O marketing é essencial na vida de qualquer político. O ditado é antigo, a pata tem o melhor ovo, mas a galinha faz mais barulho, por esta razão vende mais.

Seja qual for o momento, é de fundamental importância produzir conteúdos que possam repercutir positivamente perante os eleitores em uma estratégia adotada pelos políticos no desempenho do cargo, seja para manter a imagem ou melhorá-la diante do povo.

No último dia 4 de abril, a cidade de Marília completou 94 anos de emancipação política e administrativa. Já houve tempos em que a cidade construía uma agenda para o mês inteiro com inaugurações nas mais diversas áreas e contemplando todas as regiões. Essa época, passou...

Faltando apenas 6 anos para o centenário, a cidade com quase 250 mil habitantes comemorou o seu aniversário com o desfile mais triste e desmotivado de toda a sua história. Por incrível que pareça, a administração Daniel Alonso / Cicero do Ceasa não contemplou a cidade com nenhuma inauguração, fato inédito na história.

Para não dizer que passou em branco, depois da tentativa de vender o DAEM, a administração anunciou a instalação de radares e lombadas eletrônicas nas principais ruas e avenidas da cidade. Porém, não parou por aí, e investiu na produção de um jingle cantando em prosa e verso, aquela cidade que ele apresenta nas propagandas e vídeos publicados através de altas cifras nos principais canais de TV aberta.

Na realidade seria uma Nárnia (cidade ficticia, de sonhos) onde tudo é bonito e perfeito, bem distante da realidade que os marilienses bem conhecem com ruas esburacadas, falta de médicos, saúde em crise, péssimo transporte público, escolas e prédios públicos abandonados e gastos milionários com o time que representa a cidade e mais um ano continuará na terceira divisão do futebol paulista.

Nosso departamento de jornalismo passou os últimos 15 dias patrulhando pelas ruas da cidade, tentando encontrar a Nárnia, ou melhor, a Marília que o gestor expertise tenta passar para quem não conhece e infelizmente, acabamos a encontrar a CIDADE REAL, de um povo que pula cedo e é obrigado a se dirigir para o trabalho em um transporte público deficitário e com inúmeras reclamações.

Encontramos ruas esburacas, como nunca visto antes. Uma cidade totalmente abandonada, com mato pelas ruas e praças sem conservação e atrativos. Não encontramos lazer e tampouco locais para se explorar turisticamente. Que descaso com esse povo GIGANTE EM SUPERAR ESSAS DIFICULDADES.

Diante do ocorrido e da grande decepção nos restou apenas a REALIZAR UMA TRADUÇÃO ADEQUADA para o jingle, muito bonito por sinal, mas que nada tem a ver com realidade dos marilienses. Confira este trabalho realizado a seis mãos para se chegar ao produto abaixo. Confira;

Marília Terra de Gigantes

Marília, Terra de Gigantes,
Que linda história, cidade menina
Nós somos Marília, Viva Marília..

Somos Gigantes na educação

Gigantes nas obras, saúde e esportes
Que sorte a nossa, que sorte
Nós somos Marília

Cidade menina, terra de gigantes
É incrível, é apaixonante, é Marília.

Vem Mariliar

Gigantes como dinossauros
Terra do Mac, dos vales, das águas e trilhas e tantas outras maravilhas

Viva Marília

É amor e liberdade
Temos orgulho de nossa cidade,
Nossas crianças são nossas riquezas
Somos Gigantes por natureza,

Cidade menina, Terra de Gigantes,
É incrível, é apaixonante..

É Marília, vem mariliar

Cidade Menina, Terra de Gigantes
É incrível, é apaixonante…

É Marília, vem mariliar..

Como se vê, existem duas cidades diferentes. Uma é está sendo vendida pela administração Daniel Alonso / Cicero do Ceasa como um paraíso, sem problemas, que caminha a passos largos em qualidade de vida. A outra é esta que você vive, pagando um IPTU caro para um retorno mínimo, onde os principais serviços estão terceirizados para empresas situadas a mais de 300, 400 quilômetros de Marília.

Uma é a Nárnia divulgada nos veículos de comunicação patrocinados, como uma cidade futurista e empreendedora. A outra é esta feita por empresários que não dependem da prefeitura para produzir seus produtos e exportar mundo afora. É esta feita por trabalhadores que sobrevivem nas vielas de favelas, nas ruas e becos sonhando com dias melhores. É esta mesma cidade onde servidores lutam para serem valorizados e sequer são recebidos pelo gestor expertise e democrático, como na propaganda.

EM TEMPO E IMPORTANTE: Esta matéria não tem como objetivo desqualificar os autores e compositores do jingle, tampouco os cantores e intérpretes que tão bem emprestaram suas belas vozes para esta gravação que dispensa comentários sobre o item qualidade. Enfatizamos o trabalho belíssimo e muito bem produzido. O questionamento não é direcionado a estes profissionais, nem de forma indireta, pois reconhecemos que o material sempre é entregue conforme a encomenda. O que pontuamos aqui, é que, mais uma vez, a administração municipal tenta passar a imagem de uma cidade que não existe, mas que gostaríamos que existisse. As imagens anexadas em cada estrofe retrata as contradições vividas no dia a dia por cada trabalhador (a) que luta para defender o pão nosso de cada dia de forma sofrível, mas honesta. Que o jingle seja uma inspiração para uma meta a ser atingida, um dia.

Contra fotos e fatos, não há argumentos. A realidade de nossa cidade hoje, ao completar 94 anos, é deprimente como no desfile da Marcha do Silêncio, onde ficou evidenciado a tristeza e decepção dos munícipes. ESTE POVO, SIM, PODEMOS CHAMAR DE GIGANTE, pela luta do dia a dia. Infelizmente não podemos dizer o mesmo da maioria da classe política atual, que nos dias atuais focam seus próprios interesses, confundindo a missão de servir o povo, com SE SERVIR DO POVO. PARABÉNS GIGANTES DE MARÍLIA !!!

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