Nem sempre o discurso condiz com a prática. Embora o prefeito Vinícius Camarinha tenha assumido um compromisso em abraçar a causa das crianças especiais, causou estranheza a publicação do última sexta-feira(28) no Diário Oficial de Marília informando sobre a prorrogação do contrato com a empresa IAPE, responsável pela contratação das cuidadoras de crianças especiais nas escolas municipais.

Reconhecemos aqui o trabalho realizado quando do informe sobre a ampliação do Espaço Potencial que realiza um trabalho excepcional com profissionais altamente capacitadas. Porém, fica a pergunta; “E AS MÃES DA PERIFERIA QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE PAGAR UMA BABÁ, UM TRANSPORTE RESTANDO APENAS OS CUIDADOS DA ESCOLA PORQUE PRECISA TRABALHAR?

A empresa IAPE, possui um histórico reprovável aos olhos das próprias cuidadoras que recebem menos que em salário mínimo e ainda por cima sempre com atraso, além do vale-alimentação de um valor irrisório. São várias as ações trabalhistas movidas por ex funcionárias, basta checar.

Tudo acontece aos olhos inertes e omissos dos senhores (as) vereadores(a) que pelo visto apenas aumentaram a bancada do amém, subindo de onze para dezesseis parlamentares a se silenciarem sobre após da administração virando as costas para o povo. RELEMBRE ALGUMAS MATÉRIAS PUBLICADAS PELO JORNAL DO ÔNIBUS DE MARÍLIA;

22 DE JANEIRO DE 2022

17 DE MARÇO DE 2022

23 DE MARÇO DE 2023

18 DE AGOSTO DE 2024

Como se vê, passam-se os anos, entra prefeito e sai prefeito, a empresa É SEMPRE A MESMA. Às vezes troca uma coordenação, mas o coordenador geral é a mesma conforme já constatamos. RESTA SABER QUEM É O VERDADEIRO DONO? FICAM NO AR ALGUNS QUESTIONAMENTOS;

  • Em um universo de dezenas de empresas no segmento, por que só esta empresa ganha a permissão na cidade de Marília?
  • Por que o silêncio dos vereadores, em especial da bancada das mulheres?
  • Por que ninguém investiga o histórico no Ministério do Trabalho?
  • Por que o prefeito não convoca as cuidadoras para ouvir a realidade?
  • Por qual razão a câmara não convoca o verdadeiro dono da empresa para uma audiência na câmara municipal?

EM 2017 a empresa CONVIVA, com o mesmo coordenador, acumulou uma dívida de seis meses e demitiu cerca de 110 cuidadoras que prestavam o serviço.

Nos causa estranheza em saber que faltam cuidadoras nas escolas e não há reposição. Muitas vezes eles fazem revezamento de escolas e a razão é uma só; NINGUÉM MAIS DESEJA TRABALHAR NESTA EMPRESA. E A RESPOSTA FOI PRORROGAR O CONTRATO.

Cuidador de Crianças especiais

O (a) cuidador (a) de crianças especiais é um profissional dedicado e especializado em fornecer suporte e assistência a crianças que possuem necessidades especiais, sejam elas físicas, cognitivas ou emocionais.

Este cuidador desempenha um papel crucial na promoção da independência e no desenvolvimento dessas crianças, adaptando suas abordagens conforme as necessidades específicas de cada caso.

Além de atender às demandas básicas, como alimentação e higiene, o cuidador de crianças especiais também pode colaborar no acompanhamento de terapias, implementar atividades educativas adaptadas e oferecer suporte emocional, contribuindo para o bem-estar global e o desenvolvimento saudável da criança.

Sua atuação é marcada pela compreensão, paciência e um comprometimento especializado em criar um ambiente inclusivo e acolhedor para a criança. Yara isto, precisa ser capacitado previamente com cursos específicos e principalmente, ser bem remunerado pela sua dedicação e importância dentro do desenvolvimento psicopedagógico da criança.

O QUE FAZER, CASO A CASO

Deficiência auditiva 

  • A escola precisa providenciar um intérprete para os alunos que já dominam a libras e um educador disponível a ensinar a linguagem a professores e crianças 
  • Fale sempre de frente, os alunos precisam enxergar seus lábios 
  • Sempre que possível, utilize recursos visuais 
  • Use gestos, pois facilitam a compreensão

Deficiência visual 

  • Solicite os materiais específicos, como os utensílios para escrever em braile e o soroban, audiolivros ou lupas e um profissional disposto a ensinar a escola a ler e escrever em braile. Também é fundamental garantir a acessibilidade em toda a escola, como sinalizações e comunicados traduzidos 
  • Acrescente estímulos orais às explicações 
  • Não mude os móveis de lugar com frequência para prevenir acidentes

Deficiência física

  • Os materiais específicos podem ser pranchas ou presilhas para prender o papel na mesa, suportes para lápis e canetas e até computadores
  • Alargamento de portas, instalação de rampas e barras de apoio facilitam a mobilidade dos alunos

Deficiência mental

  • Informe-se com a família e os profissionais que acompanham o estudante sobre as necessidades dele e os instrumentos adequados para a aprendizagem
  • Estimule habilidades sociais e interpessoais
  • Faça avaliações compatíveis com o potencial de cada um. As comparações entre alunos são sempre prejudiciais
  • Planeje metodologias de ensino com recursos diversificados e dê aos conteúdos um significado prático e instrumental

Cada estudante tem seu caminho e ritmo próprios de estudo, compreendendo temas de formas diversas. Na hora de avaliar, o que está em jogo é o progresso de cada um e seu processo de aprendizagem. Com a decisão do prefeito cabe agora esperar até o final do ano para alimentar novamente uma expectativa de mudança.

CRIA CORAGEM PREFEITO, SEJA ASSERTIVO E PENSE NESSAS CRIANÇAS, REFLITA SOBRE AS CUIDADORAS. SEJA MENOS POLÍTICO E MAIS HUMANISTA.

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