O trimestre outubro-novembro-dezembro deve ser de chuvas abaixo da média em grande parte do Brasil e temperaturas altas generalizadas. A temperatura do Atlântico será crucial para o clima do país.

A La Niña não vem mais, ou pelo menos não com a intensidade que era esperada! A principal oscilação climática do nosso planeta, que no início do ano chegou a ser prevista para estar muito intensa no final de 2024, deve ser apenas um evento fraco. E tão “desanimada” quanto a La Niña, outra oscilação muito importante que modula a chuva durante a primavera na América do Sul, o Dipolo do Índico, também está em fase neutra e prevista para continuar nesta situação até fevereiro do próximo ano.

Neste contexto, como devem ficar a chuva e a temperatura no Brasil nos próximos meses?

Os modelos climáticos europeus indicam que a nossa primavera deve ter temperaturas acima da média em todo o Brasil Central. Ondas de calor podem ser possíveis, porém não devem ser tão abrangentes ou extremas como tivemos no mês de setembro.

Em relação à chuva, a previsão é de ela seja um pouco acima da média apenas no leste da Região Sudeste, e sobre o noroeste da Amazônia. Nas demais áreas do país, a expectativa é de mais três meses com chuvas abaixo da média.

Interior de SP tem previsão de nova frente fria e chuva forte nesta semana; saiba quando

A primavera começou neste domingo com calor e tempo seco em todo interior de São Paulo. Porém, o cenário deve mudar ainda nesta semana, segundo a Climatempo. Uma nova frente fria e chuvas mais intensas estão previstas para ocorrer a partir de sexta-feira (27) na região.

De acordo com os meteorologistas, haverá a formação de áreas de instabilidade por causa da nova frente fria que se aproxima do estado no fim da semana. A nebulosidade aumenta e há condições para fortes rajadas de vento, entre 40 e 60 km/h, além de pancadas generalizadas de chuva que podem, eventualmente, estar acompanhadas por raios e quedas de granizo.

Calor

Até sexta, quando há expectativa para frente fria, os dias serão quentes e secos.

A região de Sorocaba e Vale do Paraíba tem previsão de 33 °C para esta segunda. A expectativa é de que a temperatura chegue aos 36 °C na quinta-feira. As áreas de Bauru, Campinas e São Carlos terão os termômetros marcando 38 °C/39 °C até quinta-feira. 

Para a cidade de Marília, a previsão para a sexta-feira (27) é de Sol com aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Sábado e domingo sem novidades, mas a partir de quarta-feira (2) o tempo volta a ficar nublado, porém, sem chuvas.

DIRETO DA REDAÇÃO

error: Conteúdo protegido por direitos autorais.