagens de WhatsApp com promoções duvidosas. Compre apenas em sites confiáveis, verifique o remetente das mensagens e não compartilhe informações pessoais em formulários suspeitos.
4. Consulte avaliações de outros consumidores:
Leia as avaliações de outros compradores sobre o produto e a loja, prestando atenção em comentários recentes sobre prazos de entrega, qualidade do produto e experiência com a promoção.
5. Leia as políticas da loja:
Antes de finalizar a compra, leia atentamente as políticas de troca e devolução, especialmente para produtos em promoção. Isso evita dores de cabeça caso haja algum problema com a compra.
6. Sites falsos
Alguns sites são criados especialmente para pegar os consumidores desatentos nessa data.
Verifique se a loja em que fará a compra tem um CNPJ ativo na Receita Federal, faça buscas em redes sociais para checar se a loja é confiável e acompanhe a reputação da empresa em sites de defesa do consumidor e de reclamações. Na dúvida, não compartilhe seus dados em sites suspeitos ou sem informações claras.
Além disso, o consumidor pode consultar o site do Procon, que lista sites que não são considerados confiáveis.
7. Cuidado com parceiros e marketplaces
Grandes sites podem oferecer serviços de marketplace, anunciando ofertas de parceiros menores. Geralmente, a venda e a entrega deste produto é feita por esse parceiro. Assim, o consumidor também tem que checar a reputação desse vendedor para saber se é confiável.
8. Produto diferente do comprado
As aparências enganam, principalmente na foto de um produto que você vai comprar pela internet. de fechar a compra, fique atento à descrição e às especificações do anúncio para não ter surpresas depois.
De qualquer modo, nas compras feitas pela internet, o consumidor tem o direito de arrependimento. Ao receber o pedido, é possível solicitar a devolução no prazo de sete dias, com as despesas cobertas pelo fornecedor.
9. Dê preferência a empresas maiores
“Se tratando de Black Friday, procure sites conhecidos, sites que você já realizou compras antes ou de empresas que têm mais relevância no mercado”, afirma Renan. Ele justifica que marcas menores podem ser alvos mais fáceis de golpistas, por não terem tantos mecanismos de segurança atrelados às suas páginas virtuais.
10. Acompanhe os preços dos produtos
Para não cair em “black fraude”, a dica mais importante é também uma das mais simples: acompanhe os preços dos produtos que você tem interesse antes de chegar a data. Como as promoções, no Brasil, por vezes começam ainda no início de novembro, é válido que o monitoramento seja feito já desde outubro.
Mas, para quem não se antecipou, Renan Barcelos dá como dica usar sites que mostram esse histórico de preços. “Eu mesmo utilizo o Zoom, que é um portal e tem um aplicativo que você consegue verificar o histórico de preços, é um site bastante confiável, eu recomendo”, afirma.
O que fazer se tiver um problema com seu pedido?
Para o nosso departamento juridico, os golpes e problemas na relação de consumo são proporcionais ao aumento da procura por descontos durante a Black Friday.
É preciso reforçar que todas as práticas abusivas mencionadas no Código de Defesa do Consumidor se aplicam à data. O cliente deve ficar atento à venda casada, ao estímulo à aquisição e às compras por impulso.
Em caso de problema com o pedido, o consumidor deve, primeiro, tentar entrar em contato diretamente com o fornecedor para explicar a situação. Se mesmo assim o caso não for resolvido, o consumidor pode registrar uma reclamação no Procon ou entrar com ação no JEC [Juizado Especial Cível]
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