
CHEGA A SER VERGONHOSO PARA O ENRIQUECIMENTO DO DEBATE DEMOCRÁTICO. Algo nunca visto na história de Marília, onde a descarada subserviência ao prefeito Vinícius Camarinha acaba por sepultar a credibilidade da classe política de Marília com raras exceções.
Na noite de ontem, segunda-feira, não foi diferente. Praticamente de olhos fechados, sem qualquer questionamento, a não ser do líder do prefeito Marcos Custódio, que em muitos momentos se perdeu na argumentação, deixando bem claro, que o negócio era votar para depois ver o que poderia ser feito. Vereador Chico do Açougue fez uma curta fala defendendo o prefeito e reafirmando que a melhor decisão seria vender devido às dívidas existentes. A EMERGÊNCIA ERA FECHAR A COODEMAR.

Nossa reportagem, se baseando nessas duas falas, buscou informações dos últimos oito anos da gestão da empresa de economia mista, onde a prefeitura detém cerca de 98% das ações, sendo que o restante é repartido entre 4 famílias. CONFIRA;
Em 2017, Claudirlei Santiago Domingues, conhecido como “Tatá”, foi nomeado presidente da Codemar de Marília. Ele assumiu o cargo interinamente e ocupou a presidência por vários anos, período em que liderou ações como mutirões de tapa-buracos.
“Tatá assumiu a Codemar com 28.0000,00 milhões de dívidas entre tributos, ações e FGTS e fornecedores atrasados. Para se ter uma noção, Codemar não tinha crédito para comprar um parafuso na praça.
Com uma verdadeira maestria administrativa, entre 2017 a 2020 foram equilibradas as contas fazendo uma verdadeira varredura nas despesas e acertando com fornecedores e tributos e colocando FGTS em dia

De 2020 a 2024 todas as contas da Codemar ficaram em dia
- FGTS pagos
- Tributos pagando o parcelamento e do mês
- Multas milionárias da Cetesb foram pagas
- Conseguiu o AVCB que não tinha
Foram recuperados todos os veículos da Coodemar com o conserto e manutenção e reformado o prédio da sede, fato este que não acontecia há décadas. No pacote a empresa ganhou;
- Pintura
- Refeitório dos funcionários
- Banheiro do funcionário
E não parou por aí. Com a mesma visão de recuperação de gestões de sucesso em outras cidades, foi possível a reforma e modernização da usina de asfalto com;
- Pintura total
- Refeitório da usina
- Cercamento da usina
- Construção do barracão na usina para armazenamento do material
No conclusivo e sem defender este ou aquele prefeito, fato é que nos
últimos 8 anos 2017 a 2024 suas contas foram aprovadas pelo tribunal de contas, a saber; 2021, 2022, 2023 e em análise 2024
Em resumo, foram liquidadas todas as dívidas da Coodemar. Um fato inusitado é que, ao contrário de gestões passadas, inclusive do atual prefeito, o crédito voltou na praça pra comprar, tanto é que os fornecedores ligavam pra Coodemar pra vender.
Claudirlei Santiago Domingues, o “Tatá” deixou a empresa em dezembro de 2024 com uma gestão digna de reconhecimento por parte de funcionários, vereadores e administração municipal com
- Todos os fornecedores pagos
- FGTS em dia
- Obrigações trabalhistas em dia
- Tributos do mês em dia
- Salários em dia
- Cesta básica em dia
- Vale refeição em dia

“Tatá” assumiu com dívidas enormes que quase levaram a empresa a insolvência e a deixou somente faltando 9 parcelas de 600,000,00 mil reais do parcelamento para acabar o parcelamento feito em 2017 e notas de serviço para a prefeitura com créditos acumulados já para 2025
Todos os fornecedores que tinham a receber até 10 de janeiro de 2025 foram pagos em 29 de dezembro de 2024 para se evitar o calote que está ocorrendo, por exemplo, com os cargos comissionados de Daniel Alonso que até hoje não receberam. PORTANTO, CAI POR TERRA A VERSÃO DE DEFESA DOS NOBRES VEREADORES. OS DEMAIS SE CALARAM E APENAS DISSERAM ”SIM”.
Prosseguindo nas falas, os vereadores Luis Nardi, Guilherme Burcão que chegou inclusive a pedir vistas do projeto por 20 dias e o Agente Federal Júnior Fefin. E FOI SÓ.

UM SILÊNCIO REINANTE ONDE A ÚNICA MOVIMENTAÇÃO FOI LEVANTAR NA HORA DA VOTAÇÃO PARA RATIFICAR O APOIO TOTAL, CEGO E IRRESTRITO AO PREFEITO.
É mais um serviço essencial terceirizado pelo SISTEMA. Além da pavimentação asfáltica que agora será realizada somente por empresa de fora, temos a concessão da saúde, do lixo, do estacionamento rotativo, da limpeza das escolas e por aí vai… AUMENTAM A CARGA DE IMPOSTOS PARA ENVIAR A EMPRESAS DE OUTRAS CIDADES. O MARILIENSE SÓ PERDE, RESTA SABER QUEM SAI GANHANDO NESTA JOGADA..
DIRETO DA REDAÇÃO


