Estamos em setembro, o mês escolhido para a importante campanha de combate ao suicídio e, infelizmente, direto do plantão policial nos chega a informação do provável segundo caso de suicídio na cidade.

Segundo as primeiras informações, a Polícia Civil está investigando a morte de uma moradora do Jardim Domingos de Léo, zona Sul de Marília, ocorrido ontem, quinta-feira (10), no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília (HC/Famema). A idade dela não foi divulgada.

Pelo histórico, a mulher teria dado entrada no hospital com suspeita de ser vítima de suicídio. A informação foi repassada para a polícia pelo próprio HC. O caso foi registrado como “morte suspeita” e “dúvida razoável quanto a tratar-se de suicídio”. Por isso, deve ser investigado. Não consta no registro a causa específica da morte.

Apenas para lembra há uma semana, um jovem de 23 anos. J.S.P.S, se suicidou por enforcamento  em uma residência no Bairro Figueirinha, na Zona Norte de Marília. O rapaz, conforme declarações de familiares, fazia uso de antidepressivos. 

A campanha Setembro Amarelo® salva vidas! 

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo®. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano.

​São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

​Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo® cresceu e hoje conquistamos o Brasil inteiro. Para isso, o apoio das nossas federadas, núcleos, associados e de toda a sociedade é fundamental.

​Como resultado de muito esforço, em 2016, garantimos espaços inéditos na imprensa e firmamos muitas parcerias. Conseguimos também iluminar monumentos históricos, pontos turísticos, pela primeira vez o Cristo Redentor, espaços públicos e privados no Brasil inteiro. Centenas de pessoas participaram de caminhadas e ações para a conscientização sobre este importante tema.

No Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília – HCFAMEMA o Serviço de Atenção à Saúde do Colaborador (SASC) está intensificando as ações de orientação e atendimento.

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.