
Coronel Glauce Anselmo Cavalli assumiu o posto da maior polícia do país nesta quarta-feira (29)
A coronel Glauce Anselmo Cavalli fez história nesta quarta-feira (29) ao receber o comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo, posto ocupado de forma inédita por uma mulher em quase 200 anos de corporação.
Em cerimônia realizada na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, na capital, ela fez seu primeiro discurso como comandante da tropa. Ao lado de autoridades como o governador Tarcísio de Freitas e o secretário em exercício da Secretaria de Segurança Pública, coronel Henguel Ricardo Pereira, a nova comandante destacou o enfrentamento à violência contra as mulheres como prioridade.
Veja abaixo cinco trechos do discurso que mostram como será a liderança da coronel Glauce Anselmo Cavalli.
1 – VIOLÊNCIA DOMÉSTICA
“O enfrentamento à violência doméstica e familiar será prioridade operacional no nosso comando. A Polícia Militar está diuturnamente nas ruas do Estado preservando a ordem. Os casos de violência doméstica ocorrem na maioria das vezes em ambiente familiar, dentro das residências, longe dos olhos dos patrulheiros e das câmeras de vigilância que compõem a Muralha Paulista. Fato este que ensejou um foco institucional de incentivo à mudança de comportamento das vítimas.
A violência doméstica não é algo novo, ela sempre existiu e o Estado de São Paulo, atento ao cumprimento do seu dever constitucional ampliou políticas públicas. Foram criadas as Delegacias de Defesa da Mulher, que deram ouvidos às vítimas por meio das cabines lilases que hoje estão presentes em todas as regiões do Estado e a evolução, senhores, continua. Sob meu comando, consolidaremos as cabines lilases nos centros de operações da Polícia Militar.
Ampliaremos o atendimento por videochamadas e abriremos os nossos quartéis para acolher estas vítimas com a implantação dos espaços lilases em salas de operações para garantir acolhimento humanizado em todo o estado. A integração com o aplicativo São Paulo Mulher Segura ampliará o acesso ao atendimento, permitindo o registro de ocorrências e o acionamento imediato da Polícia Militar, que a partir de maio será realizado pelas patrulhas lilases, homens e mulheres especializados para o atendimento desse tipo de delito.”

2 – PERCEPÇÃO DE SEGURANÇA
“Trabalharemos intensamente para manter a redução histórica dos indicadores criminais no Estado de São Paulo, em especial em relação à taxa de 5,5 homicídios por 100 mil habitantes, a menor do Brasil. Mobilizaremos todos os nossos programas de policiamento e preservaremos a nossa capilaridade em todo o estado, por intermédio de todos os programas de policiamento. O grande desafio, senhores, do próximo período, muito embora os números de redução significativa dos índices criminais, isso é histórico também, é a gente garantir que esses números sejam refletidos na percepção de segurança da população. Esse é o nosso mote. Continuaremos protegendo e salvando vidas, mas sem descanso vamos transportar essa redução histórica de índices criminais na percepção de segurança de toda a população do Estado de São Paulo. Nossa maior missão permanece inalterada, proteger e salvar vidas.”

3 – ASFIXIA DO CRIME
“Daremos continuidade à metodologia já comprovadamente eficaz: a asfixia financeira das organizações criminosas, a ruptura de suas cadeias logísticas e a identificação e captura de suas principais lideranças. Para melhorar a percepção de segurança da população, fortaleceremos três pilares de atuação da polícia militar: prevenção, repressão imediata e o atendimento de emergência.”
4 – REPRESENTATIVIDADE
“Ser a primeira mulher a liderar a Polícia Militar do Estado de São Paulo em quase 200 anos não é uma vitória pessoal, senhores, mas uma conquista de todas as policiais militares que percorreram um caminho pavimentado, especialmente pelas pioneiras, conhecidas como as 13 mais corajosas de 1955, dentre elas a lendária comandante Hilda Macedo, que formaram o corpo de policiamento especial feminino e pelas igualmente corajosas e desbravadoras oficiais formadas de maneira inédita neste solo sagrado da centenária Academia de Polícia Militar do Barro Branco, no início da década de 1990, as aspirantes de 1992.
Policiais militares femininas, parabéns a todas vocês, oficiais e praças, pela construção de um caminho de força e de sensibilidade que garantiu a consolidação de uma Polícia Militar mais justa, mais representativa e mais preparada para servir a sociedade paulista.”
5 – SERVIR AO PRÓXIMO
“Diante dessa história esplêndida da Polícia Militar, é imperativo que a minha liderança seja pautada pelos mais relevantes valores de um gestor público: a legalidade, a moralidade e a seriedade, a transparência, a coragem, o compromisso inabalável com a eficiência operacional na segurança pública e, sobretudo, a preocupação com o ser humano. Lembremos todos que o serviço do policial militar é uma grande oportunidade de auxílio ao próximo. E servir ao próximo é engrandecer a própria vida.”
Primeira mulher no comando da Polícia Militar de SP em 200 anos de história

