
Um voo da American Airlines colidiu com um helicóptero enquanto se aproximava do Aeroporto Nacional Ronald Reagan, informaram autoridades nesta quarta-feira (29). A bordo do avião estavam registrados pelo menos 60 passageiros e quatro membros da tripulação, conforme relatado à imprensa local. O Exército dos EUA informou que o helicóptero transportava três soldados. O voo 5342 da American Eagle, operado pela PSA Airlines, havia partido de Wichita, Kansas, com destino a Washington D.C.
O avião era o voo 5342 da American Airlines, vindo de Wichita, Kansas, de acordo com a agência.
A aeronave caiu no Rio Potomac e barcos de busca e resgate foram enviados à área, informaram as autoridades. A Administração Federal de Aviação (FAA) afirmou que a aeronave colidiu com o helicóptero enquanto se aproximava da pista por volta das 21h EST (02h GMT) na quarta-feira.
Decolagens e pousos foram interrompidos no aeroporto enquanto as equipes de emergência respondem ao incidente, conforme comunicado do aeroporto em uma postagem no X (anteriormente Twitter). A FAA informou que está conduzindo uma investigação sobre o acidente. O Departamento de Polícia Metropolitana disse que uma operação de busca e resgate está em andamento no Rio Potomac com a ajuda de várias agências.

“Um jato regional Bombardier CRJ700 da PSA Airlines colidiu no ar com um helicóptero Sikorsky H-60 enquanto se aproximava da Pista 33 no Aeroporto Nacional Reagan em Washington por volta das 21h, horário local. A PSA estava operando como Voo 5342 para a American Airlines”, disse a FAA em um comunicado.
A agência acrescentou que investigará o incidente juntamente com o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB). A American Airlines, em um comunicado, disse estar ciente dos relatos de que “o voo 5342 da American Eagle, operado pela PSA, com serviço de Wichita (ICT) para o Aeroporto Nacional Reagan em Washington (DCA), esteve envolvido em um incidente” e fornecerá informações à medida que estiverem disponíveis.
Em uma postagem na plataforma de mídia social X, o Departamento de Bombeiros e Serviços Médicos de Emergência de D.C. confirmou que uma pequena aeronave caiu no Rio Potomac, próximo ao aeroporto na Virgínia. “Barcos de resgate estão no local”, dizia a postagem.

A secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, confirmou na Fox News na noite de quarta-feira que o acidente foi resultado de uma colisão entre um helicóptero militar e um jato regional. Ela também acrescentou que o presidente Trump foi informado sobre a situação, juntando-se à Fox para uma entrevista previamente agendada, poucos minutos após as notícias do acidente.
“Tragicamente, parece que um helicóptero militar colidiu com um jato regional no aeroporto DCA aqui em Washington, D.C. Isso é tudo o que posso confirmar neste momento”, disse Leavitt.
“Os pensamentos e orações de toda a administração Trump estão com todos os envolvidos e pedimos ao público nesta área que siga as orientações das autoridades e permita que façam seu trabalho enquanto tentam salvar vidas neste momento”, acrescentou.
Casal campeão mundial de patinação morre em colisão entre avião e helicóptero

Evgenia Shishkova, Vadim Naumove o filho do casal estavam em avião que colidiu com helicóptero militar em Washington
Um casal de campeões mundiais de patinação artística morreu em um acidente aéreo nos Estados Unidos. Os russos Evgenia Shishkova e Vadim Naumov estavam no avião que colidiu com um helicóptero militar em Washington, capital estadunidense.
Shishkova e Naumov voltavam de uma competição no Kansas. A dupla foi campeã mundial em 1994 e treina jovens patinadores nos Estados Unidos, onde reside. Maxim, filho do casal, também estava a bordo.
De acordo com a agência de notícias Reuters, 64 passageiros, sendo 15 patinadores, estavam no avião, além da tripulação. Não há registro de sobreviventes até o momento. Os corpos já começaram a ser resgatados.
Segundo a agência de notícias Associated Press (AP), o helicóptero fazia um voo de treinamento no momento do acidente. O número de tripulantes na aeronave militar ainda não foi informado.
DIRETO DA PLANTÃO DE NOTÍCIAS

