Nunca na história de Marília um pão e circo custou tão caro para o bolso do povo que paga o IPTU MAIS CARO DO BRASIL. E VIVA O CARNAVAL 2026

ANTES DE MAIS NADA, DEIXAMOS BEM CLARO, QUE NÃO SOMOS CONTRA O CARNAVAL, MAS SIM CONTRA O USO DE DINHEIRO PÚBLICO PARA ESTA FINALIDADE QUE PODERIA SER BANCADA PELOS INTERESSADOS E A INICIATIVA PRIVADA.

“Pão e circo” (panem et circenses) é uma estratégia histórica de controle social da Roma Antiga, atribuída ao poeta Juvenal e associada a imperadores como Júlio César, que consistia em fornecer alimentos básicos (pão) e entretenimento gratuito (circo/gladiadores) para satisfazer a plebe, distraí-la de problemas políticos e evitar revoltas. 

A expressão que atravessou séculos desde sua origem até os dias atuais, refere-se ao conformismo social diante da oferta de comida gratuita e entretenimento espetacular, que distraí o povo de questões mais profundas e relevantes.

A estratégia é simples, enquanto houver distribuição de pão em eventos públicos e grandes espetáculos, o povo acabava se tornando indiferente a questões políticas, privilegiando o imediato em vez do coletivo.

Além disso, esse mecanismo era uma forma eficaz para os governantes controlarem a população e evitarem revoltas, tornando-se uma política de Estado usada deliberadamente para garantir estabilidade e evitar protestos. NADA DIFERENTE DO QUE OCORRE HOJE EM DIA, MESMO COM O PASSAR DOS SÉCULOS.

A CIDADE DE MARÍLIA não foge a regra. O modus operandi de se fazer política na cidade em nada mudou, com exceção ao uso das redes sociais e do TIK TOK para impulsionar o marketing de imagem do dono da cadeira.

Em um município onde o pagador de impostos que sustenta toda a engrenagem ainda não digeriu o MAIOR AUMENTO DE IMPOSTOS E TAXAS DA HISTÓRIA DE MARÍLIA, começando pelo IPTU MAIS CARO DO BRASIL com a anuência da câmara municipal, exceção a três ou quatro vereadores.

Reajuste realizado de forma injusta com critérios adotados por uma comissão criada no gabinete do próprio prefeito que graças a bancada do amém tem carta-branca para realizar o aumento. A ABERRAÇÃO ESTÁ NO VALOR VENAL QUE DISPAROU ASSUSTADORAMENTE.

O NOSSO JORNAL publicou com exclusividade uma matéria mostrando a desigualdade nos reajuste com dispositivos aprovados no seu primeiro ano de mandato e que acabou sacrificando bairros da periferia como Jânio Quadros, Sanya Antonieta, Bandeirantes e outros em detrimento de bairros da zona leste que em alguns locais teve reajuste mínimo de 5 por cento. RELEMBRE;

Como se não bastasse, o pior é constatar escassez de medicamentos na farmácia municipal, falta de médicos, ruas esburacadas e alagadas, insegurança e água caríssima graças ao acordo que manteve a concessão do DAEM. VEJA COMO ESTÁ SENDO GASTO O SEU DINHEIRO NESTE CARNAVAL PELO PREFEITO VINÍCIUS CAMARINHA;

FOGOS DE ARTIFÍCIO, CONFETES E SERPENTINAS

TRIO ELÉTRICO DA CHÁCARA BAGUNÇA DO CIRCO

MÚSICA E DISTRAÇÃO AO PÚBLICO
(PÃO E CIRCO ?)

E ATÉ SHOW EM EMPRESA PRIVADA
(ISSO PODE ARNALDO ?)

ENFIM, É MARÍLIA SENDO MARÍLIA. COMANDADA POR UM SISTEMA QUE PRIORIZA O CONTROLE E O PODER. RESTA SABER SE ESTES INGREDIENTES FARÃO O POVO ESQUECER O QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MUNDO REAL, NO DIA A DIA FORA DAS REDES SOCIAIS….

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.