Pela primeira vez em quase 200 anos de corporação, uma mulher assume o comando-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo. A coronel Glauce Anselmo Cavalli tomou posse nesta quarta-feira (29), na Academia do Barro Branco, na capital, substituindo o coronel José Augusto Coutinho.
“Não é apenas uma troca de comando. É uma forma de escrever a história da Polícia Militar. E essa decisão de hoje tem nome, trajetória e critério. A coronel Glauce, que assume o comando, é uma oficial preparada, respeitada, pronta para liderar”, afirmou o governador Tarcísio de Freitas. “Quantas mulheres terão a coronel Glauce como inspiração, se tornando a comandante da maior força pública do Brasil? Seu trabalho abre uma série de portas e rompe uma série de barreiras, além de mostrar que as mulheres podem ocupar qualquer espaço de tomada de decisão”, completou.
A nomeação da nova comandante, assinada pelo governador no último 15 de abril, estabelece um ponto de avanço significativo para a instituição e reafirma o compromisso do governo com a renovação do comando sem abrir mão da continuidade operacional.
“Desde 1955, quando foi criado o primeiro grupo de policiamento feminino no Brasil, pioneiro na América Latina, as mulheres vêm com coragem e determinação escrevendo sua história na segurança pública. Passamos por décadas de evolução, superação de barreiras, ampliação de espaço e principalmente demonstração inequívoca de competência. Hoje temos 11.620 policiais femininas, presentes em todas as áreas da Polícia Militar”, afirmou o secretário de Segurança Pública em exercício, coronel Henguel Ricardo Pereira.
“Ser a primeira mulher a liderar a Polícia Militar do Estado de São Paulo em quase 200 anos não é uma vitória pessoal, mas uma conquista de todas as policiais militares que percorreram um caminho pavimentado, especialmente pelas pioneiras, conhecida como as 13 mais corajosas de 1955, dentre elas a lendária comandante Hilda Macedo., afirmou a coronel Glauce no discurso de posse.
“Que essa conquista histórica não represente um ponto de chegada, mas sim um novo marco de avanço. No qual o mérito, a coragem e o compromisso com o bem comum continuem a nortear nossa instituição. E que esse marco se consolide como uma oportunidade permanente de reflexão coletiva sobre a necessidade de uma atuação conjunta, pautada no respeito às diferenças, independentemente de gênero, credo, etnia ou condições físicas”, completou a nova comandante.
O coronel José Augusto Coutinho, que estava à frente da Polícia Militar desde maio de 2025, passa para a reserva da instituição. O novo subcomandante será o coronel Mário Kitsuwa. “Agradeço à PM do estado de SP por mais de 34 anos felizes, trabalhando em prol da comunidade, e ao governador Tarcísio de Freitas – e a toda sua equipe da Secretaria de Segurança – pela oportunidade que me foi dada de comandar a maior polícia da América Latina e pela excelente escolha da coronel Glauce e do coronel Kitsuwa para sucessão no comando. Tenho certeza que farão um ótimo trabalho. Pois são oficiais honrados, conhecedores de seus deveres e preparados para a missão”, afirmou o coronel Coutinho.
Trajetória da coronel Glauce na Polícia Militar

A trajetória da coronel Glauce na Polícia Militar abrange funções operacionais, jurídicas, de comunicação e de gestão. Antes da nomeação, estava à frente da Diretoria de Logística da corporação.
Ao longo da carreira, comandou o CPA/M-2, responsável por uma das regiões de maior densidade populacional da capital, chefiou a Coordenadoria de Assuntos Jurídicos do Comando Geral e dirigiu o Centro de Comunicação Social da PM.
A nova comandante é mestre e doutora em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, graduada em Direito pela Universidade Cruzeiro do Sul e em Educação Física pela Escola de Educação Física da PM.
Investimento, valorização e reforço de efetivo
A coronel Glauce assume o comando-geral em um momento de expansão da corporação. Desde o início desta gestão, em 2023, a Polícia Militar recebeu mais de 2,5 mil viaturas, com investimento superior a R$ 592 milhões. Foram entregues 89 obras, mais de 9 mil armas e mais de 37,8 mil coletes, com investimento adicional de R$ 206 milhões.
No efetivo, mais de 9,8 mil novos policiais militares foram formados desde 2023. Outros 3 mil estão em formação e 2,2 mil vagas estão abertas em concursos em andamento.
DIRETO DA REDAÇÃO


