
Chove forte no momento da publicação desta matéria na cidade de Marília e cidades da região. Mudança nas condições climáticas na região já eram previstas a partir deste domingo (8).
De acordo com o instituto de pesquisa climatológica, há possibilidade de tempestades acompanhadas por condições de tempo severo, como rajadas de vento intensas em alguns pontos, descargas elétricas e altos volumes de chuva acumulada.
Não se assuste. Os moradores da região de Marília receberam, na tarde deste domingo, com um aviso exibido diretamente na tela do celular informando sobre a ocorrência de chuva forte, raios e ventos, além da orientação para que a população permanecesse em local seguro.

Trata-se da tecnologia Cell Broadcast, que opera por meio das redes de telefonia móvel 4G e 5G. O sistema permite o envio automático de mensagens para todos os aparelhos compatíveis que estejam localizados em uma área considerada de risco pela Defesa Civil, sem a necessidade de cadastro prévio ou conexão com a internet.
O novo sistema de emergência, foi adotado pelo estado de São Paulo para informar a população sobre riscos de desastres naturais de forma imediata e abrangente. A mensagem foi classificada como alerta severo pela Defesa Civil e chegou por volta das 16hs.

As notificações surgem sobre qualquer conteúdo que esteja sendo acessado no celular no momento do envio e, em situações mais graves, podem ser acompanhadas de alerta sonoro para chamar a atenção do usuário, mesmo que o aparelho esteja no modo silencioso.
A previsão também aponta mudança na direção dos ventos. A orientação é que a população fique atenta às mudanças no tempo, principalmente diante do risco de temporais e ventos mais fortes em algumas áreas.
DIRETO DA REDAÇÃO


