Modelo une conforto, velocidade e distância para ser uma alternativa viável nas cidades

À medida que a indústria automobilística caminha em direção aos veículos não poluentes, as bicicletas elétricas surgem como uma alternativa viável de transporte nas cidades. Além de serem mais baratas e menores do que carros, o que ajuda a driblar o trânsito, os modelos atuais já contam com motorização, velocidade, conforto e até suporte para carga. Tudo para facilitar a transição.

A bicicleta elétrica Hopper, da empresa californiana Xtracycle, pode não chegar nem perto de um carro, mas tem uma proposta que promete dar conta das principais demandas dos motoristas.

Bicicleta elétrica pode não ser carro… mas dá conta do recado

A Xtracycle afirma que a Hopper é “projetada para ser a bicicleta de carga familiar mais intuitiva, fácil de pilotar e compacta”.

O modelo vem com um bagageiro de carga dianteiro e um suporte de carga traseiro, que a empresa batizou de Hooptie. Ele acomoda de uma a duas crianças, ou um passageiro adulto. Não chega a ser um transporte para família, mas dá conta das viagens do dia a dia.

A bicicleta elétrica também aposta no tamanho compacto para se destacar nas cidades. Ela mede dois metros de comprimento por 61 centímetros de largura, e pesa 39 quilos. Já a capacidade de carga fica em 188 quilos, contando com o piloto, passageiros e carga extra.

A velocidade e motorização são outros pontos que prometem não deixar o condutor na mão e ser uma alternativa viável aos carros. Um motor de cubo traseiro fornece 750 W, chegando a uma velocidade máxima de 32 ou 45 km/h. Essa variação acontece porque cada país tem uma regulamentação acerca das bicicletas elétricas.

Já a bateria de lítio é de 720 Wh e fornece alcance de 97 km, mais do que suficiente para ir e voltar do trabalho. A distância depende de fatores como terreno e modo de condução.

Há ainda um acelerador integrado que ajuda a bicicleta elétrica a ganhar velocidade novamente após frear, principalmente quando o modelo está carregado.

Modelo tem outras tecnologias

  • A bicicleta elétrica Hopper vem em apenas um tamanho e é ideal para pessoas com altura entre 1,52 m e 1,98 m;
  • Ela vem com quadro de alumínio e canote retrátil, para se adaptar a condutores de diferentes alturas;
  • O modelo conta com apoios de pernas e mãos para passageiros no banco traseiro;
  • Entre as tecnologias, há sistema de transmissão de oito velocidade, freios hidráulicos, pneus de 20 polegadas, faróis e lanternas traseiras.

Bicicleta elétrica sai mais barata do que carro…

Mas isso significa que é barata.

O modelo está com preço prevista de US$ 2.999, cerca de R$ 17 mil na conversão direta e sem possíveis taxas. A bicicleta elétrica pode ser encomendada antecipadamente até 13 de outubro com um desconto de US$ 500, saindo pelo equivalente à cerca de R$ 14 mil.

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