Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) confirmou que a bandeira tarifária para o mês de julho de 2025 seguirá sendo a vermelha, no patamar 1, mesma sinalização aplicada em junho.

Com isso, as contas de energia elétrica continuarão com a cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A decisão reflete o atual cenário do setor elétrico, que ainda enfrenta dificuldades relacionadas à geração de energia.

Segundo a agência, a persistência de afluências abaixo da média em praticamente todo o país tem comprometido a produção nas hidrelétricas. Como consequência, o sistema elétrico precisa recorrer a fontes de geração mais caras, como as usinas termelétricas, o que eleva os custos de produção e justifica a manutenção da bandeira vermelha.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 como uma forma de tornar mais transparente para o consumidor o custo real da geração de energia.

A bandeira vermelha, por exemplo, sinaliza um custo elevado, incentivando os consumidores a adaptar seu consumo. Antes desse sistema, os custos extras só eram percebidos nos reajustes anuais, sem que o consumidor pudesse reagir em tempo real ao aumento das tarifas.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.