O deputado federal Paulinho da Força (Solidariedade-SP) foi alvo de críticas durante o ato em homenagem ao Dia do Trabalhador, realizado nesta sexta-feira (1º), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo e da Força Sindical, no bairro da Liberdade, região central da capital.

Paulinho chegou a ser chamado para compor a mesa de autoridades do evento, mas não subiu ao palco principal. Do espaço reservado à imprensa, ele sequer foi visto ao longo da cerimônia.

A manifestação ocorreu justamente no auditório Paulo Pereira da Silva, espaço da entidade que leva o nome do parlamentar, que é líder da Força Sindical e presidente do Solidariedade.

Durante o ato, um homem levantou um cartaz com críticas ao parlamentar. A mensagem fazia referência ao projeto de dosimetria penal relatado por Paulinho no Congresso Nacional:

“Paulinho, que confusão! Tua dosimetria vai soltar estuprad0r e ladrão!!!”

O parlamentar foi o relator da proposta sobre dosimetria penal no Congresso. Na tarde desta quinta-feira (30), o Congresso derrubou o veto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), impondo mais uma derrota ao governo e abrindo caminho para a redução de penas de Jair Bolsonaro (PL) e outros condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.

O relatório de Paulinho recebeu críticas por possivelmente abrir brechas para a redução de penas de condenados por crimes comuns, como organização criminosa e feminicídio.

Davi Alcolumbre (União-AP), presidente do Senado, no entanto, excluiu da análise dos vetos os dispositivos que poderiam alterar a Lei de Execução Penal.

O ato do Dia do Trabalhador reuniu lideranças políticas e sindicais. Participaram do evento o ex-ministro da Fazenda e pré-candidato ao governo de São Paulo, Fernando Haddad (PT), além das ex-ministras Simone Tebet (MDB) e Marina Silva (Rede), ambas cotadas para disputar uma vaga ao Senado por São Paulo nas próximas eleições.

Em seus discursos, os ex-ministros fizeram críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e defenderam a reeleição do presidente Lula em 2026.

Entre as principais pautas defendidas no encontro esteve o fim da escala 6×1, com redução da jornada de trabalho sem redução salarial. Entre as principais pautas defendidas no encontro esteve o fim da escala 6×1, com redução da jornada de trabalho sem redução salarial.

Paulinho da Força critica Lula em vídeo após derrota de Messias e anuncia rompimento político

O deputado federal Paulinho da Força criticou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em um vídeo divulgado nas redes sociais após a derrota da indicação de Jorge Messias.

Na gravação, o parlamentar afirmou que o resultado teve forte componente político, citando a falta de diálogo do governo com o Congresso e o cenário eleitoral. Segundo ele, o crescimento de Flávio Bolsonaro nas pesquisas também teria influenciado o ambiente político.

“Teve muito de política, a subida do Flávio Bolsonaro nas pesquisas e a insistência do Lula com falta de diálogo”, declarou.

Críticas ao governo e sinal de rompimento

Durante o vídeo, Paulinho da Força indicou um possível rompimento com o governo federal. O deputado afirmou que não pretende mais apoiar o presidente.

“Eu apoiei o Lula, não vou apoiar mais”, disse.

O parlamentar também fez críticas à condução política do governo, afirmando que a gestão estaria voltada a um grupo restrito de aliados.

“O Lula está governando só para quem o visitava na cadeia, nem para o PT”, completou.

Derrota no Senado amplia desgaste

Derrota no Senado amplia desgaste

Derrota no Senado amplia desgaste

A rejeição da indicação de Jorge Messias é vista como um revés político relevante para o Palácio do Planalto. O episódio ocorre em meio a desafios na articulação política do governo com o Congresso Nacional.

A fala de Paulinho da Força reforça o clima de insatisfação entre parlamentares e pode indicar dificuldades adicionais para a base governista em votações futuras.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.